Preste atenção: à Oh deste domingo começa o horário de verão‎

Horário de Verão tem início à meia-noite de hoje

Começa à meia-noite de hoje (16) o horário brasileiro de verão. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ter seus relógios adiantados em uma hora. O horário de verão termina à 0h de 20 de fevereiro.

O horário de verão é adotado entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos. Sua função é levar a um maior aproveitamento da luz solar, com menor necessidade de uso de iluminação artificial.

EFEITOS

Segundo especialistas, os efeitos do horário de verão são semelhantes ao de uma viagem de avião em que se cruza um fuso horário, sendo que no início essa viagem seria no sentido leste-oeste e no término, no sentido oeste-leste. Em condições normais os diversos ritmos do nosso organismo (por ex. ciclo vigília-sono, ritmo de temperatura, etc..) estão sincronizados entre si (o que é chamado de ordem temporal interna) assim como ao claro-escuro ambiental.

Com o horário de verão ou a mudança de fusos horários, o organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, no entanto, como cada ritmo tem uma velocidade própria de ajuste ao novo horário, a relação de fase entre os ritmos é modificada (o que chamamos de desordem temporal interna). Após dias (dependendo do indivíduo) a ordem temporal interna é restabelecida.

Durante essa fase de desordem temporal interna o indivíduo pode experimentar um mal-estar, dificuldade para dormir no horário habitual (o horário do relógio) e sonolência diurna, o que pode levar também a alterações de humor e de hábitos alimentares.

Horário de verão exige readaptação de hábitos de alimentação, dizem especialistas

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Começa à meia-noite deste domingo o horário de verão, quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão que adiantar os relógios em uma hora.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acordar uma hora mais cedo vai exigir uma certa adaptação do corpo humano. Por isso, o médico Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda que o ideal é que as pessoas tentem manter uma boa qualidade do sono, evitando ‘situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite’.

O médico também recomenda que as pessoas evitem consumir café ou chá preto, alimentar-se demais no jantar, dormir sem comer e praticar exercícios físicos muito extenuantes. ‘O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite’, disse o médico, por meio de nota.

Segundo o médico, o desequilíbrio no organismo ocorre nos cinco primeiros dias da mudança no relógio.

O horário de verão foi instituído para reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico, ao final da tarde.

A Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, prevê um benefício extra com o horário de verão. De acordo com a empresa, o consumo de energia será reduzido em 6%. Segundo Fernando Mirancos, diretor de operações da empresa, a redução também deve ocorrer dentro de casa. ‘Para o consumidor residencial, é possível economizar utilizando menos tempo a iluminação artificial. Com essa medida, pode ocorrer uma redução de até 5% no consumo mensal de energia’.

Agência Brasil – Todos os direitos reservados.

Acerte o relógio do computador e de outros aparelhos com o início do horário de verão

Windows desatualizado exige download; maioria dos celulares terá mudança automática

Do R7
 

Reprodução

Usuários do Windows XP, Vista e 7 devem manter o sistema atualizado

O horário de verão 2010/2011 começa neste domingo (17) e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora. E a medida não passa despercebida principalmente para quem tem equipamentos eletrônicos que precisam ter seu horário ajustado.

A maioria dos telefones celulares já conta com sistema automático de correção da hora feita pela operadora geralmente em até uma hora depois da mudança oficial que acontece exatamente à 0h.

Celulares mais antigos, no entanto, precisam ter a hora alterada manualmente.

O mesmo acontece com os relógios despertadores comuns, do forno micro-ondas, da televisão e do carro.

Horário no PC

Usuários do Windows – o sistema operacional mais popular em todo o mundo – que mantêm as atualizações em dia não devem enfrentar qualquer problema.

De qualquer maneira, vale a pena checar se o Windows está em dia com os downloads oferecidos pela Microsoft.

No Windows XP

1. Clique no botão “Iniciar” na barra de ferramentas.
2. No menu “Todos os programas”, procure pelo botão “Windows Update” e clique sobre ele.
3. Na página que se abrirá clique em “Expressa” para instalar os itens de alta prioridade recomendados pela Microsoft.
4. Ao final, aparecerá uma mensagem sugerindo que as próximas atualizações sejam baixadas automaticamente. Ative essa opção.

No Windows Vista ou 7

1. Clique no botão “Iniciar” na barra de ferramentas.
2. No menu “Todos os programas” procure pelo botão “Windows Update” e clique sobre ele.
3. Clique em “Exibir atualizações disponíveis”. Selecione os downloads pendentes e clique em “Instalar atualizações”.
4. Na mesma tela aperte o botão “Alterar configurações” e defina que você pretende manter seu PC atualizado automaticamente. 

Quem mora nas regiões que não são afetadas pelo horário de verão deve desabilitar a configuração automática para ajuste de horário. Basta clicar duas vezes sobre a hora (canto inferior direito da barra de ferramentas). Na aba “Fuso Horário”, deixar desabilitada a opção “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão”.

Se mesmo depois desse passo a passo ainda surgirem dúvidas sobre o processo, a Microsoft coloca à disposição dos usuários do Windows dois telefones para assistência. Na capital paulista o número é (11) 4706 0900. Nas demais regiões do país, o atendimento é feito pelo número 0800 761 7454.

Há ainda um site da empresa que explica sobre as mudanças na hora do seu computador, no item de calendário do serviço de e-mail Outlook e servidores corporativos.


*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.pilaronline.net/noticias/images/Relogio.jpg através de pesquisa na internet.

*As informações sobre o "Horário de Verão" retirei do site http://www.jornaldebarretos.com.br/novo/2010/10/17198 através de pesquisa na internet.

*As informações sobre a "readaptação de hábitos de alimentação durante o horário de verão" retirei do site http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=25970988 através de pesquisa na internet.

*As informações sobre como acertar "Acerte o relógio do computador e de outros aparelhos com o início do horário de verão" retirei do site http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/acerte-o-relogio-do-computador-e-de-outros-aparelhos-com-o-inicio-do-horario-de-verao-20101016.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Notícias e política e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s