Miomas Uterinos

Somente hoje tive condições (coragem) de escrever sobre o tema…

Em, 07/04, foi localizado em meu útero um nódulo hipoecóico subseroso na região fúndica, medindo 6,0 x 4,9 cm em uma ultrassonografia do abdome total; após consulta com meu ginecologista, fiz uma ultrassonografia pélvica mais detalhada e em 15/04 foi localizado dois nódulos miometriais, medindo 4,7 x 5,1 cm (corporal posterior) e 2,5 x 2,6 cm (corporal anterior); após o diagnóstico inicial fiquei desesperada com a possibilidade de “perder o útero”, pois, segundo o Dr. Didier o procedimento indicado para o meu caso (miomectomia) poderia acarretar uma grande hemoragia e com isso a extirpação cirúrgica de todo o útero (histerectomia), o que na atual circunstancia não me agradava em nada… muita terapia depois, medicamentos naturais e terapias espirituais apareceu uma nova opção, a “embolização uterina”.

Em nova consulta com o ginecologista e discutindo a possibilidade da “embolização uterina” fiz uma nova US pélvica no dia 20/05 e foi diagnosticado dois nódulos miometriais intramurais medindo 4,9 x 6,6 cm e 2,6 x 3,0 cm corporais posteriores e anteriores, respectivamente.

Fui então encaminhada pelo Dr. Didier para o Dr. Alexandre, que é o médico responsável pelo procedimento da “embolização uterina” em Juiz de Fora, e o mesmo solicitou uma ressonância magnética da pelve, que fiz no dia 30/05, onde foi visualizado sete miomas, sendo o maior medindo 6,1 x 5,2 x 5,1 cm, com volume estimado em 84,0 cm³; o segundo, medindo 2,7 x 2,5 x 2,2 cm, com volume estimado em 7,4 cm³; o terceiro, medindo 3,7 x 3,0 x 2,1 cm, com volume estimado em 12,1 cm³; o quarto, medindo 4,2 x 4,1 x 3,2 cm, com vlume estimado em 28,6 cm³; o quinto, medindo 2,8 x 2,3 x 2,1 cm, com volume estimado em 7,0 cm³; o sexto, medindo 2,1 x 1,7 x 1,7 cm com volume estimado em 3,1 cm³; e o setimo, medindo 2,8 x 2,3 x 1,9 com volume estimado em 6,7 cm³. Com indicação para a “embolização uterina”…

Após este testamento e várias pesquisas na internet, ai vão algumas informações sobre o tema…

Os Miomas de Útero

Os miomas são formações nodulares que se desenvolvem na parede muscular do útero e comumente são chamados de tumores benignos. Mioma NÃO É CÂNCER e não é perigoso! Todavia, dependendo da sua localização, tamanho e quantidade podem ocasionar problemas, incluindo dor e sangramentos intensos.

O tamanho dos miomas pode variar desde muito pequenos a grandes formações que simulam uma gravidez de 5 ou 6 meses. Dependendo da sua localização na parede do útero, os miomas agrupam-se em três tipos: 1- os “subserosos” localizam-se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. Este tipo de mioma geralmente não afeta o fluxo menstrual, porém, pode tornar-se desconfortável pelo seu tamanho e pressão sobre outros órgãos da pelve. 2- os “intramurais” crescem no interior da parede uterina e se expandem fazendo com que o útero aumente seu tamanho acima do normal. São os miomas mais comuns e geralmente provocam um intenso fluxo menstrual, dor pélvica ou sensação de peso. 3- os “submucosos” localizam-se mais profundamente, bem por abaixo da capa que reveste a cavidade uterina. São os miomas menos comuns, mas provocam intensos e prolongados períodos menstruais.

Como surgem e quem é mais propensa a ter miomas.

Os miomas são também chamados de fibromas ou leiomiomas e isto indica que a sua composição estrutural realiza-se, predominantemente, com células musculares lisas simulando uma bola fibrosa. Leiomiomas podem surgir em diferentes órgãos do corpo humano, mas o lugar onde mais freqüentemente crescem é a parede muscular do útero. Cada mioma se origina a partir de uma única célula muscular do útero que deve carregar em seu código genético uma tendência para crescer e transformar-se num mioma. Acredita-se assim, embora sem ter sido estabelecido apropriadamente, que o desenvolvimento de miomas tem uma base genética. Pode ser por isso que o mioma é mais comum em mulheres de um mesmo grupo racial, como acontece como as de cor negra, além de geralmente acompanhar uma história familiar.

Os miomas crescem por ação do estímulo do hormônio feminino chamado estrogênio. É por esta razão que os miomas desenvolvem-se na idade fértil da mulher, raramente são vistos nas meninas antes da adolescência, quando começam a menstruar, e da mesma forma, geralmente regridem espontaneamente quando a mulher chega à menopausa e decresce o estímulo hormonal.

Qualquer situação que provoque o aumento do nível de hormônios femininos pode estimular o desenvolvimento de miomas tornando o seu crescimento maior e mais rápido. É o caso de mulheres que apresentam síndromes hiperestrogênicas, ou daquelas cuja primeira menstruação aconteceu antes dos 12 anos (porque prolongam o tempo em que a mulher está sob ação do estrogênio), das mulheres obesas, das fumantes, daquelas com vida sedentária ou ainda daquelas que nunca engravidaram.

Importância dos miomas na saúde pública

O mioma uterino é o tumor benigno que mais comumente afeta as mulheres. Estima-se que entre 40 a 80% das mulheres na idade reprodutiva são portadoras de mioma e, destas, pelo menos um terço requer tratamento devido à presença de sintomas.

Entre 1980 e 1993 foram realizadas cerca de oito milhões de histerectomias (retirada cirúrgica do útero) nos Estados Unidos e, na grande maioria das vezes, para tratamento de mioma. Estima-se que anualmente 200.000 mulheres perdem o seu útero, mais de 40.000 realizam miomectomia (cirurgia conservadora) e outras 250.000 estão sob terapia hormonal em decorrência de miomatose uterina. Fora os aspectos epidemiológicos, vale salientar que o custo anual estimado para tratamento de mulheres portadoras de miomatose uterina nos Estados Unidos gira em torno de três bilhões de dólares, sem considerar os gastos relacionados à morbidade nem ao afastamento da mulher da sua atividade profissional.

Sintomas típicos causados pelos miomas.

Provavelmente, menos da metade das mulheres que têm mioma no útero têm algum tipo de sintoma. Por isso, a maioria delas nem sabe que tem mioma ou, se sabe, seguramente descobriram por casualidade, no momento em que realizavam um exame ginecológico de rotina ou por qualquer outro motivo. Algumas vezes os miomas são descobertos antes de provocarem um grande aumento do tamanho da barriga. Outras vezes podem provocar um aumento discreto do ventre que leva as mulheres a pensarem que estão com uma “barriga de cerveja” ou simplesmente que engordaram. Em algumas situações, o aumento do tamanho do abdome pode ser tão evidente que simula uma gestação de vários meses.

Em geral, os sintomas provocados pelos miomas podem ser resumidos a:

Períodos menstruais intensos e prolongados, além de sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos, e que com alguma freqüência podem levar à anemia.

Estima-se que a mulher perde, normalmente, ao redor de 40ml de sangue a cada menstruação, que geralmente dura entre 3 a 5 dias. Como isso varia muito de mulher para mulher, considera-se que um período menstrual intenso ou prolongado é aquele que provoca uma perda maior do que 100ml ou tem uma duração maior que 7 dias. Todavia, resulta impraticável quantificar a perda sangüínea a cada menstruação. Em outras palavras, não dá para medir a quantidade de sangue que uma mulher perde na sua menstruação e assim saber se tem fluxo normal ou intenso. Geralmente as mulheres se queixam da progressão da intensidade. Isto é, a cada menstruação o fluxo vai se tornando mais intenso, obrigando a trocar absorventes com mais freqüência ou até usar fraldas durante os dias de maior intensidade. É geralmente nestes dias que a mulher não quer sair de casa, marcar atividades profissionais ou sociais, devido ao desconforto provocado pela sua menstruação, ou até para evitar situações embaraçosas ou constrangedoras.

Uma menstruação intensa pode ser também uma menstruação dolorosa. A dor geralmente acontece devido ao acúmulo de maior quantidade de sangue e coágulos dentro da cavidade uterina, o que provoca a sua distensão dolorosa e uma maior contração da musculatura para expulsar o conteúdo.

A intensidade da menstruação pode levar a mulher à anemia, isto é, a diminuição dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina no sangue. Dependendo da magnitude da anemia, pode ser necessário corrigir esta alteração, seja com a prescrição de medicamentos à base de ferro ou até mediante uma transfusão sanguínea.

Em resumo, alguns sinais que podem indicar um fluxo menstrual intenso podem ser o aumento do consumo em dois absorventes por dia, a troca de absorventes a cada 2 horas, o aumento da duração da menstruação (+ de 3 dias) com relação à anterior, o encurtamento da duração do ciclo (+ de 2 dias), a presença de sangramentos intermenstruais (entre os ciclos), a eliminação de coágulos, o aparecimento de anemia ou a experiência de passar por embaraços ou constrangimentos sociais.

Distensão abdominal com sensação de peso ou pressão na pelve.

À medida que o útero cresce e vai aumentando de tamanho, a mulher vai notando o crescimento do seu ventre. Geralmente, observa esta mudança quando se olha no espelho ou repara que as suas roupas começam a apertar na cintura. O primeiro pensamento é geralmente que está “ficando gorda”. Com a continuidade deste processo, a distensão abdominal começa a ser bem mais notória e a mulher passa a simular uma gravidez. O útero aumentado de tamanho começa a pesar no piso do abdome, provocando esta sensação desagradável.

Dor pélvica, abdominal, nas costas ou nas pernas. Dor durante as relações sexuais.

À medida que o útero cresce e vai aumentando o seu tamanho, começa a ocupar espaço na pelve e no abdome. Neste processo, empurra estruturas anatômicas vizinhas que contêm terminações nervosas que, quando estimuladas, provocam uma sensação dolorosa.

O útero deformado e com a sua rigidez aumentada pela presença de miomas pode condicionar que a mulher tenha relações sexuais desconfortáveis e/ou dolorosas.

Uma outra situação que pode acontecer é que, durante a evolução natural, o próprio crescimento do mioma faz com que se bloqueiem as artérias que o nutrem e, conseqüentemente, interrompe-se o fluxo de sangue para o mioma. Assim, sem sangue para se nutrir, o mioma degenera espontaneamente e morre. É como se o mioma sofresse um infarto, um “ataque cardíaco”. Esta situação, que acontece com alguma freqüência, apresenta-se com uma dor aguda e pode vir acompanhada de febre. Como veremos mais adiante, o conhecimento desta variável da evolução natural da miomatose uterina foi uma das hipóteses empregadas para embasar o tratamento dos miomas mediante a técnica de embolização uterina.

Sensação de pressão na bexiga com vontade constante de urinar.

Conforme já foi mencionado, o crescimento do útero dentro da pelve vai comprimindo estruturas anatômicas vizinhas. Quando grandes miomas se desenvolvem na parede anterior e o útero cresce para este lado, comumente começa a pressionar a bexiga, fazendo com que esta diminua a sua capacidade de armazenar a urina. Com isto, a mulher sente uma necessidade freqüente de urinar e é obrigada a esvaziar a bexiga de forma mais rápida.

Constipação

Embora sem ser muito freqüente, algumas mulheres relatam a dificuldade para evacuar, o que pode acontecer por compressão do útero miomatoso sobre o reto, que limita a passagem de fezes ou provoca uma sensação de plenitude intestinal.

Como se diagnosticam os miomas.

Os miomas são inicialmente diagnosticados durante um exame ginecológico. O médico ginecologista realiza um exame pélvico para sentir se o útero está com tamanho aumentado e de forma irregular. Embora muitos médicos tenham experiência suficiente para perceberem as alterações do útero miomatoso através do exame físico inicial, deve-se ter cautela ao afirmar um diagnóstico baseado simplesmente no exame físico. Existem muitas outras situações que podem levar ao aumento do tamanho uterino ou das outras estruturas da pelve que podem simular uma miomatose.

Por isso, o diagnóstico de mioma deve, necessariamente, ser confirmado com exames complementares.

A presença do mioma é facilmente confirmada com um exame de ultra-som de abdome e pelve. O ultra-som é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza como princípio as ondas de ultra-sonido. Esta tecnologia é similar à utilizada pelos barcos e submarinos para localizarem estruturas abaixo da água. As ondas de sonido são convertidas em imagem e documentadas em um filme radiográfico ou impressas em papel fotográfico. O exame de ultra-som é realizado com um transdutor que é posicionado sobre a barriga (ultra-som abdominal) ou mais comumente dentro da vagina (ultra-som trans vaginal). O ultra-som permite verificar a posição do útero, quantificar o seu tamanho e verificar com facilidade a localização, distribuição e tamanho de nódulos de mioma.

Um outro exame solicitado com bastante freqüência para o diagnóstico de miomas é a ressonância magnética. Da mesma forma que o ultra-som, este exame não utiliza radiação, porém, o seu princípio tecnológico é de ondas magnéticas refletidas pelos tecidos, que, captadas por um computador, são transformadas em imagens muito fiéis do corpo humano. A sensibilidade deste estudo permite observar numerosos detalhes anatômicos que tornam o diagnóstico dos miomas muito mais preciso.

Ultra-som e ressonância magnética são estudos não invasivos e absolutamente indolores realizados de forma ambulatorial por profissionais capacitados e titulados para este fim em clínicas especializadas em diagnóstico por imagens.

Outros estudos que podem ser necessários na investigação do mioma.

O diagnóstico de mioma se confirma suficientemente com o exame físico ginecológico e os estudos de imagem. Todavia, em muitas mulheres cuja queixa ou sintoma principal é o sangramento menstrual intenso ou sangramentos atípicos, pode ser importante e adequado ampliar a pesquisa propedêutica. Deve-se compreender que, além dos miomas, o sangramento ginecológico pode ser provocado por diferentes causas, como problemas gestacionais, câncer ginecológico, outras lesões benignas diferentes do mioma, infecções, doenças sistêmicas, como os problemas da coagulação ou o hipotiroidismo, a utilização de DIU, de compostos hormonais ou tranqüilizantes ou até por problemas disfuncionais como os ciclos anovulatórios.

Muitas destas causas podem ser descartadas na obtenção inicial do histórico clínico, mas em determinadas circunstâncias pode ser prudente investigar o endométrio, que é a capa interna do útero e responsável pelos sangramentos, normal (menstruação) ou patológicos.

O endométrio investiga-se basicamente de duas formas: com uma curetagem ou com um estudo chamado histeroscopia.

Na curetagem, um instrumento cirúrgico apropriado é introduzido no útero e a capa interna é raspada para obter o material que é enviado para um estudo anatomopatológico. Para permitir a introdução deste instrumento, o colo uterino é dilatado e, portanto, este procedimento é realizado sob efeito anestésico.

Muito menos agressivo, a histeroscopia é a introdução de uma fina fibra óptica que é conectada a um monitor de vídeo que permite visualizar e gravar numa fita o aspecto de todo o endométrio. Quando se observa uma área suspeita, pode ser realizada uma biópsia deste local, que significa a retirada de um pequeno fragmento de tecido para estudo anatomopatológico. Histeroscopia é geralmente um estudo realizado de forma ambulatorial por profissionais capacitados em clínicas ginecológicas apropriadas.

Os miomas devem ser sempre tratados?

NÃO!!!

É importante lembrar que mioma é uma lesão BENIGNA do útero e NINGUÉM MORRE POR CAUSA DE MIOMA.

O conceito universal é que o mioma deve ser tratado somente quando causa problemas, isto é, quando provoca sintomas.

Acontece que os sintomas provocados pelos miomas são muitas vezes bastante subjetivos e a sua percepção depende de conceitos sociais e culturais que cada mulher carrega consigo e a faz perceber, ou não, uma situação desconfortável.

Por exemplo, algumas mulheres que sangram seguramente mais de 100ml a cada ciclo menstrual e inclusive algumas que usam fraldas acham que têm uma menstruação normal porque “sempre foi assim”. Diferentemente, outras mulheres que somente usam um único absorvente ao dia queixam-se de uma menstruação muito intensa. Mulheres com úteros discretamente aumentados queixam-se de uma desagradável distensão abdominal e outras com útero muito além do tamanho normal não expressam queixa alguma. Da mesma forma, a limiar para a dor varia muito de um indivíduo para outro. Mulheres acostumadas com cólicas menstruais ou que passaram por vários partos acabam lidando melhor com este sintoma.

Por tudo isso, costuma-se dizer que quem indica a necessidade de tratamento do mioma não são os médicos e sim as próprias mulheres que percebem uma situação desconfortável e desejam mudá-la.

Assim, quando a mulher que tem mioma no útero conclui que está levando uma vida desconfortável por causa dele, passa então a avaliar as várias opções de tratamento que existem para mudar esta situação.

Todavia, é importante que nesta circunstancia as mulheres façam algumas considerações importantes. Mulheres com mioma que procuram por tratamento devem se perguntar: “Por que eu quero ou preciso de tratamento?” “Qual a minha expectativa em relação ao tratamento?” “Com qual tratamento irei me sair melhor?”

Isto pode parecer bastante simples, mas muitos ficariam surpresos com a quantidade de mulheres que procuram tratamento sem conseguir responder adequadamente a estas perguntas; muitas mulheres, mesmo sem nunca terem manifestado qualquer sintoma ou queixa, passam a considerar a opção de tratamento simplesmente porque este foi recomendado a elas; mas elas não têm uma visão clara de como o tratamento mudará as suas vidas. Isto é particularmente sério quando a opção de tratamento pode ser tão agressiva quanto uma cirurgia que as leve a perderem o seu útero.

Opções terapêuticas para os miomas.

Existem basicamente três tipos de tratamento para os miomas de útero: tratamento medicamentoso, tratamento cirúrgico ou tratamento por embolização uterina.

Tratamento medicamentoso

A terapia medicamentosa é geralmente o primeiro passo no tratamento dos miomas. Há uma variada gama de medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento dos miomas. Eles podem ser usados para controlar o sangramento ou inibir o crescimento dos miomas ou até para tentar reduzir o seu tamanho. Medicamentos que auxiliam a coagulação, antiinflamatórios não hormonais ou compostos hormonais podem ser usados nesta fase e, na maioria das vezes, são suficientes para controlar os sintomas sem precisar de uma terapia adicional. Alguns compostos hormonais apresentam certos efeitos colaterais e outros riscos quando utilizados cronicamente e, por isto, geralmente, são indicados de forma temporária. É importante mencionar que os miomas normalmente voltam a crescer quando a terapia medicamentosa é interrompida.

Um grupo bastante utilizado de medicamentos é os chamados “Análogos Gonadotróficos” (GnRH). Estes remédios provocam uma falsa menopausa bloqueando o estímulo cerebral para liberação de estrogênio pelo ovário. Desta forma, produzem uma diminuição do fluxo sangüíneo para o útero e os miomas, provocando a sua redução de tamanho. São especialmente úteis para tratar o sangramento provocado pelos miomas. O problema destes medicamentos é que o seu efeito é reversível. Isto é, quando a sua utilização é suspensa os miomas voltam a crescer e os sintomas voltam a incomodar. Outro problema é que, enquanto são utilizados, as pacientes podem experimentar sintomas típicos de menopausa como ondas de calor, insônia, secura vaginal, diminuição da libido, perda temporária de memória, além de sujeitá-las a um risco maior de desenvolver osteoporose e infarto de miocárdio.

Os compostos hormonais à base de progesterona, como são as modernas pílulas anticoncepcionais, vêm também conquistando certa preferência para o tratamento da miomatose sintomática. A sua utilização prolongada tem mostrado eficácia para controlar sangramentos e até para diminuir o tamanho dos miomas. Porém, os seus efeitos adversos como o aumento de peso, a depressão anímica ou a secura vaginal fazem com que o tratamento crônico com compostos de progesterona em geral não seja bem tolerado pelas mulheres que o utilizam.

Tratamento cirúrgico

Do ponto de vista genérico, pode-se dizer que existem dois tipos de tratamento cirúrgico: o tratamento radical (histerectomia), que consiste na extirpação cirúrgica de todo o útero, e o tratamento conservador (miomectomia), que consiste na extirpação cirúrgica somente dos miomas.

Como mencionado anteriormente, a histerectomia é a cirurgia universalmente mais difundida e aplicada no ambiente ginecológico. Provoca alívio definitivo dos sintomas e é razoavelmente segura.

Talvez seja por este motivo que continua nos surpreendendo a liberalidade com que se indica uma histerectomia, algumas vezes em pacientes absolutamente assintomáticas ou com sintomas discretos. Com certa freqüência, mulheres que já completaram os seus desejos gestacionais e que realizam um exame ginecológico ou uma ultra-sonografia de rotina e descobrem que são portadoras de mioma são histerectomizadas sem necessidade. Que dizer daquelas que apresentam sintomas evidentes e requerem formalmente de tratamento!

Argumentos do tipo “para que deixar o útero que pode desenvolver um câncer” ou “melhor tirar agora antes que cresça e torne o tratamento mais difícil” ou “a histerectomia melhora a satisfação sexual” têm fundamentado a indicação desta cirurgia mutiladora.

Desconsideram-se assim os aspectos desconfortáveis relacionados a uma cirurgia formal, como a prolongação da estadia hospitalar e da retomada das atividades normais. Além disto, não se enfoca com seriedade a existência de numerosos problemas emocionais relacionados com a perda do útero, pela sua identidade de gênero, como preconizam os defensores dos direitos reprodutivos e da sexualidade, e que merecem toda a nossa atenção.

Ao longo dos últimos dois anos, temos recebido no consultório dezenas de mulheres que vieram procurar informações sobre o tratamento de mioma pela técnica de embolização e que invariavelmente tinham consultado previamente um ou vários ginecologistas havendo sido indicada a histerectomia como forma de tratamento. O surpreendente é que a metade destas, não manifestava qualquer sintoma ou queixa relacionada com a sua miomatose.

Quando necessária, a histerectomia pode ser realizada por via vaginal, laparoscópica ou abdominal, como é mais convencional. Este procedimento cirúrgico requer anestesia geral, demanda três ou quatro dias de hospitalização e quatro a seis semanas de recuperação.

Embora sendo realizada tecnicamente de forma perfeita, a histerectomia pode provocar algumas complicações a médio e longo prazo. Algumas mulheres experimentam alteração na sua sensação sexual e principalmente na qualidade do orgasmo após a cirurgia. Tem sido aventado que durante o orgasmo há contrações dos músculos da parede uterina, o que não mais acontece após a remoção cirúrgica do útero. Tem sido também mencionado que algumas mulheres submetidas a histerectomia apresentam um encurtamento da vagina e diminuição da libido. Estes tipos de complicações que estão associadas às cirurgias pélvicas têm sido responsáveis pela procura de procedimentos menos radicais por parte das mulheres que requerem tratamento para os miomas.

Por estas razões, acreditamos que a cirurgia de histerectomia, em qualquer circunstância, é a última opção para o tratamento dos miomas sintomáticos.

A miomectomia é um procedimento cirúrgico que remove somente o mioma, não todo o útero, preservando assim a capacidade da mulher para engravidar.

Há várias técnicas para realizar a miomectomia, que incluem: a via histeroscópica, a via laparoscópica ou a via abdominal.

A miomectomia por via histeroscópica é utilizada somente para extrair os miomas que se encontram por debaixo da camada interna do útero e se exteriorizam para a cavidade uterina. Não se requer qualquer incisão cirúrgica. O médico introduz um tubo flexível, chamado histeroscópio, através da vagina e colo uterino e, com instrumentos, apropriados extrai o mioma. Este procedimento é realizado geralmente de forma ambulatorial e com anestesia.

A miomectomia laparoscópica é utilizada para extrair miomas que se encontram na porção externa do útero. Pequenas incisões são realizadas na parede abdominal, por onde são introduzidos uma microcâmera de vídeo e instrumentos apropriados para realizar a extração do mioma. Este procedimento é realizado com anestesia geral.

A miomectomia abdominal é um procedimento cirúrgico formal que consiste na realização de uma incisão na parede abdominal para aceder ao útero e uma outra incisão no útero para extrair o mioma. Esta cirurgia requer anestesia geral e demanda três ou quatro dias de hospitalização e quatro a seis semanas de recuperação. Após a extração do mioma, o útero é suturado.

Por ser o útero um órgão muito bem irrigado, a miomectomia pode ocasionar sangramentos intensos que podem carecer de transfusões sangüíneas intra-operatórias. Com alguma freqüência, cirurgias programadas para serem uma miomectomia acabam convertendo-se em histerectomia devido aos problemas técnicos durante o ato cirúrgico.

A miomectomia acompanha-se freqüentemente de bons índices de sucesso para controlar os sintomas, porém, quanto maior número de miomas tiver o útero, menor sucesso terá a cirurgia. Adicionalmente, os miomas podem voltar a crescer alguns meses ou anos após a miomectomia.

Embora a miomectomia tenha sido idealizada para ser aplicada em pacientes que desejam preservar a fertilidade, isto não ocorre em grande parte das pacientes. Aliás, somente uma de cada três pacientes submetidas à miomectomia consegue engravidar após a cirurgia. Na tentativa de preservar a fertilidade, a miomectomia pode provocar bridas e aderências entre os órgãos do abdome inferior e a pelve que ocasionam infertilidade.

*As informações acima retirei do site http://www.webmioma.com.br/pg/miomas.html e do WordPress http://maesdeprimeirasviagens.wordpress.com/2011/04/08/os-miomas-de-utero/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Miomas Uterinos, Saúde e Bem-Estar e marcado , , . Guardar link permanente.

67 respostas para Miomas Uterinos

  1. ametista disse:

    Muito rico o seu levantamento sobre o assunto e com certeza traz alívio à muitas mulheres que tem a possibilidade de escolher o seu próprio tratamento, melhor ainda é ser respeitada por seu médico(a) pois, o mais importante em nossa suave singularidade é ter o direito a escolha, aquela que venha a te propiciar e te oferecer o maior bem-estar, e acima de tudo o espiritual. Este sim, merece um grande conforto perante situações tão atípicas que nos acometem nessa vida. Obrigada.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Ametista…

      obrigada pela visista e pelo comentário…

      Concordo plenamente com você… a livre escolha do tratamento e do profissional a nos acompanhar é fundamental para o sucesso de qualquer procedimento… não podemos esquecer do apoio dos amigos e família, bem como o “lado espiritual”…

      Curtir

    • Yasmim Martins disse:

      a

      Curtir

  2. Carol disse:

    Olá, vim devolver a visita no meu blog “Vivendo na Europa”

    Adorei todo o conteúdo do seu site, muito informativo e interessante!

    Abraços,

    Carol.

    Curtir

  3. Van disse:

    Gostei muito dessas informações!
    Obrigada!
    Tbm tenho miomas
    Qual foi indicado no seu caso??

    Curtir

  4. Van disse:

    Corrigindooo
    Gostei muito dessas informações!
    Obrigada!
    Tbm tenho miomas
    Qual foi o TRATAMENTO indicado no seu caso??

    Curtir

  5. gracinda alves disse:

    Gostei da informação
    também tenho um mioma de 5 cm e cresceu 0,7 cm em 6 meses não sei o que fazer a minha medica disse que foi um aumento irrisorio, mas estou muito preocupada e mesmo assim só mandou repetir eco daqui a 12 meses.
    não sei o que fazer

    Curtir

  6. Aysha disse:

    obrigada pelas informações…

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Aysha…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Fico feliz em saber que as informações foram uteis!

      Curtir

  7. Karla disse:

    Pode me enviar o contato do Dr. Alexandre??

    Curtir

    • luablejf disse:

      Karla, o Dr. Alexandre atende no setor de Hemodinámica do Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora… entre em contato com eles e obtenha maiores informações sobre o local onde ele atende consultas…
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte…

      Curtir

  8. Nanda disse:

    Uau…muito esclarecedora sua dissertação.
    Parabéns pela clareza e objetividade. Tbm descobrir a pouco que tenho 2 miomas; um intramural e o outro subseroso. Tenho um acompanhamento medico excelente, mas algumas dúvidas me foram esclarecidas agora por vc.

    Obrigada….bjim

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Nanda…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Fico feliz em saber que ajudei de alguma forma…

      Boa sorte!

      Curtir

  9. Flávia Mendes Ferreira disse:

    Muito esclarecedora mesmo parabéns.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Flávia…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Sucesso!

      Curtir

  10. erika aparecida noronha lima disse:

    MUITO ESCLARECEDORA ESTA MATÉRIA, TIROU TODAS MINHAS DÚVIDAS, AGORA É SÓ TRATAR, SÓ ESTOU ANGUSTIADA COM OS SINTOMAS DA INJEÇÃO QUE PRECISAREI TOMAR, MAS DEUS É COMIGO E VAI DAR TUDO CERTO, VALEU, FORÇA GENTE.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Erika…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Sucesso!

      Curtir

  11. VALERIA FERREIRA disse:

    valeria
    EU TINHA UM MIOMA DE 8,5X6,5 E RETIREI SOMENTE O MIOMA FIZ CIRURGIA DIA 25´07/2012. FOI UM ALIVIO, MUINHA BARRIGA VOLTOU AO NORMAL, E ACABOU TODOS OS SINTOMAS , ERA DOR DE CABEÇA CONSTANTE, QUEIMAÇÃO NO ESTOMAGO E ATE MESMO MANCHAS NO ROSTO , E NÃO TINHA FLUXO NENHUM AINDA , PARECIA UMA GRAVIDA , MEU DEUS QUE ALIVIO .ACONSELHO TODAS AS MULHERES A RETIRA INDEPENDENTE DE TAMANHO E MUITO BOM SENTIR O CORPO NORMAL FOI UM SUCESSO.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Fiz a embolização de miomas em 2011 e os resultados foram satisfatórios (observei a diminuição dos sintomas logo após a alta hospitalar)…

      Faço acompanhamento anual com o ginecologista (que me indicou a utilização de um anticoncepcional injetável) e no último check-up verificamos através de ultrassom que os miomas estão calcificados e que desde em então não surgiram novos…

      Graças a Deus tudo caminha perfeitamente na minha vida clínica genecológica…

      Curtir

  12. VALERIA FERREIRA disse:

    FIZ CIRURGIA TIPO UMA CESÁRIANA, VALEU APENA

    Curtir

  13. gelvania freitas disse:

    adorei ,muito esclarecedora e tirei todas as minhas duvidas. obrigada! Deus vai estar na frente das minhas decisões

    Curtir

    • gelvania freitas disse:

      pois estou com um mioma hipoépoico medindo 2,0x 1,2cm

      Curtir

      • Flavia Mendes Ferreira disse:

        Antes de tudo peça a Deus que a oriente , já operei pois tinha 17 pequenos e um do tamanho de uma cabeça e o resultado foram alguns pontos e já estou bem e pronta pra recomeçar inclusive procurando um novo emprego; novamente com saúde Graças a Deus

        Curtir

  14. Edna Silva disse:

    Adorei muito, foi muito esclarecedor todas essas informações, confesso que estou ainda muito preocupada pois ja tenho caso na família. Mas irei aguardar a consulta com minha Go para saber qual irá ser o precedimento adequado pro meu caso. Obrigada!

    Curtir

  15. Valéria disse:

    Eu sinto tudo o que esta escrito, mais a única coisa que ainda não existe é o sangramento. Agora fiquei mais nervosa. O que deve ser ? Mesmo sem sangramento possa ser um mioma ? Ou pode ser gravidez ? Se eu aperto esse caroço dói e sinto vontade constante de uninar. Está um pouco grande e não sinto certos sintomas de gravidez, como: vomitar, coração além do meu batendo, mexendo, … Não sei mesmo do que se trata. O que deve ser ? Tive uma filha e ela esta com 1 ano e 2 meses, e ainda não menstruei. 😦

    Curtir

  16. Dorca disse:

    Olha dps das consultas que eu vinha fazendo na internet pelo laudo que recebi dos meus exames, entendi com clareza suas informações. Grata.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Dorca…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Sucesso!

      Curtir

  17. patricia disse:

    DESCOBRI QUE TENHO MIOMA HOJE ESTOU UM POUCO PREUCUPADA A MINHA DUVIDA E POSSO ENGRAVIDAR COM ESSE MIOMA OBRIGADO PATRICIA

    Curtir

    • luablejf disse:

      Patrícia, infelizmente não posso esclarecer sua dúvida pois não tenho formação especifica na área da saúde…

      As informações contidas no meu blog são coletadas através de pesquisa na internet e meu relato de experiência pessoal com os miomas…

      O melhor seria você procurar orientação médica.

      Boa sorte!

      Curtir

  18. Paula disse:

    Essas informações foram esclarecedoras agradeço,pois hoje descobri através de um exame que tenho um mioma retornarei ao médico para ver qual o tratamento adequado a tomar.Mais creio que Deus está a frente e confio nele.
    Confie no senhor e descanse nele que quando Deus está a frente não há impossibilidades.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Paula…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Boa sorte!

      Fé! Força! Foco!

      Curtir

  19. Gláucia! disse:

    Olá luablejf!
    Acabo de receber um diagnóstico sugestivo de mioma e corri para a internet buscando respostas sobre o tema. Ainda bem que encontrei o seu post. Você não sabe o quanto me tranquilizou, pois todos os outros que encontrei eram muito técnicos e já estavam me deixando ainda mais nervosa. Obrigada por esta valiosa contribuição.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Não precisa agradecer Gláucia…

      Minha intensão é compartilhar as informações garimpadas na internet e sanar a dúvida de outras tantas pessoas com eu (e você) que num momento de dúvida e insegurança recorre ao mundo virtual para pesquisa de informações médicas de “fácil acesso”…

      Não tenho pretensão nenhum com meu post… somente partilhar meu relato pessoal…

      Boa sorte!

      Curtir

  20. SELMA-BAPTISTA@BOL.COM.BR disse:

    OLA MINHA IRMA ESTA COM O ULTERO MTO GRANDE E NODULOS NO ULTERO MINHA MAE MORREU DE CANCER AOS 39 ANOS SERA QUE ELA ODE TER OBRIGADO

    Curtir

    • SELMA-BAPTISTA@BOL.COM.BR disse:

      ELA VAI PRECISAR OPERAR ESTA COM MTO MEDO DEPOIS DA CIRURGIA ELES MANDAM PARA BIOPSIA OBRIGADO AGRADEÇO SE VC ME RESONDER

      Curtir

      • luablejf disse:

        Selma…

        O receio de vocês é pertinente…

        Infelizmente não posso ajudá-las a esclarecer esta dúvida pois não sou habilitada para tanto, ams sugiro que vocês entrem em contato com o médico de confiança e esclareçam suas duvidas (e não deixem de comentar sobre o histórico familiar, é importantíssimo na anamnese)…

        Agora, com todo avanço na área médica é muito comum que todo material coletado em exames/cirurgias sejam encaminhados para biopsia (é um protocolo) não tenham receio quando a isso…

        Boa sorte!

        Curtir

    • luablejf disse:

      Selma…

      O receio de vocês é pertinente… infelizmente não posso ajudá-las a esclarecer esta dúvida pois não sou habilitada para tanto, ams sugiro que vocês entrem em contato com o médico de confiança e esclareçam suas duvidas (e não deixem de comentar sobre o histórico familiar, é importantíssimo na anamnese)…

      Boa sorte!

      Curtir

  21. Joelma disse:

    Achei suas publicações super esclarecedoras me deixaram mais calma. Obrigada

    Curtir

  22. Carina disse:

    Olá!!!
    Também gostei muito de sua publicação. Ontem, fui levar o resultado da minha ultrassom para a ginecologista e ela também mim tranquilizou muito, apesar do mioma ter 5,3 x 4,7 cm e ser subseroso, pois o especialista que realizou o exame deixou-me muito preocupada. Agora vou fazer uso contínuo com anticoncepcional até dezembro, quando voltarei para nova consulta e repetição dos exames. Creio em Deus, que quando voltar ele terá sumido ou como vi na leitura, sofrido um ataque cardíaco rsrsrsrrs, parabéns e que o Senhor abençoe.

    Curtir

  23. janaína disse:

    Estou com vários miomas sendo o maior de 7 cm. O volume do útero é de 963 cm. Estou para fazer a miomectomia, por favor, gostaria de saber o volume do útero corresponde ao tamanho de que? Estou muito preocupada com essa cirurgia. Pois não tenho filhos, e meu sonho é ter.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Jana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E sugiro que sua dúvida seja esclarecida com um médico de sua confiança, pois eu não sou profissional da área da saúde apenas posto no blog informações referentes a minha experiencia pessoal…

      Mas com certeza, você precisa estar muito consciente dos risco de uma “miomectomia” ou de qualquer outro procedimento que venha a fazer… ainda mais que você não tem filhos (que era também minha grande questão na época a necessidade de manutenção do útero)…

      Você chegou a ler no meu blog as informações sobre a “embolização de miomas uterinos”?

      Acesse o link https://maryalcantaras.wordpress.com/2011/06/15/embolizacao-de-miomas-uterinos/ quem sabe esse tipo de interversão seja mais apropriado ao seu caso… veja essa possibilidade com seu médico…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  24. laurineya disse:

    Oi mariana,adorei a sua publicação me ajudou mto.Por favor me fala qual médico vc foi pra fazer a embolização,aonde eu encontro ele aqui em Juiz de Fora?Obrigada

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Laurineya!

      Vi seu comentário no meu blog e venho agradecer sua visita…

      O médico que me encaminhou para o procedimento da embolização de miomas foi meu ginecologista, Dr. Didier (32150036), que atende a vários planos de saúde (e tbm ao SUS) aqui em Juiz de Fora… já o médico que realizou o procedimento foi o Dr. Alexandre de Tarso, radiologista, que atende no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai (2104-4455), tbm em Juiz de Fora…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte no seu procedimento!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  25. carol fontanele disse:

    Muito bem explicado, gostei de me informar mais.e de tirar as minhas duvidas.

    Curtir

  26. Simone disse:

    Luabrejf
    EU TAMBÉM TENHO MIOMA
    O MEU É INTRAMURAL E MEDE 7 CM. A MINHA MÉDICA ME INDICOU O TRATAMENTO DE ALCOOLIZAÇãO.
    SOFRO MUITO COM MANCHAS NO ROSTO E PERCEBI QUE PIOROU MUITO DEPOIS QUE O MIOMA AUMENTOU. JÁ FIZ VÁRIOS TRATAMENTOS, MAIS AS MANCHAS VOLTAM. VOCÊ SABE DIZER SE OUTRAS MULHERES QUE TEM MIOMA SE QUEIXAM DE ESTAR COM MANCHAS NO ROSTO?

    Curtir

    • Oi Simone!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      No período em que convivi com os miomas uterinos nunca observei manchas na pele, mesmo após o procedimento da embolização de miomas não tive manchas… mas com certeza, sua dúvida deve ser esclarecida com o profissional que a acompanha…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  27. Ana disse:

    Vc está de parabéns, me tirou muitas dúvidas. Pois estou com muito medo, tenho um mioma subseroso de 6cm e com o volume do meu utero medindo 341cm*. Vc acha que vou ter que operar? Meu sonho é ser mãe, e estava pretendendo engravidar esse ano.

    Curtir

    • Oi Ana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      É gratificante saber que minha experiência auxilia outras pessoas que estão passando por essa descoberta dos miomas uterinos e em busca de informações no mundo virtual…

      Sugiro que sua dúvida seja esclarecida com o médico de sua confiança, pois eu não sou profissional da área da saúde, apenas posto no blog informações referentes as minhas experiências pessoais…

      Mas com certeza, você precisa estar consciente dos riscos devido aos miomas e os procedimentos existentes para esse diagnóstico, ainda mais que você ainda não tem filhos (essa também era minha grande questão na época da escolha da embolização dos miomas)…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  28. Andrea disse:

    Olá! Tudo bem ,flor? Menina essa semana fiz a trans e veio assim: útero em tbm, medindo 65x 55x 47 mm, de contornos regulares! Até tudo tranquilo rs! Volume normal e ecotextura miometrial heterogênea, destacando nodulo solido hipoecòico transmural corporal lateral direito medindo 39×29 mm. Comecei a ficar assustada, pois nodulo! Ausência de líquido livre ou coleção em fundo de saco posterior! Bem comecei a procurar na internet e sabe a gente encontra de tudo! Ainda não levei para ginecologista está marcada para 12 de abril! Linda o que vc acha? Quero conversar pois estou preocupada! Obrigada

    Curtir

    • Oi Andrea!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      No meu caso, eu tinha muitos sintomas que me incomodavam durante o dia a dia, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha… que também irá indicar o melhor tratamento para os miomas que você apresenta…

      E lembre-se, cada organismo é único e o que está acontecendo com você pode não acontecer com outras pacientes que tem miomas uterinos…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  29. Sandra disse:

    Mariana, tudo bem com vc ? Antes de tudo quero lhe parabenizar pelo conteúdo a respeito dos miomas, foi um resumo muito bem elaborado, que não deixa dúvidas. Não sou muito de escrever em blogs e sites, mas minha conciência não deixou passar em branco este elogio a vc. Como toda mulher que recebe um diagnóstico de cirurgia e tem o desejo de ter filhos fiquei desesperada. Queria saber tudo sobre a miomectomia indicada pela Go, fucei a fundo a internet. Também li os links q vc mencionou e muitos outros mais, e acredito q vc tenha feito a mesma perigrinação. O seu conteúdo tem tudo e não precisa de complementos q faltaram em outros sites e que por este motivo ficamos pesquisando e pesquisando. Parabéns, esteja certa que isto já ajudou, ajuda e continua ajudando muitas mulheres que recebem o diagnóstico do mioma presente no útero (um susto rs) ou a notícia de ter que operar (miomectomia). Por tudo que pesquisei e posso compartilhar aqui é que cada profissional em sua especialidade, vai indicar o que tem mais experiência. Hoje estou em uma fase que já consultei a GO que indicou a miomectomia abdominal, fui em um especialista em embolização que me indicou a embolização. Acho que é muito válido nós que recebemos este diagnóstico, tentar entender qual o tipo de mioma que tem, pesquisar sobre o assunto, todos os tratamentos, os riscos , vantagens e desvantagens de qualquer procedimento e principalmente se deseja a maternidade no futuro. Decidi procurar por uma antiga GO que cuidou de mim, durante algum tempo atrás, quando tinha miomas e ainda eram pequenos, para uma terceira opinião. Ela foi bem clara comigo e me disse que não tinha muito conhecimento em embolizaçao e que não poderia falar se este era o melhor tratamento pra mim, mas que se tivesse que indicar algo, indicaria a miomectomia abdominal que é aonde ela tem experiência. A minha dica é tentarmos analisar, através destas pesquisas, nossos exames, opiniões de especialistas e ver se realmente precisamos de qualquer tratamento, os miomas enquanto pequenos, não atrapalham a fertilidade, mas alguns médicos indicam a cirurgia pois eles podem estar causando sintomas incômodos a mulher . Portanto investiguem seus exames, leiam muito sobre o assunto e estejam armadas para tirar qualquer dúvida com seu médico. O sonho dourado seria um médico especialista em todos os tratamentos pois aí sim receberíamos um melhor encaminhamento, é difícil mas não acho impossível. Estou na luta e pedindo a Deus que me oriente na melhor decisão possível, pois qualquer um dos procedimentos trazem riscos que por mais que mínimos afetam a fertilidade que é meu principal objetivo. Um exame de histerossalpingografia também seria válido fazer para verificar todo o seu aparelho reprodutor, se há algo de errado com ele. Bom espero q possa ajudar alguém com meu relato. Mari meus parabéns mais uma vez, bjus 😘

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Sandra!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Fiquei emocionadíssima ao saber que meu relato de experiências e informações sobre os miomas uterinos a auxiliaram de alguma forma…

      Muitas pessoas passam por essa experiência com a descoberta dos miomas e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o blog tenha esse caráter de informar sem pretensão nenhuma de substituir a busca pela orientação médica, já que não sou profissional da área da saúde e somente utilizo esse canal para relatar a minha experiência pessoal…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  30. Yasmim Martins disse:

    Oi maryalcantaras, primeiramente gostaria de lhe parabenizar sobre sua dissertação, é bastante enriquecedora, numa clareza de informações absurdas. Nela voce consegue fazer com que entedamos do assunto de uma forma bastante clara e simples. ADOREI.

    Bem tambem sofro com esses problemas de miomas, fui diagnosticada com um mioma submucoso de 5 cm x 4,1 cm e tambem varios nodulos no meu ovario esquerdo, há varias meses tenho tido sangramentos fortissimos (com coagulos sanguineos), onde sinto fortes dores nas pernas, lombar, colicas absurdas, recentemente venho lutando com uma ANEMIA PROFUNDA, onde me sinto muito debilitada, sem animo para nada. Fiz recentemente uma US Transvarginal e la o medico constatou que dentro do meu utero estou com um corte que nao para de sangrar (e ele alimenta o mioma), descobri tambem que estou com endometriose. Já ate comecei o tratamento contra a ANEMIA, agora estou no aguardo no ultimo exame que fiz, pois o GINECO, acha que eu estou com CA de colo de Utero, fiquei arrasada, mas tenho fé que meu DEUS é mais poderoso que isso tudo.

    Contudo ja estou no caminho certo, diagnosticada corretamente, procurando o tratamento mais adequado a mim, irei encontrar a solução rapidamente, fiquei bastante feliz com seu post, Parabens…

    So quis compartilhar meu relato do que estou passando, sei que outras tantas mulheres passam por esses problemas, e as vezes ficam alheias a falta de informação.

    Curtido por 1 pessoa

  31. Tenho mioma e estou com medo de operar

    Curtir

    • Oi Teresa!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Entendo perfeitamente seu receio quanto a cirurgia, pois com certeza a ansiedade torna-se mais forte que qualquer outro sentimento nesse momento, mas uma dica que posso lhe dar é: confie na equipe médica que a acompanha, pois cabe a ela tranquilizar você fornecendo os esclarecimentos necessários para que você não tenha medo da cirurgia…

      Na época que me submeti aos procedimentos para controle dos miomas (embolização e miomectomia) fiz acompanhamento com o psiquiatra que me indicou uma medicação manipulada para controlar a ansiedade e tbm investi em terapia… mas o fundamental nesse processo todo foi a relação de confiança e cumplicidade que construí com o médico responsável pela cirurgia…

      O médico que me acompanhava sempre demostrou total disponibilidade para ouvir (a mim e a minha família, que me acompanhou em todo processo pré/pós operatório) esclarecendo todas as minhas dúvidas e receios, sem tabus…

      Espero ter ajudado!

      Lembrem-se, miomas podem prejudicar a sua saúde. Visitem o ginecologista sempre.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Janaina Cristina Soares de Andrade disse:

      Olá Tereza eu fiz a miomectomia tive medo mais deu tudo certo preservou o meu útero e tirou 12 mio mas. Engravidei depois mais a gravidez não evoluiu mais não por causa do problema do mioma. E sim gravidez embrionária. Então tenha fé e opera vai dar tudo certo. Depois relate como foi. Se quiser conversa me procure no face janaina soares de andrade

      Curtir

      • Oi Janaína!

        Vi seu comentário no meu blog…

        Fico grata pela sua visita e comentário…

        Adorei receber seu feedback…

        Essa troca de experiências é a parte mais gratificante que o blog me trás…

        É sempre bom ter notícias de procedimentos bem sucedidos e resultados positivos seja lá qual for o procedimento cirúrgico…

        Volte sempre que quiser!

        Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  32. SHISLEY DIAS SARAIVA disse:

    Tenho nódulos hipoecoicas de contornos parcialmente definidos, localizado na parede anterior e posterior subserosos medindo 4,7 cm,3,4 cm, 3,9 cm, e 5,1 cm, e submocoso ,medindo 4,3 cm.
    Com o útero aumentado de tamanho medindo 16,9×14,4×12,8cm,vol 1619,8cm3.
    Com o fluxo menstrual de 5 a 6 dias de bastante sangramento com várias trocas de absorvente noturno.
    Meu caso é cirúrgico, pergunto se tenho alguma possibilidade de engravidar antes da cirurgia?

    Curtir

    • Oi Shisley!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      No meu caso, eu tinha muitos sintomas que me incomodavam durante o dia a dia, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha… que também irá indicar o melhor tratamento para os miomas que você apresenta…

      E lembre-se, cada organismo é único e o que está acontecendo com você pode não acontecer com outras pacientes que tem miomas uterinos…

      Muitas pessoas passam por essa experiência com a descoberta dos miomas e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o blog tenha esse caráter de informar sem pretensão nenhuma de substituir a busca pela orientação médica, já que não sou profissional da área da saúde e somente utilizo esse canal para relatar a minha experiência pessoal…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.