Via Sacra… Caminha Sagrado… Via Rápida de Jesus… No caminho da tua vida há momentos que te marcam… Nascer, Crescer, Estudo, Oração, Alegria, Sofrimento, Amizade, Vocação, Trabalho, Desilusão, Coragem, Envelhecer, Avançar, Morrer, Ressuscitar!

A VIA SACRA

A Via Sacra é uma oração forte porque nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora. De modo perfeito e heroico, o SENHOR aceitou a Cruz para Redimir e Salvar todas as gerações, demonstrando uma profunda obediência ao SANTO PAI e um infinito Amor à humanidade.

Normalmente a reza é feita as Quartas-feiras e Sextas-feiras no período da Quaresma. Todavia, por sua importância e valor espiritual, deveria ser rezada nos demais meses do ano, por todos aqueles que se sentirem sensibilizados à amenizar as dores do Redentor e quiserem se irmanar aos sofrimentos de JESUS, penitenciando-se de suas próprias culpas e das transgressões da humanidade.

Rezar a Via Sacra é reviver na mente e no coração, a grandeza do Amor de DEUS, que para Salvar e Redimir a humanidade de todas as gerações, entregou o seu Divino FILHO em holocausto, como Vítima Perfeita para lavar os pecados de todos nós!

PRIMEIRA ESTAÇÃO

“JESUS É CONDENADO À MORTE”

Estava definitivamente concretizado o mais absurdo e abominável processo de julgamento que se tem notícia, jamais igualado em sordidez, em torpeza e na vergonhosa baixeza de seus critérios, envolvendo testemunhas preparadas, com acusações falsas que conduziu à decisão condenatória.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS, e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Judas Iscariotes traiu seu próprio amigo, entregando JESUS para ser preso. Os soldados agarraram o SENHOR e O levaram diante de Pilatos, para ser julgado.Apresentaram falsas acusações e influenciaram a multidão para pedirem a condenação DELE à morte.

E para agradar à multidão, Pilatos deixou que levassem JESUS para ser crucificado.

O que aconteceu com JESUS está acontecendo hoje com a família. Poucas vozes se levantam para defender a instituição familiar. A “multidão”, formada pela mentalidade do poder, da comunicação enganosa, vai desunindo as pessoas, jogando filhos contra os pais, na busca de auferir vantagens e em nome de uma liberdade que mata e escraviza, vai crucificando e destruindo as famílias.

Em algumas famílias, os filhos saem de casa para procurar trabalho e escola. Mas, em muitas famílias, jovens saem para “experimentar a liberdade”. E os pais sofrem com a falta de juízo dos filhos e se entristecem com suas experiências ousadas, sentindo a vergonha envolver o seu corpo e a alma.

CANTO:

A morrer crucificado/ Teu JESUS é condenado/ Por teus crimes, pecador/ Por teus crimes, pecador.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ perdoai ó meu JESUS.

SEGUNDA ESTAÇÃO

“JESUS CARREGA A SUA CRUZ”

A Cruz é um antigo instrumento bárbaro de suplício, usado por vários povos para executar os condenados à morte. JESUS recebeu a sua Cruz, um grosso e pesado madeiro que apoiou no ombro.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Diante de Pilatos, algumas pessoas gritavam em defesa de JESUS. Mas a multidão gritava mais forte, pedindo que ELE fosse crucificado, e a gritaria venceu!

E JESUS saiu carregando a Cruz para o lugar chamado Calvário.

Quem faz maldade aos outros esquece rápido. Mas as vítimas da maldade terão que seguir pelo caminho da dor e do sofrimento. Quantas famílias são destruídas porque o pai ou a mãe decidiu abandonar o lar e seguir outros caminhos. E a família segue com a pesada Cruz do abandono e muitas vezes até do empobrecimento.

A felicidade não é encontrada por quem a busca só para si mesmo. A única felicidade que se tem vem da que se dá. Se faço o outro feliz, eu também serei mais feliz.

CANTO:

Com a Cruz é carregado/ E do peso, acabrunhado/ Vai morrer por teu amor/ Vai morrer por teu amor./

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa,/ perdoai ó meu JESUS/ perdoai ó meu JESUS./

 TERCEIRA ESTAÇÃO

“JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ”

Numa ladeira com degraus de pedra, ELE cai pela primeira vez, batendo com o joelho esquerdo forte contra o piso rústico, esfolando-o por causa do peso da Cruz. Os soldados que O escoltava, severos e cruéis, com os chicotes forçaram-no a levantar-se e continuar a caminhada.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

No inicio de sua missão JESUS disse: “O SENHOR me deu o seu ESPÍRITO. ELE me escolheu para levar a Boa Nova aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos”... No entanto, por causa da maldade das pessoas, ELE mesmo se tornou vítima do sofrimento.

Cansado e abatido pelo sofrimento, JESUS é empurrado pelos soldados e cai por terra.

Casar, constituir uma família, viver em paz, é o ideal que motiva os jovens ao casamento. Mas, muitos casais não se sentem preparados para enfrentarem as dificuldades da vida. Diante dos primeiros problemas, brigam e se separam. A queda de JESUS nos ensina que a vida não é feita só com as coisas boas. Existem as dificuldades no caminho. O importante é ter coragem de levantar depois das quedas, buscar a união para vencer a dificuldade e não desistir. Com força renovada e juntos, o casal deve seguir em frente.

Abençoai SENHOR, as nossas famílias. Ensinai-nos a perdoar as fraquezas e as quedas de cada um, como o SENHOR perdoou tantas vezes os pecadores. Ajudai-nos a caminhar juntos.

CANTO:

Pela Cruz tão oprimido/ Cai JESUS desfalecido/ Pela tua salvação/ Pela tua salvação.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

QUARTA ESTAÇÃO

“JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE”

A multidão se espremia entre as paredes das casas, das estreitas ruas, pois queriam avidamente presenciar os lances que aconteciam. ELE cansado, fez uma pausa. Seu Corpo estava coberto de chagas que sangravam. Da cabeça, rasgada pelos espinhos da ignóbil coroa desciam veios de sangue pelo rosto, cobrindo os olhos e turvando a visão. Ao erguer a face, depara com o olhar triste e amargurado de Maria, Sua MÃE, impressionada com a intensidade da maldade do mundo. Ao presenciar todo aquele sofrimento, aquela terrível e brutal tortura que seu querido Filho enfrentava, sentiu uma pungente dor transpassar o seu coração.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

JESUS, Maria e os Discípulos tinham ida a Jerusalém para participar da festa da Páscoa dos judeus, como todos os anos faziam em obediência a Lei. Mas com a prisão de JESUS as coisas mudaram. Os dias que eram para viver em festa se transformaram em dias de dor e sofrimento. Quando NOSSA SENHORA soube da prisão de seu Filho, saiu à sua procura.

E foi no caminho do Calvário que MÃE e Filho se encontraram.

Ao casar e criar os filhos, os pais sempre planejam uma vida de alegria para todos, repleta de realizações, e se esforçam para que isto se concretize, fazendo da vida em família uma verdadeira festa. Mas muitos pais são apanhados de surpresa com notícias que apertam o coração! É uma filha que fugiu de casa ou ficou grávida na adolescência; um filho que se envolveu com o uso de drogas, ou sofreu um acidente violento … E uma espada de dor transpassa o coração dos pais!

Ensinai-nos SENHOR, a sermos solidários com os que sofrem, e dai-nos forças para caminhar com eles na luta para recuperar a saúde, a vida, a alegria.

CANTO:

Vê a dor da MÃE amada/ Que se encontra desolada/ Com seu Filho em aflição/ Com seu Filho em aflição.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 QUINTA ESTAÇÃO

“SIMÃO CIRINEU AJUDA A CARREGAR A CRUZ”

ELE estava debilitado pela noite mal dormida e sem alimentação, além dos maus tratos e flagelos que recebeu no pretório. Parecia que dificilmente chegaria ao local da crucificação no Gólgota, que significa lugar da Caveira ou Calvário. Em sentido contrário vinha Simão, o Cirineu, que voltava do campo para a sua casa. Obrigaram-no a carregar a Cruz de JESUS.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Simão trabalhava no campo desde cedo, não conhecia o SENHOR e nem sabia porque ELE estava sendo condenado a morrer na Cruz.

Certamente JESUS percebeu o acontecimento, olhou para aquele homem e o abençoou. E a bênção do FILHO DE DEUS permaneceu para sempre na vida de Simão e de toda a sua família.

As pessoas que vivem isoladas, como as pessoas idosas que são abandonadas nos asilos, os migrantes que vivem longe das famílias, as crianças que vivem nas ruas, carregam sozinhas a sua cruz … Como se sentem felizes quando alguém se aproxima e se interessa em fazer amizade com elas!

Cada vez que fazemos alguma coisa para aliviar o sofrimento de uma pessoa, estamos renovando o gesto de Simão, o Cirineu, que ajudou JESUS a carregar a Cruz.

CANTO:

No caminho do Calvário/ Um auxílio é necessário/ Não lhe nega o Cirineu/ Não lhe nega o Cirineu.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 SEXTA ESTAÇÃO

“VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS”

A esta altura do percurso, por terem ultrapassado o portão do muro que fechava a cidade, grande parte do povo que já conhecia aquelas cenas, perderam o interesse e debandaram. Uma mulher aproximou-se e enxugou o rosto ensanguentado do SENHOR.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

A procissão do Calvário ia percorrendo seu caminho. Muitas pessoas viam mas permaneciam à distância. Uma mulher chamada Verônica, sentiu que não podia ficar indiferente. Passou decididamente pela multidão, escapou dos soldados romanos e enxugou o rosto de JESUS.

E no pano em que Verônica enxugou o rosto do SENHOR ficou gravada a imagem do FILHO DE DEUS.

Hoje vemos a imagem do servo sofredor em cada rosto de nossos irmãos marginalizados pela sociedade, e não podemos ficar indiferentes, precisamos ajudá-los fazendo alguma coisa.

A Campanha contra a Fome tem sido muito útil e importante para aliviar o sofrimento das famílias carentes. Ajudai-nos SENHOR, a sermos mais generosos, termos coragem de procurar e participar da luta contra a miséria e o sofrimento na periferia das grandes cidades e principalmente no norte do Brasil.

CANTO:

Eis o rosto ensanguentado/ Por Verônica enxugado/ Que no pano apareceu/ Que no pano apareceu.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

SÉTIMA ESTAÇÃO

“JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ”

Mais um trecho caminhado de uma distância de aproximadamente 600 metros, que separava o Tribunal romano na Fortaleza Antonia até o Calvário. O cansaço do SENHOR era muito grande. Os soldados sem qualquer sentimento de piedade, empurraram-NO para que caminhasse mais ligeiro. Uma ponta de pedra enviesada no caminho derrubou o SENHOR pela segunda vez.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

JESUS sabia que iria enfrentar um cruel sofrimento. O seu Espírito estava preparado, mas o seu Corpo estava cansado e abatido. ELE caminhava com dificuldade, e mais uma vez tropeçou e caiu.

Estava sofrendo por causa dos nossos muitos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades.

Muitas famílias seguem com dificuldades pelos caminhos da vida. São muitos obstáculos: desconfianças, brigas, alcoolismo, drogas, fome, doenças, etc. Há momentos de quedas, quando tudo parece ter chegado ao fim. Lembremos a perseverança de JESUS, sua fé, sua força e sua coragem, inspiremos no modelo do SENHOR e levantemos a cabeça para continuarmos firmes a caminhada.

SENHOR, protegei-nos contra o mal e que nenhuma dificuldade venha interromper nossa caminhada existencial. Aumentai a nossa fé e a nossa esperança.

CANTO:

Outra vez desfalecido/ Pelas dores abatido/ Cai por terra o Salvador/ Cai por terra o Salvador.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

OITAVA ESTAÇÃO

“JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM”

A guarda romana zelando pelo cumprimento de sua missão, não permitia que o SENHOR parasse um pouco para descansar. Já estavam próximos ao Monte Calvário, quando ELE observou mulheres ao lado do caminho que lamentavam os SEUS sofrimentos.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Entre aqueles que acompanhavam e presenciavam o desenrolar dos acontecimentos, haviam algumas mulheres postadas ao lado do caminho que choravam e lamentavam por causa DELE. JESUS voltou-se para elas e disse:

“Mulheres de Jerusalém! Não chorem por Mim, mas por vocês e pelos seus filhos”. (Lc 23,28)

NOSSO SENHOR não quer que as pessoas fiquem somente olhando para ELE e lamentando o seu sofrimento. ELE deseja que as pessoas se voltem para a realidade de suas próprias vidas, percebam as situações de sofrimentos causados pelos reveses da existência e lutem para superá-las e vence-las, sobretudo não se esquecendo de exercitar as necessidades do próprio espírito, para poder contar com o precioso auxílio DELE, objetivando vencer todos os obstáculos.

SENHOR, fortalecei a fé no coração das pessoas que trabalham em defesa da família e da promoção humana.

CANTO:

Das mulheres que choravam/ Que fiéis O acompanhavam/ É JESUS consolador/ É JESUS consolador.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

NONA ESTAÇÃO

“JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ”

Todos nós temos capacidade para avaliar a grandeza dos problemas e dificuldades enfrentadas pelo SENHOR, lembrando sobretudo que o percurso era acidentado e excessivamente longo, para qualquer homem cansado pelas dores, em jejum e traumatizado por abomináveis e covardes flagelos.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Depois de falar com as mulheres que choravam, JESUS retomou o seu caminho, mas os centuriões romanos, homens severos e violentos, empurraram-NO com brutalidade, provocando a terceira queda.

ELE foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia LHE acontecer.

A organização do povo em sindicatos, associações, grupos de famílias, pode ajudar a preservar e a melhorar as condições de vida. Por exemplo: quantas pessoas já conseguiram vencer o vício das drogas e do alcoolismo, com a ajuda da comunidade! Existe a Associação “Alcoólicos Anônimos”, que ajuda a recuperação dos dependentes de bebidas. Existem também as Fazendas do “SENHOR JESUS”, para a recuperação dos dependentes de drogas. O importante é querer recomeçar sempre, não podemos desistir da vida e ficar caído pelo caminho.

SENHOR, ajudai-nos a compreender que não basta ficarmos reclamando dos sofrimentos da existência. Precisamos agir com decisão, para construirmos uma vida melhor. Dai-nos sensibilidade e paciência!

CANTO:

Cai terceira vez prostrado/ Pelo peso redobrado/ Dos pecados e da Cruz/ Dos pecados e da Cruz.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

DÉCIMA ESTAÇÃO

“JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES”

Chegando ao Gólgota, os soldados O empurraram e tiraram as Suas roupas, rasgando a veste íntima em quatro partes e depois, lançaram sorte sobre a túnica, que era inteiriça, para ver quem ficaria com ela.

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Chegando ao Calvário, os soldados O deixaram inteiramente nu antes de pregá-LO na Cruz. Por uma questão de respeito ao SENHOR, a partir do século VI, os pintores e escultores ao reproduzirem a imagem de JESUS Crucificado, apresentam-NO com um tecido branco envolvendo a sua cintura.

A maldade e o desejo de explorar os outros tornam as pessoas insaciáveis. JESUS só tinha a roupa do Corpo e até isto arrancaram DELE.

A violência do Calvário continua nas cidades e nos campos do nosso Brasil. E as vítimas estão em todos os lugares: pessoas passando fome, crianças abandonadas, assaltos e assassinatos que vão manchando de sangue o solo brasileiro.

Feliz quem segue o caminho do SENHOR e observa os seus ensinamentos. Este será abençoado, será protegido pela graça Divina e ganhará a Vida Eterna.

CANTO:

Das suas vestes despojado/ Todo chagado e pisado/ Eu vos vejo, meu JESUS/ Eu vos vejo, meu JESUS.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO

“JESUS É PREGADO NA CRUZ”

Simão, o Cirineu, deixou a Cruz próximo a JESUS enquanto os soldados romanos crucificavam os dois ladrões. Depois vieram até ELE. Deitaram-NO sobre o madeiro e com violência pregaram a mão direita, enfiando um cravo de ferro que penetrando em sua carne rasgou o tecido, atravessou o pulso e se fixou na Cruz, enquanto o sangue jorrava pelo rompimento das veias e vasos sanguíneos dilacerados pela brusca penetração. Do mesmo modo, com força e brutalidade, pregaram a mão esquerda e também ambos os pés, um sobre o outro, o pé esquerdo encima do direito, atravessados com um único cravo. Agora ELE estava definitivamente pregado à Cruz …

Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

JESUS foi pregado na Cruz e elevado da terra, junto DELE foram crucificados dois malfeitores, Dimas e Germa, um à sua direita e outro à sua esquerda.

Um dos malfeitores pedia a JESUS: “SENHOR, lembra-te de mim quando vieres em teu Reino”. E JESUS respondeu-lhe: “Hoje mesmo você estará comigo no Paraíso”.

JESUS sabia que a morte não era o fim. ELE sabia que era apenas uma passagem para a Vida Eterna na casa do SANTO PAI. Toda pessoa que se arrepende de suas faltas e se volta para DEUS, ainda que seja na última hora, poderá receber o perdão Divino e ser acolhida no Céu.

Livrai-nos SENHOR, da vereda dos maus. Mostrai-nos a vossa misericórdia e guiai os nossos passos pelos caminhos que conduzem à Eternidade.

CANTO:

Sois por mim na Cruz pregado,/ Insultado, blasfemado,/ Com cegueira e com furor./Com cegueira e com furor.

Pela VIRGEM dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO

“JESUS MORRE NA CRUZ”

A respiração do SENHOR estava ofegante… Com dificuldade conseguia firmar os pés apoiando-os no cravo de ferro que os prendiam, para elevar o Corpo e poder respirar. Sofre o REDENTOR por causa de nossos muitos pecados e morre na Cruz. Nuvens pesadas envolveram o firmamento e a terra cobriu-se de trevas, acontecendo fortes tremores, fendendo-se a rocha, abrindo muitos túmulos dos quais ressuscitaram corpos de justos e o véu do Templo judeu rasgou-se ao meio. O SENHOR entregava o seu ESPÍRITO ao SANTO PAI.

Nós Vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Perto da Cruz estavam a MÃE de JESUS e a irmã dela, e também Maria Madalena e Maria mulher de Cleófas. Quando JESUS viu sua MÃE ao lado do Discípulo que ELE amava, lhe disse:

Mulher, aí está o seu filho!

Em seguida, olhando para João Evangelista, disse:

Aí está a sua Mãe! ( Esta era a última Vontade do Redentor, o último capítulo do Divino Testamento. Para nós, sem dúvida, foi uma grande surpresa, o presente mais amado e o melhor de todos, afinal. Aquele Discípulo representava todas as pessoas, a humanidade inteira, inclusive nós. E JESUS nos deu a sua MÃE para ser também a nossa MÃE Espiritual).

Quando JESUS viu que tudo estava terminado, ELE gritou bem alto:

PAI, nas tuas mãos entrego o Meu ESPÍRITO.

Depois de dizer isso, baixou a cabeça e morreu!

Momento de silêncio e oração interior

A Bíblia não fala o nome do Discípulo que estava ao lado de NOSSA SENHORA. É uma maneira de mostrar que naquele Discípulo está a imagem de todas as gerações , a humanidade inteira. Assim, o que JESUS disse a ele, está dizendo hoje a cada um de nós: Filhos, aí está a Mãe de vocês! A partir daquele momento, NOSSA SENHORA tornou-se a Mãe da Igreja, a Mãe de todos nós.

Ave Maria, cheia de graças, o SENHOR é convosco, bendita sóis vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, JESUS. Santa Maria, MÃE DE DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

CANTO:

Meu JESUS por nós morrestes!/ Por nós todos padecestes,/ Oh! que grande é Vossa dor!/ Oh! que grande é Vossa dor!

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO

“JESUS É DESCIDO DA CRUZ”

Como entardecia e não tinham notícias dos crucificados, os homens do Sinédrio que tramaram a morte do SENHOR, mandaram mensageiros pedir autorização a Pilatos para quebrar as pernas dos crucificados, a fim de acelerar a morte. Apesar de bárbaro, era um costume utilizado para apressar a morte dos condenados. A patrulha pretoriana chegou ao Gólgota e quebrou as pernas dos dois ladrões. Vendo que JESUS estava morto, não LHE quebraram as pernas, mas para comprovar, um dos centuriões cravou a lança com força no lado direito do SENHOR, penetrando entre a quinta e a sexta costela, atingindo o Coração. No mesmo instante saiu sangue e água.

Nós Vos adoramos SENHOR JESUS e Vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Depois de pedir autorização a Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos compraram um lençol de linho branco e tiras de pano, e retiraram o Corpo de JESUS da Cruz.

E MARIA, sua MÃE, O recebeu em seus braços.

Nos braços de MARIA estava o Corpo de seu Filho querido; no Coração de MARIA permanecia a dor e a angústia de uma MÃE aflita, ao ver as conseqüências da maldade e da violência da humanidade!

Ó MARIA, mãe das dores, fortalecei a fé no coração de todas as pessoas de nossas famílias, a fim de que tenhamos serenidade para enfrentar os momentos mais difíceis em nossa vida e com o auxílio do SENHOR, possamos ultrapassar todas as dificuldades do cotidiano.

CANTO:

Do madeiro Vos tiraram/ E à MÃE Vos entregaram/ Com que dor e compaixão/ Com que dor e compaixão.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO

“JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO”

José de Arimatéia, Nicodemos e alguns Apóstolos auxiliados por pessoas piedosas e as Santas Mulheres, de acordo com o costume judeu, prepararam o Corpo do SENHOR ungindo-O com um mistura de aloés e mirra, e O envolveram com um lençol de linho. Respeitosamente em procissão conduziram JESUS para uma sepultura próxima, de propriedade de Arimatéia . Deitaram o Corpo do SENHOR numa saliência na rocha em forma de cama e fecharam a entrada com uma grande pedra.

Nós Vos adoramos SENHOR JESUS e Vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

O sepulcro era cavado na rocha, distante aproximadamente 100 metros do local da crucificação e onde ninguém tinha sido colocado antes. As mulheres que haviam seguido o SENHOR desde a Galiléia foram com eles. Depois, elas voltaram para casa a fim de providenciarem perfumes e óleos a fim de fazerem uma digna preparação do Corpo de JESUS, porque naquele primeiro momento não foi possível, estavam no final do “parasceve”, véspera da festa da Páscoa dos judeus e a lei não permitia, por causa do horário. Fizeram as pressas o sepultamento do SENHOR.

Durante o sábado, também era proibido fazer qualquer atividade. Por isso, elas esperaram até a manhã de domingo para irem ao túmulo prestar a última homenagem a JESUS.

Entretanto, não será no sepulcro que as pessoas amigas de JESUS irão encontrá-LO. O óleo e os perfumes que as mulheres prepararam para ungir o Corpo do SENHOR deverão ser usados para aliviar o sofrimento dos doentes e dos feridos. São os vivos que precisam de nossa atenção. Quem morre vai para junto de DEUS. Por isso mesmo, a lembrança dos falecidos não deve trazer tristeza, mas deve motivar nossa perseverança no mesmo espírito de fé, justiça e amor fraterno no mundo.

“EU vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude”. (Jo 10,10)

CANTO:

No sepulcro Vos puseram/ Mas os homens tudo esperam/ Do mistério da Paixão/ Do mistério da Paixão.

Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ perdoai ó meu JESUS/ Perdoai ó meu JESUS.

 DÉCIMA QUINTA ESTAÇÃO

“A RESSURREIÇÃO DE JESUS”

Houve um forte tremor de terra, que fez rolar a pedra que fechava o túmulo do SENHOR, ao mesmo tempo em que uma luz brilhante saiu de dentro e projetou no chão os soldados, como se estivessem mortos, paralisados contra o solo, enquanto JESUS ressuscitava.

Nós Vos adoramos SENHOR JESUS e Vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

No domingo bem cedo as mulheres foram ao túmulo, mas JESUS não estava lá. Próximo ao sepulcro elas viram dois homens com vestes claras e brilhantes, e eles lhes perguntaram:

Porque vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? ELE não está aqui, mas ressuscitou.

E a notícia da Ressurreição se espalhou rapidamente entre os discípulos.

E foi no meio dos Discípulos que o SENHOR manifestou a sua presença.

Antes de subir para junto do PAI, JESUS disse aos seus Discípulos:

Vão pelo mundo inteiro, anunciem o Evangelho a todas as pessoas. E EU estarei com vocês todos os dias até o final dos tempos.

Hoje o CRISTO Ressuscitado manifesta a sua presença através de todas as pessoas que vivem a fé e se comprometem na luta pela construção de um mundo novo, onde o amor, a justiça e a fraternidade são os sinais de que nós estamos com ELE, e ELE permanece conosco.

SENHOR, que a nossa família seja a Vossa família. Que a nossa casa seja a Vossa casa. E que a nossa vida seja uma continuação da Vossa presença no mundo.

PAI NOSSO:

PAI NOSSO que está nos Céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa Vontade assim na Terra como no Céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE MARIA:

Ave MARIA, cheia de graças, o SENHOR é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre JESUS. Santa MARIA, MÃE DE DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLÓRIA:

Glória ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


*A ‘VIA SACRA’ retirei do site http://apostolado.sites.uol.com.br/index40.htm através de pesquisa na internet.

*A imagem ilustrativa retirei do site http://victorix.no.sapo.pt/via_sacra/imagens/via_1.gif através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Via Sacra… Caminha Sagrado… Via Rápida de Jesus… No caminho da tua vida há momentos que te marcam… Nascer, Crescer, Estudo, Oração, Alegria, Sofrimento, Amizade, Vocação, Trabalho, Desilusão, Coragem, Envelhecer, Avançar, Morrer, Ressuscitar!

  1. Sapa disse:

    Que a luz do Cristo ressuscitado ilumine seu caminho e lhe dê forças para prosseguir.Com certeza, todas as noites escuras acabam tendo a sua aurora.Que a Páscoa aconteça em sua vida, todos os dias!
    Beijo coaxante
    fuiiiiiiiii

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s