“Thanksgiving day” ou Dia Mundial de Ação de Graças

 
O Dia de Ação de Graças é uma comemoração muito comum nos Estados Unidos, por lá ela é chamada de "Thanksgiving day". 
E é o dia de encher o buchinho. É servido um grande banquete são chamados todos os familiares e dá-lhe a comilança. Mas é por uma boa causa, há muitos anos atrás, quando os americanos vieram da Europa, quem ajudaram eles a plantar e sobreviver foram os índios. E por isso, no dia que a colheita estava feita (antes do inverno), os amigos índios eram convidados para a "boquinha" de agradecimento por todas as bençãos adquiridas durante o ano. Desde 1789, essa data é feriado na América do Norte graças ao presidente George Washington.
 
Vivas então à tudo de bom que conseguimos em 2007!
 
 

Ação de Graças

O Dia de Acção de Graças ou Dia de Ação de Graças (em inglês: Thanksgiving) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratitude, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e rezas.
 

Jantar típico de um dia de Ação de Graças.

História

Estados Unidos da América

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratitude a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

Canadá

O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento canadense em 1879. Em 1957, o governo canadense instituiu a segunda-feira da segunda semana de outubro como o Dia de Ação de Graças.

O peru é considerado o principal prato do Dia de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças

Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações.

O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graça o nome de "Dia do Peru"(turkey day).

Outros países

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.


* A citação explicativa sobre o ‘Thanksgiving day’ retirei do site http://www.plenarinho.gov.br/noticias/agenda_plenarinho/dia-mundial-de-acao-de-gracas através de pesquisa na internet.
 
*As informações e figuras relativas ao ‘Dia de Ação de Graças’ retirei do site http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_de_Gra%C3%A7as através de pesquisa na internet.
 
*A imagem ilustrativa da ‘menina em oração’ retirei do site http://www.harlemlive.org/shethang/soulfood/poetry/ipray/images/pray.jpg através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

14 respostas para “Thanksgiving day” ou Dia Mundial de Ação de Graças

  1. Ana Laura Moraes Tamais disse:

    Esta otimo mais voce pode por o que eles vestem, curiosidades como que era, onde era comemorado, é que eu tenho um trabalho pra amanha sobre isso e nao acho nada disso

  2. jose xavier disse:

    esta muito bom eu achi oq eu queria

  3. estefany disse:

    e muitoooo bom e otimo

  4. talita disse:

    nossa e muito legal ter o peru como uma das comidas tipicas don thanksgiving day

  5. talita disse:

    nossa e tao legal ter o peru como uma das comidas tipicas do dia de açao de graças

  6. Amei e uma historia mt interessante pena que aki no Brasil nao acontece essas coisas mais adorei essa historia THAIANE DIIAS AKIE

  7. luiz leandro disse:

    o macarrao com queijo e a melhor parte da açao de graças

  8. maria disse:

    muito legal,mas não achei o que eu procurava.Da próxima vez,diga porque recebe este nome.;)

  9. hianna disse:

    realmente um trabalho q nos deixa absoto muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom

  10. Nayma Silva disse:

    Esse dia é muito legggggggggaaaaaaaaaaalllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. flavia pontes disse:

    uuuuuuuuuuuuhm primeiramente ficou legal mais nao tem todos os conceitos q eu precisava mais valeu apena ler isso s2

  12. ross pereira freire disse:

    muito bom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s