Antes Só do que Mal Casado

Assisti este filme ontem e não poderia deixar de postar algo sobre ele aqui no Spaces…
 
“Antes Só do que Mal Casado” fala dos percalços do casamento, das dores de cabeça que surgem quando um dos envolvidos percebe a fria em que se meteu e da pressão da sociedade sobre os solteiros – não estar casado aos 40 pode ser um crime ou sinal de que há algo errado com a sexualidade do indivíduo.
 
Sem falar no final, que é ridiculamente decepcionante.
 
ANTES SÓ DO QUE MAL CASADO
 
SINOPSE

Um homem (Bateman) está convencido de que finalmente encontrou a garota certa (Poehler) e por isso decide se casar o mais rápido possível. Mas já na lua-de-mel, durante o processo no qual vai descobrindo que sua esposa é um verdadeiro pesadelo, ele conhece a mulher dos seus sonhos. Refilmagem de ”O Rapaz que Partia Corações”, feito em 1972 por Elaine May.

 
FRASES EM INGLÊS
 
Martin : I smell something weird down here. Smells like ya’ll been hitting the Devil’s lettuce.
Eddie Cantrow : This is my dad.
Lila : Oh, hi Dad.
Doc : Nice to meet you, Lila.
Lila : How do you know my name?
Doc : Okay, cat’s out of the bag. My son found your panties on the sidewalk and we’ve been talking about you all week. Eddie, give her back her undies.
 
CRÍTICA
 

Humor de Bobby e Peter Farrelly perde espaço para receita romântica brocrática

Marcelo Hessel

Tomara que um dia Bobby e Peter Farrelly consigam dirigir uma versão de Os Três Patetas, como há anos planejam. Eles precisam mesmo de um filme que seja 100% feito de gags, porque contar historinhas como a de Antes só do que Mal Casado (The Heartbreak Kid) definitivamente não é a praia dos irmãos.

O remake de Corações em alta (The Heartbreak Kid, de Elaine May, 1972) acompanha Eddie Cantrow (Ben Stiller), sujeito com os seus trinta e tantos anos que não consegue se comprometer com o sexo oposto. Enquanto amigos e ex-namoradas se casam, Eddie fica implicando com pormenores da vida a dois. O desespero bate, e ele reage sem pensar: casa-se com Lila (Malin Akerman) semanas depois de conhecê-la.

Já no caminho para a lua-de-mel, numa praia paradisíaca no México, Eddie se dá conta do erro: Lila não tem nada a ver com ele. Para completar, no hotel o cara conhece e se apaixona por Miranda (Michelle Monaghan, de Missão: Impossível 3), essa sim sua cara-metade. Daí começa aquela correria para esconder uma mulher da vista da outra, etc. O script de sempre.

Antes só do que Mal Casado é o primeiro filme dos Farrellys em quase dez anos estrelado por Stiller, desde Quem Vai Ficar com Mary? (1998). Há algumas semelhanças entre os dois filmes – loiras desvairadas, duelos com animais, fluidos corporais tratados com prosaísmo – mas o saudável descompromisso do roteiro do filme de 1998 não existe mais.

Talvez Hollywood exija hoje dos Farrellys histórias mais formatadas (ou mais "adultas" do que um Ligado em Você), ou talvez os próprios roteiristas/diretores estejam atrás das receitas que o público procura, mas o fato é que existe ali em Antes só do que Mal Casado um fio dramático que precisa ser puxado adiante, e os irmãos executam a tarefa com burocracia e autoreferências – e tome tomadas aéreas de estradas e praias, música soft pop e diálogos constrangedores ("Só quero ouvir uma coisa! Diga que não me ama!").

Houve um tempo em que os Farrellys implodiam esses sentimentalismos (mais exatamente, o tempo de Eu, Eu Mesmo & Irene e O Amor é Cego), como se pegassem o gênero de sequestro para veicular suas piadas, mas a lógica se inverteu. Antes só do que Mal Casado não é uma comédia romântica, mas um romance com humor.

Justiça seja feita, as piadas sobreviventes são ótimas, e comprovam a genialidade dos irmãos para reinventar a linguagem humorística. O exemplo desta vez são as "não-piadas", frases que os personagens proferem e não sabemos se são sérias ou brincadeira… A piada só vem (ou não) com a confirmação, o que já é quase uma "pós-piada". Bobby e Peter Farrelly precisam urgentemente de liberdade para pensar gags assim, sem se preocupar com tramas.

E precisam botar na cabeça que comédia "adulta" não tem necessariamente que ser aborrecida, como essa crise existencial pela qual passa o personagem de Stiller. Se os Farrellys passassem o resto da carreira fazendo "infantilidades" como Débi & Lóide já teriam assegurado lugar entre os maiores criadores da história do cinema.

TRAILER

*A imagem ilustrativa deste post retirei do blog http://lh5.ggpht.com/_Ifz7xW6yiNI/SpIa51jDtrI/AAAAAAAAAQc/VxXRYo3udQ4/Antes%20S%C3%B3%20do%20que%20Mal%20Casado.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações sobre o filme "Antes Só do que Mal Casado" retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_detalhes.php?idf=12893 através de pesquisa na internet.
*As frases em inglês  retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_frases.php?idf=12893 através de pesquisa na internet.
*A crítica do filme "Antes Só do que Mal Casado" retirei do site http://www.omelete.com.br/cinema/antes-so-do-que-mal-casado/ através de pesquisa na internet.
*O trailer do filme "Antes Só do que Mal Casado" retirei do site http://www.youtube.com/watch?v=5ZqDzxAokzo através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s