Comemora-se hoje…

Dia 8 de dezembro – Dia Nacional da Família

Esta data foi instituída em 1963. Segundo o texto do Decreto nº 52.748, na família ideal existe amor, confiança, cooperação, respeito, obediência, compreensão e tolerância. A partir dela, adotamos valores e formamos nossa identidade. Existem famílias de vários tamanhos, com diversos costumes e até aquelas que incluem pessoas que nem são parentes. Mas, de qualquer maneira, a família é a forma mais básica de organização da sociedade.

Na Idade Média, as crianças não costumavam receber atenção e carinho. O pai era considerado superior aos outros membros da família e os casamentos eram arranjados de acordo com interesses financeiros. Mas o romantismo europeu do século XVIII modificou este modelo. A privacidade passou a ser mais valorizada, assim como a formação pessoal, moral e espiritual das crianças. A afetividade tornou-se o principal laço entre cônjuges, pais e filhos.

A emancipação das mulheres, no século XX, acarretou novas transformações. Hoje, muitas famílias são sustentadas e chefiadas por elas. Há também diversas famílias monoparentais, em que os filhos são criados só pelo pai ou só pela mãe. Além disso, com o aumento dos divórcios, é comum a convivência na mesma casa entre os filhos dos primeiros casamentos e o novo marido da mãe ou a nova mulher do pai.

No Brasil, a taxa de fecundidade tem diminuído e as famílias estão cada vez menores. Outra novidade é que, diante do aumento do número de idosos, muitas crianças são cuidadas e sustentadas pela avó ou pelo avô.

 

Dia da Justiça

A ideia de comemoração está associada à outra comemoração, de natureza religiosa, relativa à festa da Nossa Senhora da Conceição.

A oficialização da data deveu-se ao Ministro Edgard Costa do S.T.Federal, como se pode verificar do  livro “100 Anos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, de João Gualberto de Oliveira, que atribui a iniciativa dessa comemoração à Associação dos Magistrados Brasileiros, cujo Estatuto, no art. 2º, inc. XI, determina a comemoração desse evento, no dia 8 de dezembro de cada ano.

Contudo, é bem de ver que antes dessa data, a Lei 1.408, de 9 de agosto de 1951, em seu art. 5º, instituía o “Dia da Justiça” para ser comemorado em todo o território nacional, como feriado forense.

Edgard Costa, em seu livro “Efemérides Judiciárias” anota que foi em Natal, no Rio Grande do Norte, que se comemorou oficialmente, pela primeira vez, esse evento, por iniciativa do Des. Virgilio Dantas, em 1950, seguindo-se, nos anos posteriores idênticas comemorações em Florianópolis – SC (1951), Belo Horizonte- MG (1952), Fortaleza – CE (1953), Curitiba – PR (1955), Cuiabá – MT (1956), Salvador – BA (1957), Petrópolis  e Niterói (1958), Distrito Federal (1959) e Brasília (1960).

Nesta nova Capital do país, a data foi celebrada com um almoço de confraternização dos magistrados, presidida então pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Oficiosamente, a data já vinha sendo comemorada a partir de 1940, conforme se pode verificar do discurso pronunciado pelo Des. Hamilton Mourão, Presidente do TJ do Amazonas (cf. Revista Forense, vol. LXXXV (1941) e do discurso, proferido pelo presidente da OAB, em 7 de dezembro de 1940, por motivo do mesmo evento (Revista citada, de 1941, pág. 425).

Emeric Lévay Foi Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo – Coordenador do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo – falecido em 24.10.2004.


*As informações sobre o Dia da Família retirei do site http://www.jornalpontofinal.com.br/941/dia-8-de-dezembro—dia-nacional-da-familia através de pesquisa na internet.

*As informações sobre o Dia da Justiça retirei do site http://pracajoaomendes.v10.com.br/diadajustica.htm através de pesquisa na internet.

Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Comemora-se hoje…

  1. GI - Colunistas disse:

    Olá Pessoal!
    E o café ta quente…. tem muita coluna atualizada esperando sua visita e coments heim? Vem…
    “SEMENTES DE LUZ”/“MODA ROUGE&BATOM/“CARROS”
    “FAZENDO VALER A PENA…” /“ALQUIMIA”/ “PECADO DA GULA”
    Um final de semana!
    Equipe GI

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s