A Fantástica Fábrica de Chocolate

 

 

Acabei de descobrir que o filme Fantástica Fábrica de Chocolates foi filmada em 1971.
 
Um clássico dos anos 70, passei a minha infância toda pensando que todas as fábricas de chocolate eram como aquela. Esse filme marcou história, marcou o tempo, marcou a minha infância!! Claro que em 71 eu ainda não tinha nascido, pois sou de 82. E mesmo assim, não me lembro quando foi a 1ª vez que eu assisti a esse filme, a unica coisa que lembro é que não parei de assistir!!
 
Fizeram a refilmagem no ano passado, mas eu não tive coragem de assistir, pois os comentários que escutei não foram dos mais agradáveis e me disseram que perderam com a essência e a mensagem do filme. Neste feriado aluguei filmes relacionados a culinária/gastronômia e não pude deixar de colocar na lista "A Fantástica Fábrica de chocolate". Esta noite, pra distrair a minha cabeça, decidi colocar o filme e ver tudo: filme, documentário, filmagem… ou melhor, todos os extras e bonus que o DVD traz com muitas curiosidades.
 
Bom, o filme me emocionou, pois não tem como não ficar tocada com a honestidade de Charlie e a preocupação de seu avô. Na parte de extras, depois de 30 e tantos anos, as crianças que fizeram o filme falam como foi fazer essa filmagem e como as coisas foram acontecendo a eles. Charlie, que era loiro de olhos azuis, se tornou um cara magro, quase ruivo e com um bigodão… um cara feio… mas por trás daquele bigode, dá pra ver a mesma expressão do rosto que ele tinha quando pequeno. E, o que mais me chamou a atenção foi o ator Gene Wilder, que além de ter feito o próprio Willy Wonka, atuou em A Dama de Vermelho…, hoje ele está com seus 75 anos e juro que me emocionei ao vê-lo daquele jeito. É engraçado como a imagem das pessoas ficam em nossas mentes e nem pensamos que elas também envelhecem …
 
Pra vocês verem, o filme é mais velho que eu… e é completamente inesquecível!!! Quem puder, compre o antigo, o original. Ele foi baseado num livro e vale a pena ter em casa.
 
 
Premiações

– Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino.

– Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Trilha Sonora.

– Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator – Comédia/Musical (Johnny Depp).

– Recebeu 4 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Produção, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais.

– Recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Canção – Filme ("Wonka’s Welcome Song"). 

 

Curiosidades
 
– Este é o primeiro e último filme em que Peter Ostrum, intérprete de Charlie Bucket, atuou. Quando cresceu ele tornou-se veterinário.

– Quando foi lançado originalmente nos cinemas americanos, a responsável pela sua distribuição foi a Paramount Pictures. Porém, todas as exibições posteriores de A Fantástica Fábrica de Chocolate, seja ela na TV, em vídeo ou nos próprios cinemas, foram realizadas pela Warner Bros.

– Martin Scorsese, Gary Ross, Rob Minkoff e Michael Caton Jones estiveram cotados para dirigir o filme.

– Robin Williams, Dustin Hoffman, Nicolas Cage, Steve Martin, Christopher Walken e Michael Keaton estiveram cotados para interpretar o personagem Willy Wonka.

– Este é o 4º de 6 filmes em que o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp trabalham juntos. Os demais foram Edward Mãos-de-Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva-Cadáver (2005) e Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007).

– Em entrevistas Johnny Depp declarou que se inspirou na fase de reclusão do diretor Howard Hughes e também no glamour dos astros de rock dos anos 70 para compôr o personagem Willy Wonka.

– Este é o 3º de 5 filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos. Os demais foram Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Noiva-Cadáver (2005) e Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007).

– Este é o 2º de 3 filmes em que o diretor Tim Burton e o ator Christopher Lee trabalharam juntos. Os demais foram A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) e A Noiva-Cadáver (2005).

– Johnny Depp ficou tão impressionado com o desempenho de Freddie Highmore em Em Busca da Terra do Nunca (2004) que convenceu o diretor Tim Burton a dá-lo o papel de Charlie Bucket.

– O personagem Dr. Wonka foi criado especialmente para o filme, na intenção de dar ao personagem Willy Wonka um pouco de história familiar.

– A Nestlé providenciou 1850 barras de chocolate verdadeiro para os sets de filmagens.

– Foram usados 206.563 galões de chocolate falso para compôr o rio de chocolate.

– Refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971).


*A imagem ilustrativa deste post retirei do spaces http://meumundoenadamais.spaces.live.com e do site http://www.falhanossa.com/FabricachocolateIngGig.jpg através de pesquisa na internet.
 
*As informações sobre o filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ retirei do site http://www.adorocinema.com/filmes/fantastica-fabrica/fantastica-fabrica.asp através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Fantástica Fábrica de Chocolate

  1. Jan disse:

    O filme é ótimo e o J Depp é como sempre maravilhoso em todos seus filmes.

  2. Jan disse:

    A Vitoria de 6 anos adorou o filme e é uma fã de vc J depp.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s