Dia Mundial da Saúde

 
Dia Mundial da Saúde
 

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.

Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Vida Saudável

    A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano, é sinônimo de vida. Por isso, é importante que você procure ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre. Aqui estão alguns deles:

    Alimentação adequada

    A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina. Proteínas, hidratos de carbono (açúcares), gorduras, vitaminas e sais minerais, que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.

    Hambúrguer com refrigerante e cachorro-quente com fritas podem parecer apetitosos e irresistíveis, mas não são a base da alimentação. O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. Já as frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e sais minerais.

    Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.

    Veja alguns alimentos importantes para a boa saúde e sua contribuição para o organismo:

    • Vitamina C – limão, caju, laranja, folhas verdes etc.
    • Sais Minerais – tomate, maçã, legumes, folhas etc.
    • Potássio – banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite etc.
    • Cálcio – leite e seus derivados, repolho, alface, feijão etc.
    • Vitamina A – cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui etc.
    • Fibras – hortaliças em geral, legumes, frutas e cereais.
    • Ferro – vagem, espinafre, couve, folha de nabo, brócolis.

    A falta destes alimentos pode causar problemas à saúde: fraqueza, resfriados, anemia, ossos e dentes fracos, pele feia, entre outros.

    Mas atenção! A alimentação deve ser adequada à idade da pessoa e as quantidades dos alimentos não podem ser insuficientes nem excessivas. Ovos, por exemplo, contêm colesterol. Se você ingeri-los em grande quantidade ou com muita freqüência, estará aumentando seu colesterol, uma substância presente no sangue que em excesso pode entupir artérias e provocar problemas de circulação. Gorduras animais também têm o mesmo efeito na corrente sangüínea. Por isso, não se deve abusar de alimentos como creme de leite, manteiga, queijo tipo prato, banha, frituras, entre outros.

    Cuidado com a auto-medicação

    Na hora de se medicar, evite tomar remédios por conta própria ou seguir conselhos de amigos ou balconistas de farmácia. A pessoa mais indicada para receitar um medicamento é o médico. A auto-medicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

    Evite comprar medicamentos em feiras, camelôs e em farmácias e drogarias que você não conhece. Fique atento também com promoções e liquidações, pois preços muito baixos podem indicar que o medicamento tem origem duvidosa.

    Não esqueça de verificar na embalagem do remédio:

    • Se consta a data de validade
    • Se o nome do produto pode ser lido facilmente.
    • Se não há rasgos, rasuras ou alguma informação que tenha sido apagada ou raspada
    • Se consta o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia . O registro do farmacêutico responsável deve ser do mesmo Estado em que a fábrica do medicamento está instalada.
    • Se consta o número do registro do medicamento no Ministério da Saúde;
    • Se o número do lote, que vem impresso na parte de fora, é igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna;
    • Se você suspeitar que o remédio é falsificado, ligue para o Disque Saúde e peça orientação. O número é 0800-611997 e a ligação é gratuita.

    Higiene

    Cuidando de sua higiene pessoal, você estará cuidando também de sua saúde. São hábitos de higiene:

    • Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao sanitário e ao voltar da rua
    • Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e ao deitar
    • Manter a casa sempre limpa e varrida
    • Lavar diariamente os vasos sanitários
    • Colocar o lixo em sacos plásticos, sempre fechados e em locais adequados
    • Ir ao dentista e ao médico pelo menos uma vez ao ano
    • Tomar apenas água filtrada ou fervida

    Sono tranqüilo e regular

    O sono é parte essencial da vida, pois é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. Não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa. Aqui vão alguns conselhos para preservar um bom sono.

    • Durma apenas o necessário para sentir-se recuperado. Muito tempo na cama interfere na qualidade do sono na noite seguinte.
    • Tenha horário regular para levantar sete dias por semana.
    • Não tome bebidas com cafeína à noite. O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola (Coca e Pepsi) estimulam o sistema nervoso.
    • Pare de fumar ou não fume à noite. A nicotina tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso e é prejudicial ao sono.
    • Não tome bebidas alcoólicas à noite. Pode prejudicar a respiração, estimular o ronco e sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica.
    • Durma em ambiente escuro, silencioso, bem ventilado e com temperatura agradável.
    • Não durma com fome.
    • Não faça refeições pesadas até três horas antes de dormir. Prefira refeições leves à noite.
    • Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono. Procure uma atividade fora da cama e só retorne quando sentir novamente sono.

    Prática regular de exercícios

    Andar, falar, trabalhar e alimentar-se são atividades que exigem uma condição física normal do indivíduo. Entretanto, a maioria das pessoas sente-se cansada quando faz um exercício mais desgastante, como subir escadas, por exemplo.

    Praticar esportes é um hábito saudável, que contribui para que o indivíduo adquira uma boa condição física, estando melhor preparado para atividades que requerem um esforço maior. Mas aí vai um toque: os especialistas recomendam que os esportes sejam praticados regularmente, em três ou mais dias na semana, durante pelo menos 30 minutos seguidos.

    Outras vantagens da prática de esportes regular são:

    • trabalho mais eficiente de coração e pulmões;
    • fortalecimento dos músculos, que se tornam mais resistentes e ágeis;
    • aumento da capacidade vital;
    • prevenção da obesidade e do envelhecimento prematuro e
    • melhor condição psicológica, alegria de viver.

    A boa condição física dá-nos mais disposição para o lazer, maior resistência contra doenças e maior rendimento nas tarefas diárias. O quadro abaixo, sobre prática de exercícios físicos, apresenta dados interessantes.

    Apesar de vivermos num mundo moderno e dinâmico, é comum encontrar pessoas que levam uma vida sedentária, isto é, não praticam exercícios, têm alimentação inadequada e falta de disposição para as atividades físicas simples. O sedentarismo contribui para a obesidade, eleva os níveis de gordura no sangue e a pressão arterial.

    Ao praticar exercícios, você estará diminuindo os riscos de doença. Mas lembre-se de que os exercícios devem ser praticados com moderação. É comum, sobretudo entre os jovens e atletas, a vontade de ter um corpo bem modelado e forte. E para isso às vezes eles recorrem ao uso de substâncias denominadas esteróides, que melhoram a força e o desempenho do corpo. Só que os efeitos colaterais são muito graves: agressividade, doenças cardíacas, disfunções sexuais, calvície, diminuição da expectativa de vida, entre outros.

    E aí vai um dica final: não esqueça de consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, para saber qual a atividade mais adequada ao seu corpo e ao seu organismo.

    Você encontra mais informações sobre o assunto no livro Educação Física – Desportos, de Hudson Ventura Teixeira – Editora Saraiva. Para pesquisas sobre o sono, consulte www.sono.com.br ou www.clinicadosono.com.br.


    *A imagem ilustrativa retirei do site http://www.diario-universal.com/2007/04/dia-mundial/dia-mundial-da-saude/ e do site http://www.eb23-ribeirinha.rcts.pt/imagens/RODA_ALIMENTOS.JPG através de pesquisa na internet.

    *As informações sobre o ‘Dia Mundial da Saúde’ retirei do site http://www.ibge.com.br/ibgeteen/datas/saude/home.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s