JF Sabor… O maior Festival Gastronômico de Juiz de Fora e região…

 
 
O maior Festival Gastronômico de Juiz de Fora e região… muito mais saboroso…
 

Chegou a hora tão esperada!

A cidade já está com um aroma diferente, envolvida em cores, sabores, temperos e receitas muito especiais, preparadas exclusivamente para você.

Ao longo de 10 anos, comprovamos que o JF Sabor cresce cada vez mais, sempre superando o ano anterior, e a décima edição do JF Sabor consolida, mais uma vez, a iniciativa da Abrasel JF de promover o incremento da gastronomia local e o crescimento e desenvolvimento do setor de Alimentação Fora do Lar.

Em comemoração aos 10 anos de atuação, a Abrasel Regional Juiz de Fora, agradece a todos os que contribuíram para o sucesso deste grande evento, pois, acreditamos que a consolidação do JF Sabor se mistura ao trabalho de incremento do turismo gastronômico, por meio da confiança dos estabelecimentos participantes, que acreditam no potencial da nossa gente e valorizam nossas iniciativas e do público, que nos prestigia, provando e comprovando os segredos da nossa culinária.

Sem dúvida, esta é a nossa receita de sucesso.

Seja Bem Vindo!!

Tiago Zambiasi

Presidente do Conselho de Administração

Abrasel Regional Juiz de Fora

Caminhos do Ouro

Este ano, para inovar o festival, foram criados pratos e sobremesas inéditos com preço diferenciado e baseado no tema: Caminhos do Ouro. Este tema refere-se à saga da penetração bandeirante pelo sertão mineiro através das trilhas abertas pelos pioneiros desde o século XVII e as estradas rasgadas no território por seus seguidores para escoamento da riqueza durante o Ciclo do Ouro até o final do século XIX. Atualmente parte deste trecho é o Caminho Novo que foi certificado como novo circuito indutor.

O Caminho do Ouro, era uma das vias que dava acesso à região das Minas Gerais, à época do Brasil Colônia. O caminho remonta a uma antiga trilha indígena (peabiru), utilizada pelos Guaianás que, do litoral de Paraty, atingia o vale do rio Paraíba, atravessando a serra do Mar. Por esse Caminho dos Guaianás, avançaram as forças de Martim Correia de Sá (cerca de setecentos portugueses à frente de dois mil indígenas) que, partindo do Rio de Janeiro em 1597, desembarcaram na enseada de Paraty, subindo a serra do Mar para combater os Tamoios, aliados dos corsários franceses naquele litoral.

A partir da descoberta de ouro no sertão das Minas Gerais, em fins do século XVII, o seu trajeto alcançava a vila do Falcão (atual Cunha), de onde descia alcançando o vale do rio Paraíba (Guaratinguetá), prosseguindo até Vila Rica (atual Ouro Preto), transformando-se no caminho oficial para o ingresso de escravos na região (ida), assim como para o escoamento do ouro das minas (volta), transportado por via marítima de Paraty para Sepetiba, e daí, por via terrestre novamente, pelos domínios da antiga Fazenda de Santa Cruz, até ao Rio de Janeiro, de onde seguia para Lisboa, em Portugal. Esta via estendia-se por mais de 1.200 quilômetros, percorridos, normalmente, em cerca de 95 dias de viagem. O trecho entre Guaratinguetá e Cunha se tornou a atual rodovia SP-171.

Foi por estas vias que o Governador da Capitania do Rio de Janeiro, Artur de Sá e Meneses (1697-1702), se dirigiu ao sertão dos Cataguás e do rio das Velhas, em 1700. Foi a primeira visita de uma autoridade Colonial à recém-descoberta região das Minas.

10º JF Sabor
O maior Festival Gastronômico de Juiz de Fora e região!

 

O JF SABOR – Festival Gastronômico de Juiz de Fora e região, é realizado pela Abrasel Regional Juiz de Fora desde 2001, com o objetivo de divulgar os restaurantes participantes,
estimular a criação de receitas inéditas, incentivar a qualidade no atendimento e nos serviços, fomentar o turismo local e regional, incrementar os negócios e contribuir para a geração de emprego e renda. Em 2010 o JF Sabor chega a sua décima edição, consolidado como o maior festival gastronômico de Juiz de Fora e região. De 15 de setembro a 31 de outubro, 50
restaurantes participantes, apresentam 49 pratos e trazem uma grande surpresa, sobremesas, que serão comercializados tanto no almoço, quanto no jantar.

Em comemoração aos 10 anos de atuação da Abrasel Regional Juiz de Fora, inovamos o Festival com o tema: Caminhos do Ouro. Este tema refere-se à saga da penetração bandeirante
pelo sertão mineiro através das trilhas abertas pelos pioneiros desde o século XVII e as estradas rasgadas no território por seus seguidores para escoamento da riqueza durante o Ciclo do Ouro até o final do século XIX. Atualmente parte deste trecho é o Caminho Novo que foi certificado como novo circuito indutor no Salão Mineiro de Turismo.

Atualmente o JF Sabor consta no calendário de eventos da cidade sendo aguardado com grande expectativa: pelos associados, pela imprensa e principalmente pelo público, ansioso por degustar das novidades gastronômicas com pratos diferenciados, criados exclusivamente para o evento, com preços promocionais. Simultaneamente ao Festival, serão promovidos eventos paralelos, com o objetivo de possibilitar maior integração e ampliar as opções de participação no evento:

  • Todas as segundas-feiras, durante o festival – Harmonização de cervejas artesanais com queijos finos no Mr. Tuga’s;
  • 25 de setembro de 2010 (sábado) – Deguste JF na Praça Antônio Carlos;
  • 10 a 17 e outubro de 2010 – Projeto Semana da Criança Solidária;
  • 16 de outubro de 2010 (sábado) – Chopparatona 2010;
  • 19 de outubro de 2010 (terça-feira) – Quis Caminho do Ouro na Sapore Pizzaria;
  • 27 de outubro de 2010 (quarta-feira) – Campeonato de degustação de cerveja à cega no Bodega do Tropeiro.

Lista dos restaurantes participantes do 10ºJF Sabor:

JUIZ DE FORA

1. 14 Beer Restaurante
2. A Tal da Esfiha
3. Alster Prime Burguer
4. Arigatô
5. Assunta Forneria
6. Babbo Giabba
7. Bacco
8. Bar Pró-Copão
9. Bardô
10. Bodega do Tropeiro
11. Brasador Steakhouse
12. Brasão
13. Cervejaria Barbante
14. Chimarron
15. Churrasqueira Alto dos Passos
16. Churrasqueira São Mateus
17. Costelaria Giramondo
18. Diamantina
19. Esparta – Victory Suítes
20. Espeto & Cia
21. Estação Grill
22. Frango Frito
23. Gerimum Bistrô
24. Informal Bar
25. Japa Temaki
26. Kidelícia
27. La Belle
28. La Caprese
29. Mamma Roma
30. Mercearia Bar
31. Mr. Tuga’s
32. Nectar Bistrô
33. Picanha, Pimenta & Pinga
34. Poleiro do Galo
35. Restaurante Vaporetto
36. Sabor a Mais
37. Salsa Gourmet
38. Salsa Parrilla
39. Santa Hora Bar
40. Sant’Antonio Bistrô
41. Sapore Pizzaria
42. Spoleto
43. Super Pizza
44. Til Cozinha Contemporânea
45. Vaporetto Express

IBITIPOCA / LIMA DUARTE

46. Cleusa’s Bar
47. Oliva Bistrô
48. Via Veneto – Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer

MATIAS BARBOSA

49. Village Haras Morena Wood House Restaurante

PIACATUBA / LEOPOLDINA

50. Bom Gosto

Mais informações:

Assessoria de Imprensa
Abrasel Regional Juiz de Fora

(32) 3218-4080
(32) 3214-4066
secretariajf@abrasel.com.br
abraseljf@abrasel.com.br


*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.teclasap.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/comida.jpg através de pesquisa na internet.

*As informações sobre o 10º JF Sabor retirei do site http://jfsabor.com.br/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s