Bê-A-Bá do Abadá

O Carnaval está batendo a porta, por isso é bom dar uma olhada nas dicas abaixo…
E bom Carnaval!!!

Bê-A-Bá do Abadá

Alimente-se bem para aproveitar o melhor do Carnaval

O sanduíche natural pode ser uma boa opção de alimento

 O sanduíche natural pode ser uma boa opção de alimento

Por Direto do Trio, http://especiais.br.msn.com/carnaval-2011/

O forte calor, um sol daqueles e uma multidão pulando freneticamente por seis horas em um percurso de quatro quilômetros são alguns dos “obstáculos” que o folião precisa enfrentar para manter a animação durante os dias de Carnaval em Salvador. A divertida maratona causa um grande gasto de energia. “Uma pessoa de 70kg pode gastar, em média, 1700 kcal. Há ainda perda de água e de certos minerais pelo suor”, diz Adriana Passanha, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

De acordo com ela, o ideal é repor as forças gradualmente com bebidas isotônicas, que podem ser consumidas durante o desfile. “Elas contêm boas quantidades de água, carboidratos e minerais que auxiliam na reposição dos líquidos, da energia e dos nutrientes”, conta a nutricionista, que recomenda outras fontes de hidratação. “A água de coco é uma ótima opção; já que ajuda a hidratar e é rica em minerais. Beber água mineral também atua na perda de líquidos, o que é muito vantajoso, mas não supre as perdas de energia e de nutrientes”.

Para aplacar a fominha que pode chegar a qualquer momento, a dica é ter à mão alimentos leves e de fácil digestão. “Aposte em frutas ricas em água e nutrientes, como maçã, abacaxi, pêra, melancia, melão e laranja. Lanches naturais também são boas escolhas, desde que não contenham maionese ou queijos amarelos e embutidos em excesso”. É bom ter cuidado, entretanto, no momento da compra do sanduíche, já que sem o armazenamento correto o alimento pode estragar com facilidade.

Outro lembrete precioso diz respeito aos refrigerantes, que podem provocar desconforto estomacal em quem os consome e devem ser evitados. Os salgadinhos, hambúrgueres e doces também entram na lista de vilões do Carnaval. “Fuja de alimentos gordurosos, porque além de muito calóricos, têm uma digestão lenta e difícil. Se quiser manter longe a indisposição e cansaço, evite carnes gordas, frituras, salgadinhos, molho prontos e doces calóricos, como bolachas recheadas e sorvete de massa”, explica Ana Beatriz Barrella, nutricionista da consultoria RG Nutri.

Preparação para um novo dia no circuito

Depois de horas de dança atrás do trio elétrico, a fome é grande. Ainda assim, as nutricionistas aconselham o folião a fazer um prato balanceado: carne magra, uma fonte de carboidrato (macarrão, arroz ou batatas), salada com legumes cozidos e um copo de suco de frutas fazem uma boa refeição. Ana Beatriz também ensina o caminho para um sanduíche saudável. “Use pão integral e monte o lanche com um alimento fonte de proteína (peito de peru, frango desfiado, atum em água ou queijos do tipo branco, cottage ou ricota,) e salada”.

Quem exagerou nas bebidas alcoólicas deve tomar um cuidado extra, já que o álcool acelera a desidratação e pode causar problemas de saúde mais sérios. “Sem contar que, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, mais calorias ela apresenta”, diz a nutricionista, que tem uma sugestão para escapar da temida ressaca. “O leite é uma boa opção para repor água, proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas para quem exagerou”.

Dicas fáceis de seguir e que fazem toda a diferença. Afinal, Carnaval saudável é muito mais gostoso, não é?

Guia de sobrevivência para o folião

Foliões curtem o Carnaval em Salvador

Foliões curtem o Carnaval em Salvador

Por Direto do Trio, http://especiais.br.msn.com/carnaval-2011/

Cerca de 550 mil turistas devem se unir à população de Salvador para curtir as 833 horas de folia que vão agitar este Carnaval, de acordo com a Secretaria de Turismo da cidade. Se você é um dos sortudos que fazem parte desta estatística, prepare-se bem para guardar apenas boas lembranças da semana de axé. O Direto do Trio conversou com alguns foliões veteranos e te dá aquela forcinha com dicas indispensáveis:

Mala certeira

Escolha roupas de tecido leve, como o algodão, para curtir os blocos. Peças muito apertadas ou com tecidos pesados devem ser evitadas, pois atrapalham a transpiração. Sapatos novos, de salto ou sandálias de dedo também devem ficar de fora da mala: o mais garantido é apostar em um tênis confortável para agüentar as seis horas de percurso. “Use um par de tênis de corrida, porque ajuda muito a pular e não ficar com dores depois”, ensina o publicitário paulista Nilson Kalili, que já esteve quatro vezes no Carnaval de Salvador.

Proteção total

O protetor solar é indispensável para aproveitar a semana de Carnaval sem sobressaltos. Para aumentar ainda mais a barreira contra o forte sol da Bahia, não se esqueça de levar boné e óculos escuros.

De olho no abadá

O abadá, aquela espécie de uniforme dos blocos, funciona como ingresso para acompanhar o trio elétrico dentro das cordas de segurança e pode custar mais de R$ 500. Por conta disso, a peça é um dos alvos preferidos de falsificadores e dos ladrões. Para evitar problemas, só coloque o abadá ao chegar bem perto das cordas do bloco, onde já há seguranças. Outra dica é checar, no momento da compra, as regras para a customização da peça. Alguns abadás têm selos de autenticidade ou marcas de patrocinadores que não podem ser retirados ou invalidam a entrada do folião na festa.

Bolsos vazios

Objetos de valor servem apenas para preocupar quem os carrega. Deixe joias, carteiras, celulares e máquinas fotográficas no hotel. Leve para a folia apenas um documento com foto, uma folha com telefones úteis anotados e pouco dinheiro. “Ande com dinheiro trocado e distribua entre os bolsos para evitar perdas ou roubos”, conta a publicitária cearense Liliane Feitosa Barros, presença confirmada na capital baiana pelo quinto ano consecutivo.

Ponto de encontro

Antes de sair do hotel, combine com o grupo de amigos um ponto de encontro caso alguém se perca. Uma boa ideia é usar o trio elétrico principal como referência. “Sempre combino com minhas amigas atrás do trio, do lado direito, por ser mais vago do que o lado esquerdo”, diz Liliane.

Cuidado com os exageros

O calor e a animação até podem ser convidativos para bebidas alcoólicas, mas o consumo exacerbado pode atrapalhar o folião. O ideal é não cometer excessos e preferir produtos que hidratem o corpo, como a água, a água de coco e os isotônicos. “Bebidas isotônicas contém boas quantidades de água, carboidratos e minerais que auxiliam na reposição dos líquidos, energia e nutrientes”, conta a Adriana Passanha, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

*A dica “Alimente-se bem para aproveitar o melhor do Carnaval” retirei do site http://especiais.br.msn.com/carnaval-2011/artigo.aspx?cp-documentid=27795153 através de pesquisa na internet.
*O “Guia de sobrevivência para o folião” retirei do site http://especiais.br.msn.com/carnaval-2011/artigo.aspx?cp-documentid=27786769 através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Entretenimento, Música, Saúde e bem-estar e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s