Sem Medo de Morrer

Assisti este filme e recomendo…

Sem Medo de Morrer
(The Life Before Her Eyes)
 

Elenco: Uma Thurman, Evan Rachel Wood, Sherman Alpert, Eva Amurri, J.T. Arbogast, Zachary Booth, Emily Rose Branigan, Gabrielle Brennan.

Direção: Vadim Perelman

Gênero: Thriller

Duração: 90 min.

Distribuidora: Califórnia Filmes

Estréia: Direto em DVD – Outubro 2008

Sinopse: Imaginativa, impetuosa e selvagem, Diana (Evan Rachel Wood) mal pode esperar sua vida adulta começar. Enquanto os últimos dias do colégio na luxúria da primavera vão passando, Diana testa seus limites com sexo e drogas sendo observada por sua conservadora amiga Maureen (Eva Amurri). Mas a aura de invencibilidade de Diana é quebrada quando um ato de violência se inicia na escola, mudando para sempre a vida das duas melhores amigas.
Quinze anos mais tarde, uma Diana crescida (Uma Thurman) continua tentando conviver com os traumáticos eventos daquele dia fatídico.
Aparentemente, a Diana adulta criou uma um quadro perfeito para ela. Continua vivendo num subúrbio adormecido em Connecticut, onde cresceu com seu marido Paul, um professor do colégio local. Sua bela e jovem filha, Emma, é inteligente, criativa, e possui a veia independente feroz que lembra a sua mãe. Mas nada está bem quando o aniversário do seu trauma adolescente se aproxima e a escuridão da qual Diana tenta escapar fica próxima. Para completar, seu marido se tornou cada vez mais ausente, sua filha está tentando se esconder dos professores e, pior de tudo, o próprio senso de realidade de Diana está enfraquecendo.

Curiosidades:
» Do mesmo diretor de ‘A Casa de Areia e Névoa’.

O ciclo da vida

Há situações na vida das pessoas que fazem com que repensemos tudo o que passamos e reavaliemos nossas escolhas. O tema de Sem Medo de Morrer (The Life Before Her Eyes) é o ciclo da vida, enquanto uma mulher passa por um momento dessa magnitude. O título original (“A Vida perante os Olhos”) faz muito mais sentido do que o nome escolhido para a versão nacional do DVD, que pode parecer um suspense de quinta.

Para narrar uma história tão cheia de reflexão por parte da protagonista, o diretor Vadim Perelman (Casa de Areia e Névoa) utiliza-se de vários enquadramentos que podem ser classificados como natureza-morta: ele nem sempre mostra os personagens e deixa a câmera focar-se em flores ou frutas, por exemplo. O triunfo do cineasta ucraniano está em conseguir dar lirismo sem que o ritmo do filme fique arrastado.

Outro mérito técnico que merece comentário é a direção de fotografia de Pawel Edelman (O Pianista). O trabalho de luz e sombra integra-se muito bem às tais naturezas-mortas. Por outro lado, a trilha musical incidental poderia contribuir para salientar o paralelismo entre a Diana adulta e a Diana adolescente. Uma canção grunge enquanto a jovem Diana está na cama com seu namorado apenas acrescentaria qualidades ao filme.

Por não responder claramente a todas as questões, o desfecho de Sem Medo de Morrer pode parecer esquisito e até trapaceiro. Se o leitor tiver a mesma dificuldade de compreensão que esse crítico teve em um primeiro momento, o convite é que haja uma reflexão sobre os acontecimentos para perceber a interessante surpresa final.


A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.cinepop.com.br/filmes/semmedodemorrer.htm através de pesquisa na internet.

A resenha do filme Sem Medo de Morrer retirei do site http://www.homemnerd.com/resenha.php?id=5843 através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s