11 de Setembro: Sete anos depois, terrorismo já não é principal ameaça mas está nas prioridades

 

11 DE SETEMBRO

Passados 7 anos do 11/9, a reconstrução do Marco Zero continua atrasada
 

Sete anos depois da destruição do World Trade Center nos atentados de 11 de setembro, as complicações administrativas, logísticas e financeiras atrasam cada vez mais a reconstrução do chamado "Marco Zero", onde sequer as fundações da obra foram concluídas.

Do majestoso projeto arquitetônico aprovado pelo governador do Estado de Nova York, George Pataki, em setembro de de 2006, apenas as estruturas metálicas da "Torre da Liberdade" (que devem chegar a 541 metros de altura), começaram a sair das entranhas da terra no local onde cerca de três mil pessoas encontraram a morte nos mais trágicos atentados da história dos Estados Unidos.

No lugar das outras três torres desenhadas pelos arquitetos Norman Foster, Richard Rogers e Fumihiko Maki, as escavações ainda estão em curso.

A construção da estação de metrô do World Trade Center está ao sabor da conjuntura econômica e a primeira viga metálica do Memorial do 11/9 foi colocada nesta terça-feira para uma inauguração prevista para… 2011.

O bairro voltou a atrair novos empreendimentos e habitantes, mas o número de pessoas empregadas no comércio que vive à sombra do "Marco Zero" é inferior ao que era antes de 2001, quando as Torres Gêmeas ainda dominavam o horizonte de Manhattan, segundo a associação comunitária "Downtown Alliance".

Isso se deve em parte ao fracasso da reconstrução ou reforma das infra-estruturas de transporte desde os ataques.

Os donos das lojas locais reclamam porque os engenheiros encarregados vivem revisando os projetos de reconstrução, com o objetivo de economizar dinheiro.

O orçamento inicial para a reconstrução do "Marco Zero" foi fixado em 15 bilhões de dólares, mas as as organizações que acompanham o projeto já calculam os gastos em pelo menos 18 bilhões.

Chris Ward, diretor da autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey, prorpietária da fatídica zona, indicou em junho passado que "o calendáro e o custo de cada um dos projectos públicos do local enfrenta atrasos significativos e adiamentos ".

A regulamentação da cidade de Nova York para inspecionar todos os veículos que ingressam na zona em busca de explosivos também preocupa os residentes que temem que o excesso de segurança, embora necessária, possa repercutir demais na vida dos moradores e pequenos comerciantes. 

11 DE SETEMBRO NOS CINEMAS

(veja quais filmes abordaram o ataque aos EUA)

FAHRENHEIT 11 DE SETEMBRO (Fahrenheit 9/11, EUA, 2004)

 
Michael Moore investiga como os EUA se tornaram alvo de terroristas a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001. Além disso, o documentário traça paralelos entre as duas gerações da família Bush e, também, as relações entre George W. Bush e a família de Osama Bin Laden.
Do mesmo diretor de Tiros em Columbine, Fahrenheit 11 de Setembro ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

AS TORRES GÊMEAS (World Trade Center, EUA, 2006)

 
O drama acompanha os policiais John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Pena). Na manhã dos atentados de 11 de setembro, eles ficaram presos sob os escombros. Ao mesmo tempo em que mostra o drama vivido pela dupla em meio aos escombros, o filme também mostra a expectativa vivida pelos familiares cujos parentes estão desaparecidos, especialmente das esposas dos protagonistas, Donna McLoughlin (Maria Bello) e Allison Jimeno (Maggie Gyllenhaal).

11 DE SETEMBRO (11’09"01, Reino Unido/ França, 2002)

 
Onze diretores (Youssef Chahine, Amos Gitai, Alejandro González Iñárritu, Shohei Imamura, Claude Lelouch, Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Mira Nair,
Idrissa Ouedraogo, Sean Penn, Danis Tanovic) reuniram-se para dar 11 pontos de vista diferentes sobre o ataque terrorista ao World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001. Cada diretor se comprometeu a dar US$ 400 mil para a produção e, em troca, teve total liberdade para criar seu episódio.

VÔO 93 (Flight 93, EUA, 2006)

 
Produzido para a TV. O filme conta a história dos passageiros presentes no Vôo 93 da United Air Lines, que, em 11 de setembro de 2001, estava a caminho de São Francisco até ser seqüestrado por três terroristas, cujo plano era jogar o avião comercial na Casa Branca. Dos quatro aviões controlados por terroristas naquela manhã, somente este não conseguiu atingir seus alvos porque os passageiros tentaram tomar o controle da aeronave.

*As informações sobre os ‘Sete anos do 11 de setembro’ retirei do site http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080910/mundo/eua_ataques_terrorismo11setembro através de pesquisa na internet.

*As informações sobre os filmes com a temática do 11 de setembro retirei dos sites abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.cineclick.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=11862, http://www.cineclick.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=13790, http://www.cineclick.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=10825 e http://www.cineclick.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=14092

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 11 de Setembro: Sete anos depois, terrorismo já não é principal ameaça mas está nas prioridades

  1. EternaApaixonada disse:

    Querida Mariana, Consegui acessar direto do meu blog, que bom, pois pelo spaces estou com dificuldades.O seu space está linkado lá e eu vejo quando atualiza, assim posso voltar aqui.Mais um post fantástico! Trouxe a história e o desenrolar da atualidade!Quanto aos filmes assisti todos, pois foi um dos momentos mais tristes que vivi…Eu tinha passado por uma cirurgia de duas hérnias de disco e fiquei acamada por mais de noventa dias. Meu contato com o mundo se resumia pela TV ligada em noticiários e meu notebook.Assisti ao vivo os ataques! E depois disso passei a ver todas as matérias decorrentes…Tive uma recuperação muito sofrida, pois não podia me mexer e assistir ao sofrimento… Nunca me esquecerei…Beijos minha querida amiga!Fica com Deus e meu carinho!Helô

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s