Ok, você venceu. Mas e agora Obama?

Barack Obama é eleito presidente dos Estados Unidos

É uma nova América. Obama será empossado no dia 20 de janeiro. O primeiro presidente negro do país reacendeu o sonho americano.

Lília Teles | Nova York

Mudam os Estados Unidos, muda o mundo. Há um novo eleito na Casa Branca. O presidente negro, o candidato da mudança. Um Obama estadista, concentrado, fez o discurso da vitória já apontando as tarefas pela frente. Foi um discurso realista, mas que manteve acesa a esperança da grande maioria que o elegeu.

Ele falou de números, do sofrimento da classe média, da crise e das urgências da sociedade americana. Pediu união, esforço, para vencer os enormes desafios.

Durante toda a madrugada, urnas foram abertas. Em quase todas elas, o nome vencedor era do senador democrata. A cada estado-chave conquistado, as chances do candidato republicano John McCain diminuíam. Barack Obama avançava.

Às 2h17, horário de Brasília, deste 5 de novembro de 2008, John McCain discursou. Reconheceu a derrota. Desejou sorte ao novo presidente dos Estados Unidos. É um dia histórico, uma vitória sólida. Uma expressão segura do fim de uma era e do começo de um novo tempo.

É uma nova América. Barack Obama, senador pelo estado de Illinois, de 47 anos, vai ser empossado no próximo dia 20 de janeiro. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos reacendeu o sonho americano.

Foi um discurso firme, emocionante. Com uma forte mensagem de união e esperança. Milhares de pessoas reunidas no parque em Chicago esperavam por esse momento desde o início da apuração, ontem à noite.

O presidente eleito Barack Obama fez muita gente chorar na multidão. Depois, as famílias celebraram a vitória no palco, se abraçaram. Foi tudo muito comovente, inclusive o discurso do candidato derrotado John McCain.

No Arizona, o republicano John McCain já reconhecia a derrota. Ao lado da mulher, Cindy e da parceira, Sarah Palin, o senador elogiou Barack Obama e disse que as diferenças entre os dois terminaram hoje e que trabalhará com Obama por um país melhor.

McCain disse sentir muito que a avó de Obama não tenha assistido ao dia mais importante da vida do neto. Disse reconhecer a importância da vitória de Obama para os negros deste país. Foram muitos de injustiças, ele diz, que mancharam a história dos Estados Unidos.

Mas era pelo discurso de vitória de Barack Obama que o mundo esperava assistir. Cada palavra veio carregada de emoção.

Obama diz: “Se existe alguém lá fora que ainda tinha dúvidas de que a América é o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda imagina que o sonho de nossos fundadores ainda está vivo, que ainda questiona o poder da nossa democracia, esta noite é a resposta”.

Ele agradece a cada eleitor que formou fila pelo país: ricos, pobres, negros e brancos, hispânicos e asiáticos, e diz: “Nós somos e sempre seremos, os Estados Unidos da América. Hoje à noite, por causa desse dia, dessa eleição, neste momento decisivo, a hora da mudança chegou para a América”.

Obama agradece ao parceiro Joe Biden, o futuro vice-presidente dos Estados Unidos. E faz uma declaração de amor à mulher Michelle: “Eu não estaria aqui esta noite sem o apoio incondicional da minha melhor amiga dos últimos 16 anos, a rocha da minha família, o amor da minha vida, a próxima primeira-dama da nação, Michelle Obama”. Às filhas Sasha e Malia, avisa que elas ganharam um cachorrinho para acompanhá-las à Casa Branca.

A lembrança emocionada da avó: “Apesar de não estar mais como a gente, eu sei que minha avó nos assiste, junto com a família que me fez quem eu sou. Eu sinto falta deles esta noite”.

E Obama declara: “Mas acima de tudo, eu nunca vou esquecer a quem esta vitória realmente pertence. Ela pertence a vocês. Ela pertence a vocês. Essa vitória é de vocês”.


*As imagens ilustrativas deste post retirei do blogspot  Táxi em Movimento do amigo Jorge Schweitzer.
*As informações sobre os desafios ao novo Presidente dos EUA retirei do site http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL850012-16020,00-BARACK+OBAMA+E+ELEITO+PRESIDENTE+DOS+ESTADOS+UNIDOS.html através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s