“Última parada, 174” é indicado para disputar uma vaga no Oscar 2009

 

O ator Michel Gomes, que atua em grupos de teatro da periferia do Rio, vive Sandro do Nascimento em "Última parada, 174"
O Brasil inteiro parou diante da televisão na tarde de 12 de junho de 2000, para acompanhar o seqüestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro. Em plena luz do dia, o adolescente de rua Sandro do Nascimento entra armado no coletivo, rende os passageiros e, por quatro horas, aterroriza todas as vítimas com ameaças de morte. A polícia cerca o local e, depois de inúmeras tentativas, sem sucesso, de reverter a situação, o final é trágico: uma mulher feita refém e o jovem são mortos. Além da versão oficial e das imagens ao vivo pela TV, o país conheceu outro lado da história no documentário Ônibus 174, de José Padilha, que contou a trajetória de discriminação, prisão e exclusão do assaltante.

 

"Última parada, 174" é indicado para disputar uma vaga no Oscar 2009

O filme do diretor Bruno Barreto conta a história real do seqüestro de um ônibus, no Rio de Janeiro, que teve repercussão internacional.

A história real do seqüestro do ônibus, no Rio de Janeiro, teve repercussão internacional. Agora, tem que conquistar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O cinema imita a vida e reconstitui uma história que mobilizou o país no dia 12 de junho de 2000. A televisão até transmitiu ao vivo o seqüestro de um ônibus no Rio de Janeiro.

Com o filme, o diretor Bruno Barreto concorre pela segunda vez, para estar entre os finalistas ao Oscar de melhor filme estrangeiro. “Como uma criança inocente se transforma no inimigo público numero um. Isso é que me deu a vontade de contar aquela historia, mas começando lá de trás, mostrando a trajetória desse menino”, comenta o diretor Bruno Barreto.

"Última Parada, 174" conta a vida de Sandro do Nascimento que seqüestrou o ônibus. O personagem central do filme foi um sobrevivente da chacina que aconteceu na Candelária, no Centro do Rio. Nesse lugar, a repórter Sandra Passarinho conversou com Michel Gomes, o protagonista do filme.

Michel era criança em julho de 1993, quando oito jovens moradores de rua foram assassinados, enquanto dormiam, em frente à igreja da Candelária.

O Oscar não é um estranho para ele, que participou do filme Cidade de Deus, que teve quatro indicações ao prêmio. Nesse novo filme, o ator faz o papel principal. O ator Michel Gomes conta como foi o teste para conseguir o papel.

“Me pediram um improviso dentro do ônibus. ‘O que você faria se você fosse assaltar um ônibus?’. O Bruno falava para mim: ‘você não precisa entrar no personagem, você é o personagem’. Isso que era mais importante, porque eu me sentia mais tranqüilo e não tinha que forçar a barra”.

O jovem diz que não se identifica com o personagem, porque é completamente diferente dele. O ator estuda, trabalha e tem uma família, mas sabe o que é ser pobre: “eu acho que isso é a realidade, é o nosso dia-a-dia. Acho que o filme tem a cara do Rio de Janeiro e tem a cara do Brasil”, afirma o ator Michel Gomes.


A imagem ilustrativa deste post retirei do blogspot http://suvacodecobrahiphop.blogspot.com/2008/06/174-ultima-parada.html através de pesquisa na internet.
 
As informaçoes sobre a indicação do filme "Última parada, 174" ao Oscar 2009 retirei do site http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL762807-16020,00-ULTIMA+PARADA+E+INDICADO+PARA+DISPUTAR+UMA+VAGA+NO+OSCAR.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s