Opinião: Série “As Cariocas” é para mulheres fortes

Coluna de TV: “As Cariocas” é para mulheres fortes

João Luiz Vieira, especial para o iG

A minissérie “As Cariocas”, baseada na obra de Stanislaw Ponte Preta (1923-1968) e dirigida por Daniel Filho, é uma lufada de frescor na TV aberta. Há tempos, aliás, discute-se o formato de longa duração das novelas (será que resiste mais tempo?) e a delícia que é assistir histórias sintéticas, onde tudo se resolve entre o jantar e o primeiro cochilo do sofá. O programa deve agradar à maioria, especialmente homens, mas é provável que as feministas mais arraigadas estejam queimando todas as camisinhas que encontrarem na gaveta.

TV Globo
Alinne Moraes no episódio “A Noiva do Catetê”, de “As Cariocas”

 

Mulher Melancia

Vamos combinar: a ideia é tratar a mulher como uma fruta que precisa ser comida em pedaços, como melancia. Aliás, citação explícita do narrador da série (leia abaixo). É machista e cínica, uma visão que antecede o politicamente correto, com um quê de sem-vergonhice de Nelson Rodrigues (1912-1980). Isso é fato. Não por acaso, os dez episódios são baseados em livro de 1967, época em que certos adjetivos não eram considerados tão ofensivos assim. Se você relaxar em relação a isso, vai se divertir a valer.

Um outro dado relevante que deve carimbar o sucesso dessa série global é a atual adesão a programas gringos que celebram a era do vale tudo, como “Mad Men”, e o estouro de símbolos sexuais que se autointitulam mulheres hortifrutis. A Mulher Melancia é um dos destaques de “A Fazenda” e não nos deixa mentir, já que ela assumiu, em rede nacional, que todo o seu sustento vem de sua bunda. Lembra de algum programa atual que traga um narrador em off (o próprio diretor, craque em comédias de costumes) com o repertório de “pensamentos” abaixo?

“É tão bonita que leva cantada até de porteiro eletrônico!”

“Mulher que fala com vozinha de criança em geral costura para fora.”

“Cuidado quando elas fecham os olhos [durante o sexo]. Raramente pensam em você!”

“Mulher bonita é que nem melancia. Dificilmente você desfruta dela sozinho.”

Alinne Moraes, um desfrute

Exceção feita à própria “contemporaneidade” da temática, vale-se grifar o quanto Alinne Moraes está cada vez mais gostosa. Pausa. Será que seria melhor dizer que ela está cada vez melhor atriz, que sabe ressaltar as intenções da personagem como poucas de sua geração? Então tá. Se você assistiu ao programa, reparou que os bicos dos seios de Nádia, “A Noiva do Catete”, estavam sempre “ressaltados”, como se excitados? Aliás, por que não pensaram em Alinne para substituir Ana Paula Arosio em “Insensato Coração”, a próxima novela de Gilberto Braga? Ela é bem mais apetitosa e intensa que a eleita, Paola de Oliveira.

TV Globo
Alinne Moraes: provocante em “A Noiva do Catete”, de “As Cariocas”

É preciso comentar, ainda, o excelente trabalho de direção de atores, de arte, e dos figurinos. Muito interessante também a abertura, que reuniu as protagonistas num estúdio fotográfico, como se fossem modelos de capa de revista. Agora é esperar para conferir, já na terça, o desempenho de Adriana Esteves, esta carioca de fato — Alinne Moraes é originalmente de Sorocaba, interior de São Paulo –, como A Vingativa do Méier.


Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Seriados e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s