Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

 
 
Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Dia de dar os parabéns para todos os colaboradores-doadores.

No Brasil, dados da Vigilância Sanitária apontam que apenas 2% da população são doadores, quantidade insuficiente para a necessidade do país.

Com o objetivo de mudar esse quadro, surgiu a Associação Brasileira de Voluntários do Sangue Leonora Carlota Osório (ABVS). A instituição foi fundada formalmente em 1999, mas iniciou atividades em fevereiro de 1997, inspirada no trabalho desenvolvido por Leonora Carlota Osório, austríaca de nascimento e naturalizada brasileira que acreditou, acima de tudo, na atitude individual dos que dividiam com ela o sonho da segurança transfusional.

Em maio passado foi realizada em Cartago, Tunísia, a Assembléia Geral da Federação Mundial das Organizações de Doadores de Sangue – FIODS em que foram discutidos assuntos pertinentes à causa com a presença de representantes de 30 países, inclusive o Brasil. Durante a assembléia, foram criados: um Comitê Internacional de Jovens, a ser estabelecido em agosto no Fórum de Jovens, na Lituânia; uma Fundação Internacional para a Causa do Sangue; e a parceria entre a FIODS, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho e a Organização Mundial da Saúde, para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A diretora administrativa da ABVS e representante internacional de jovens da FIODS, Letícia Côrtes Ferreira lembra que a doação de sangue é simples, rápida e pode salvar vidas: "O nosso maior desafio é educar a população para a doação regular de sangue e sensibilizar o poder público e os empresários".

Se você quiser mais informações sobre como tornar-se um doador e um voluntário do sangue, acesse www.voluntariosdosangue.org.br

Perfil de um doador

Qualquer cidadão que tenha entre 18 e 65 anos, pese mais de 50 quilos e goze de boa saúde pode doar sangue.

Veja se você se encaixa no Perfil do Doador:

  • Ter entre 18 e 60 anos
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Não ter tido Doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro
  • Não ter tido Malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses
  • Não ter tido Hepatite ou Sifílis
  • Não ser Epilético
  • Não ingeriu bebida alcoólica nas 24h que antecedem a doação
  • Dormiu pelo menos 6h nas últimas 24h

São realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado:

  • AIDS
  • Sifílis
  • Hepatite
  • Doença de Chagas
  • HTLV I/II
  • Formas raras de Hemoglobina (anemias)
  • Grupos Sangüíneo e Fator Rh

Mitos e verdades sobre a doação de sangue:
 

O que não é verdade:

– Quem doa sangue uma vez tem que continuar doando sempre

– A doação “engrossa” o sangue, entupindo as veias

– A doação faz o sangue “afinar”, “virar água”, provocando anemia

– Doar  sangue engorda

– Doar sangue emagrece

– Doar sangue vicia

– Mulheres menstruadas não podem doar sangue

Verdades:

– Doar sangue não enfraquece o organismo

– Sempre que o sangue coletado apresentar problema, o doador é convidado a comparecer ao hemocentro para refazer os exames

– Durante a gravidez a mulher não pode doar

– Se o parto for normal a mulher pode voltar a doar depois de três meses. Se for cesariana, depois de seis meses


*As imagens que ilustam este post foram retiradas dos sites http://www.simplescidade.com.br/wp-content/sangue_tratada_03.jpg, http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2003/espaco37nov/ilustras/varia01.jpg, http://www.mcr.pr.gov.br/upload/noticias/1a14c6f505e143987aace07238f4e7cf.jpg através de pesquisa na internet.

*As informações sobre o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue retirei do site http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idconteudo=57, já as informações pertinentes ao Perfil de um Doador retirei do site http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idconteudo=58 através de pesquisa na internet.

*Os Mitos e verdades sobre a Doação de Sangue retirei do site http://www.simplescidade.com.br/rio-janeiro/postagens/2007-06-27/443/campanha-de-doacao-de-sangue-2/

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

  1. GI - Colunistas disse:

    Olá!!
    Estamos passando p/saber como vc está e desejar que seu final de semana esteja sendo tudo de bom!!
    É sempre gratificante estar aqui em seu espaço que está show de bola, então, pq não vem nos visitar e, deixando sua marquinha lá, muitas outras pessoas poderão ter o privilégio de te conhecer tb?!
    Vem, não perde tempo, pois o café ta no fogo te esperando com umas broinhas de lamber os beiços! Vem…..
    Ótimo findi!
    Equipe GI

  2. Eu Venceslau Pedro da Cunha, Presidente da Associação dos Doadores voluntários de Sangue de Santa juliana, venho aqui Desejar que cada dia a sociedade se conscientize cada vez mais e venha cada vez mais aumentar o numero de Doação Sangue, Santa Juliana que conta hoje mais ou menos com 15.000 habitantes, tem mais de 1350 Doadores cadastrado no Hemocentro de Uberaba, isto uma percentagem de 9% da população de Santa Juliana já fizeram uma Doação de sangue, Os níveis de doadores no Brasil são baixos e estão aquém da média ideal estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O percentual de brasileiros que doam sangue anualmente varia de 1,76% a 1,78%, quando o percentual ideal seria de 3% a 5%. por isto aqui deixo meus agradecimentos a Sociedade Santa Juliana que sempre atende os nossos convites, para se fazer uma Doação de sangue, e como Presidente da associação dos Doadores de sangue de Santa Juliana neste mês de Novembro, mês em que se comemora o dia Nacional dos Doadores de Sangue que deus lhe de cada dia mais saúde para que você possa sempre continuar fazendo suas Doações de sangue

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s