Julie & Julia

Acabo de assistir este filme… confesso a vocês que não consegui assisti-lo nos cinemas e ainda não havia conseguido alugar na locadora, mas aproveitei minhas férias em Juiz de Fora para reservá-lo em um dia de semana e dedicar minha noite a "culinária francesa"… e bem que se eu tivesse alguma aptidão para a cozinha tentaria pelo menos fazer alguma daquelas deliciosas receitas…
 
Julie & Julia
 
 
Sinopse
Meryl Streep é Julia Child e Amy Adams é Julie Powell na adaptação da escritora e diretora Nora Ephron de duas autobiografias de sucesso: Julie & Julia de Powell e My Life in France, de Julia Child com Alex Prud’homme.

Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas… até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.

Crítica
 

Meryl Streep interpreta a cozinheira que ajudou a emplacar a cozinha francesa nos EUA

Cíntia Bertolino 

 

Julie & Julia começa com uma cena emblemática, um episódio que marcaria de forma incontornável a vida de Julia Child (1912-2004). Ao desembarcar em Rouen, com destino a Paris, no final dos anos 40, Julia (Meryl Streep) tem sua primeira refeição em solo francês: um linguado tão espetacularmente bem preparado, tão cheio de manteiga, que quase a levou às lágrimas.

Do outro lado do Atlântico, décadas depois, Julie Powell (Amy Adams) tem um emprego monótono, um marido carinhoso (Chris Messina) e uma vida tão sem sobressaltos que chega a ser exasperante. Profundamente entediada e desesperada para fazer algo diferente ela cria um blog batizado de Julie/Julia Project – na vida real, inaugurado em 2003.

Para levar a cabo o projeto, ela se dispôs a preparar as 524 receitas de Mastering the Art of French Cooking, a bíblia da comida francesa traduzida às donas de casa americanas por Julia Child, e registrar no blog suas impressões.

Escrito e dirigido por Nora Ephron, uma das grandes sacadas do filme é justamente entrelaçar a história de Julia e Julie, apesar do tempo que as separa na realidade. A parte de Julia foi inspirada no livro de memórias My Life in France; a de Julie no livro Julie & Julia que começou como o blog citado aí em cima, em que a autora narra parte de sua vida, as delícias e os fracassos de tentar reproduzir alguns clássicos da gastronomia francesa, das receitas mais simples às mais trabalhosas, numa cozinha minúscula no Brooklyn.

O filme intercala a vida de Julia na França e a descoberta do que ela realmente gostava de fazer na vida, comer e cozinhar, com os percalços iniciais até chegar ao sucesso do blog de Julie nos Estados Unidos.

Bem resolvido e bastante divertido, Julie & Julia é um chick flick com potencial para agradar muito marmanjo, graças ao roteiro de ótima estrutura narrativa. De fato, uma das grandes qualidades do filme está no roteiro e na forma como foi possível equilibrar uma história mais rica e atuação igualmente mais empolgante, a de Julia/Meryl, com outra mais banal, com atuação apenas correta.

Embora Amy Adams tenha dado vida a uma Julie mais doce que a da vida real, Meryl Streep está impressionante. Ela conseguiu captar a essência da grandalhona de quase 1,90m de altura e voz de personagem de desenho animado – quem duvida pode tirar a prova em alguns dos episódios de The French Chef, programa de culinária da década de 60 estrelado pela Julia Child real, disponíveis no YouTube.

E nesse papel Meryl tem uma atuação grandiosa, em todos os sentidos, aliás. A produção usou vários artifícios para aumentar o 1,70m da atriz. Ela convence tanto no papel central, que, se a encontrasse por aí, diria: "Meryl, me faz um suflê?".


*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.miolao.com/blog/wp-content/uploads/2009/11/julie_and_julia_ver2_xlg.jpg através de pesquisa na internet.

*A sinopse do filme retirei do site http://www.cinepop.com.br/filmes/julieejulia.htm através de pesquisa na internet.

*A crítica do filme "Julie & Julia" retirei do site http://omelete.com.br/cinema/critica-julie-julia/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo, Gastronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Julie & Julia

  1. мãє disse:

    Linda história… adoraria experimentar as receitas que são feitas no filme… deu até àgua na boca… uhmmm

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.