Um pouquinho das minhas férias de verão…

Fomos convidadas por uma família amiga do meu pai para passar uns dias em Cabo Frio, na Região dos Lagos – RJ… abaixo segue informações sobre as principais cidades do referido local…

Saquarema

saquarema.jpg

Saquarema.jpg | fonte: blog.bodysurfing.com.br

Cidade que têm como atrações principais a igreja Matriz N. S. de Nazareth, a praia de Itaúna e a praia da Vila. A igreja Matriz N. S. de Nazareth localizada no centro da cidade é de fácil visualização, a igreja era uma pequena capela de 1662 até 1675, quando foi construído um templo de maiores dimensões. A propósito, há uma lenda pitoresca, difundida pelos antigos pescadores locais: “o templo estava em condições precárias por volta de 1820 e tentaram construir a igreja em outro lugar, mas a imagem da Santa teimava em reaparecer no local original, o que determinou a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth no promontório à beira mar, em 1837”.

É sem dúvida, uma referência para o turismo religioso e cultural, pois, o município é intensamente visitado pelos turistas, também pelas belezas naturais de sua sede, situada em estreita restinga, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Saquarema.

Praia de Itaúna: praia famosa pelas ondas que faz a alegria dos surfistas, é considerada o Maracanã do surf. Geralmente nas ondulações de leste a água fica muito fria, é bom levar roupa de borracha.Suas areias são claras e limpas. Costuma ser mais tranquila que a praia da vila, pois algumas casas fazem fronteira com a praia e não a rua de acesso.

Praia da Vila: ideal pra quem curte agitação dos quiosques, bares e restaurantes. Águas limpas e boas ondas numa paisagem tropical. Aqui também têm surf!

Arraial do Cabo

Arraial do cabo.jpg

Arraial do Cabo.jpg | fonte:www.delbianco.com.br

Cidade que é conhecida como “A capital do mergulho”. As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos. Quem chega a Arraial do Cabo, mesmo que não mergulhe já percebe que o mar é a principal atração turística da cidade.

Lugares que você não pode sair daqui sem visitar:

Praia Grande: Praia boa para o surf, sua areia é clara e fina e como o nome mesmo diz… é grande. Para conhecer toda a praia, o ideal é usar um bugre e se tiver com bastante combustivel dá pra ir até as areias de Itaúna em Saquarema. No verão é o “point” diurno mais famoso das galeras. Motivo pelo qual vários esportes são praticados, como: Frescoball, Vôlei de Praia, Beach Soccer, Futebol Americano, Futvoley entre outros.

Prainha: Logo na chegada da cidade do Arraial do Cabo, à esquerda, tem-se a primeira estonteante visão: a Prainha. Enseada de mar tranqüilo, raso e com uma cor que impressiona, vista de cima é um dos mais belos postais da cidade. Esta praia possui problemas com estacionamento em feriados.

Praia Brava: Localizada no pontal do Atalaia, entre encostas. Perigosa para banhos, é a preferida dos surfistas e pescadores e só aparece na maré baixa. A praia é completamente selvagem.

As Prainhas: As Prainhas são duas praias separadas por uma pedra que se tornam uma só enseada quando a maré está cheia. As Prainhas tem 300 metros de areias branquíssimas. Sua vista frontal é para a Ilha do Farol e sua água é tão transparente e cristalina que imagina-se em uma piscina. Próximo a praia, junto ao morro, encontra-se o bar flutuante, onde pode-se saboriar frutos do mar frescos.

Praia do Forno: De difícil acesso (trilha de 20 minutos que começa próxima ao porto) e com vegetação típica de restinga que se estende até junto à água, a Praia do Forno tem aproximadamente 500 metros de extensão e águas transparentes, mornas e esverdeadas. No verão é comum a presença de policiais no topo da trilha.

Cabo Frio

Praia do forte.jpg

Praia do Forte.jpg | fonte:www.hoteliernews.com.br

Cabo Frio é a cidade que possui um dos mais concorridos Reveillon da Região dos Lagos. A cidade recebe em grande número turistas mineiros e capixabas, além dos cariocas.

A cidade também é a que possui maior suporte para os turistas, como bancos, restaurantes e pousadas. Alguns pontos turísticos não podem ficar sem sua visita. Entre eles, a Praia do Forte, o Forte São Mateus, a Praia do Peró e a Praia das Conchas.

Praia do Forte: É a praia mais famosa de Cabo Frio com 7,5 km de águas transparentes e diversas atrações. No verão essa praia torna-se um verdadeiro paraíso natural, com muitas mulheres, animação, música e natureza. É na ponta esquerda da praia que se localiza o famoso Forte de Cabo Frio.

Forte São Mateus: Inaugurado em 1620, o Forte de São Matheus foi construído pelo governador do Rio de Janeiro, Martim de Sá, com o propósito de impedir a passagem de embarcações inglesas, francesas e holandesas que vinham buscar pau-brasil. Situado na extremidade esquerda da Praia do Forte.

Praia do Peró: Distante 7 km do centro de Cabo Frio, a praia do Peró tem 7km de extensão e é separada da praia das Conchas por um pequeno canal. Suas águas são límpidas e a temperatura em torno dos 22º.

Peró e Conchas.jpg

Peró e Conchas.jpg | fonte:www.correioregional.com

Praia das Conchas: Com 600m de extensão, está ao lado da praia do Peró e é considerada uma das mais bonitas do Brasil pela cor azul turquesa de suas águas e formato de concha. Suas águas cristalinas, mansas e costas rochosas transformam o oceano em um aquário natural com muitos peixes, ideal para mergulho (lado esquerdo, olhando para o mar). A praia também conta com aluguel de caiaques e passeios de Banana boat.

Para as 2 praias (Peró e Conchas) é bom sair cedo de casa para poder estacionar o carro.

Armação dos Búzios

Cidade de Armação dos Búzios.jpg

Cidade de Armação dos Búzios.jpg | fonte:www.portalbuzios.com

Distante cerca de 180 km a noroeste do Rio de Janeiro, Búzios hoje é um destino turístico internacional. Argentinos são presença certa na cidade e boa parte dos cariocas preferem Búzios como lugar para descanso, mas a cidade sofre nos longos feriados com um trânsito que fica um pouco complicado. A península de Búzios, com 26 praias é banhada pelas correntes marítimas da Antártica e do Brasil. A oeste, Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes cristalinas e a leste, as praias são geralmente de mar aberto, com algumas enseadas e águas um pouco mais frias. Sua geografia muito particular, mais parece uma ilha.

Para os amantes do Mountain Bike em Búzios existem inúmeras trilhas em lugares de vegetação fechada de mata atlântica, existem passeios guiados ou o aluguel particular de bicicletas.

Algumas atrações imperdíveis:

Praia de Geribá: de mar aberto e impetuosas ondas propicias para a prática do surf, wind surf e outros esportes; localizada ao sul é a predileta do turista brasileiro. Possui serviço de bar e é excelente para caminhadas.

Praia da Ferradurinha: um dos mais belos cantos da península, localizada ao sul, de águas calmas e de pequenas dimensões, excelente para os amantes da fotografia. Possui serviço de bar.

Praia de João Fernandes: é a praia mais famosa da península, freqüentada pelo turismo internacional e com movimentação o ano todo, localizada ao norte e com uma grande riqueza submarina. Possui serviço de bar.

Rua Das Pedras: tem este nome pelo estilo de pedras não convencionais usadas para decorar a passagem dos pedestres e nela é proibido o tráfego de automóveis. A mistura de opções sugere um estilo psicodélico e a mistura entre tantas nacionalidades dá o tom de excentricidade ao lugar que se tornou unanimidade nas noites da região. Tudo é diferente por aqui! A começar pelo horário de funcionamento, das 12:00 ás 03:00 hs da madrugada. Com muitos restaurantes e lojas é considerada a passarela de Búzios.

Orla Bardot: com uma singela homenagem a Brigitte Bardot dando o seu nome ao principal ponto da cidade, a Orla Bardot se estende desde o fim da praia do Canto até o fim da praia da Armação, completando os fins de tarde em Búzios.

Mirantes da península: localizados em pontos estratégicos da península os mirantes de Búzios são dois, e são bastante para propiciar uma vista completa de toda península, incluindo ilhas e as montanhas da serra. Um se encontra entre as praias de João Fernandinho e Brava, o outro entre as praias Brava e do Forno.

*As informações e imagens ilustrativas acima retirei do site http://www.mochileiros.com/regiao-dos-lagos-t30339.html através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Brasil, Rio de Janeiro, Sudeste, Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Um pouquinho das minhas férias de verão…

  1. Clara Machado disse:

    Adorei o Brasil! Fui para o Rio de Janeiro e o Buzios no ano pasado e achei um lugar muito legal! Tem muita coisa boa para fazer 🙂
    Clara
    Buzios Hoteis

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s