Dia da Criatividade

Criatividade é o que não pode faltar neste dia.

Dia da Criatividade

As atitudes criativas levam o indivíduo não só a uma maior independência interna e auto confiança, estimulando-o a desenvolver suas aptidões como a conhecer suas características individuais e os seus próprios limites. Criatividade é a emergência de um produto relacional novo, resultante, por um lado, da unicidade do indivíduo e, por outro, dos materiais dos eventos de outros indivíduos e das circunstâncias de sua vida.

O comportamento criativo pertence à categoria dos comportamentos integrativos, uma vez que o ser humano sente, pensa, age e cria como um todo e na sua trajetória vital é sensível às mudanças ambientais, a fim de ajustar a própria mudança pessoal. A dimensão criadora das suas atitudes leva-o não só a fazer novas associações para integrar idéias e objetos mas, também, a saber manipulá-los com o objetivo de ativar sua mente e descobrir novas potencialidades. Criatividade é a emergência de um produto relacional novo, resultante, por um lado, da unicidade do indivíduo e, por outro, dos materiais dos eventos de outros indivíduos e das circunstâncias de sua vida.

Muitas pesquisas foram realizadas, procurando uma definição, meios que permitam avaliar as capacidades criativas e fatores condicionadores da produção criativa. Algumas definições são constituídas da seguinte forma: Criar é expressar o que se tem dentro de si, devendo ser a concepção criativa, sempre original e individual, uma vez que todo esforço autêntico de criação é interior.

Criatividade é um processo que torna alguém sensível aos problemas, deficiências, hiatos ou lacunas nos conhecimentos, e o leva a identificar dificuldades, procurar soluções, fazer especulações ou formular hipóteses, testar e retestar essas hipóteses, possivelmente modificando-as, e a comunicar os resultados.

Criatividade pode ser considerada como uma forma de solucionar problemas, envolvendo saltos intuitivos ou uma combinação de idéias de campos largamente separados de conhecimentos. Isso nos levaria a completar, implicando na manipulação de símbolos ou objetos externos para produzir novos eventos.

Criatividade é processo de se formar idéias ou hipóteses, de testar hipóteses e de comunicar resultados, pressupondo que o produto criado seja algo novo.

Criatividade, num sentido restrito, diz respeito às habilidades, que são características dos indivíduos criadores, como fluência, flexibilidade, originalidade e pensamento divergente, relacionando o processo aos fatores e variáveis isoladas e avaliadas.

A criatividade é um processo de mudança, de desenvolvimento na organização da vida subjetiva. Criatividade é como a descoberta e a expressão de algo que é tanto uma novidade para o indivíduo criador quanto uma realização por si mesma. No pensamento criador a pessoa pensa simultaneamente em mais de um plano de experiência, ao passo que no pensamento comum segue caminhos usados por anteriores associações.

O comportamento criativo pode ser estimulado por condições do meio ambiente, sendo muito importantes as experiências educativas de estímulo à criatividade. Por vezes, uma criança criadora atemoriza o professor que se vê pessoalmente ameaçado pela originalidade do aluno e por não poder controlá-lo, ficando então abafado seu talento. É preciso favorecer a estimulação às potencialidades criadoras dos indivíduos através do incentivo às idéias originais, do reforço ao pensamento divergente, de abordagens não diretivas, da aprendizagem pela descoberta e da equilibração progressiva do desenvolvimento mental.

Em uma pesquisa realizada com crianças americanas de uma escola pública, foram encontrados quatro grupos, classificados da seguinte forma: O grupo que apresentou alta criatividade e inteligência, mostrou-se seguro, confiante nas suas habilidades e, em termos de relações sociais, desempenha papel de liderança, é mais ativo, demonstra alto nível de atenção, concentração e de interesse, contudo está pronto, quando surge um interesse maior, a canalizar a atenção para esse ponto. O grupo de apresentou maior criatividade e baixa inteligência é o que apresenta maiores dificuldades de adaptação em classe, é inseguro, evita relacionamento, é desconfiado, com atitudes freqüentes de oposição, e tem dificuldades de atenção e de concentração.

O grupo que obteve baixos índices tanto na criatividade como na inteligência, apresenta atitude mais coerente e adaptada do que os outro grupos, pois é menos inseguro, tem bom relacionamento e parece compensar as suas performances escolares fracas através da afirmação na esfera social, o que não acontece com o grupo anterior que se torna mais ressentido e retraído. O grupo de alta inteligência e baixa criatividade demonstra confiança e segurança pessoais, entretanto, em termos de padrões de companheirismo, por exemplo, não procura a companhia dos demais, é hesitante ao expressar opiniões pessoais, mas a atenção e concentração são altas, apresenta atitude de reserva social grande e preocupação maior com o rendimento escolar do que com as relações escolares.

Quanto ao índice de adaptação e de controle emocional chegou-se as seguintes conclusões: Os grupos de alta criatividade e inteligência tem mais controle e liberdade, tanto relacionada a padrões de comportamento mais infantis ou mais adultos. As crianças com alta criatividade e baixa inteligência estão em conflito com elas mesmas e com o meio ambiente, sendo dominadas por sentimentos de inadequação e insegurança. O grupo de baixa criatividade e alta inteligência pode ser descrito como aquele que adere tão somente ao desempenho escolar; o fracasso escolar é percebido como catastrófico e, por isso, fará o possível para evitá-lo.

As crianças que revelaram baixa criatividade e baixa inteligência desenvolvem uma série de manobras defensivas procurando, sobretudo, uma atividade intensa social compenasatória.

Desenvolvimento

Uma educação criativa deve favorecer a mobilização do potencial criativo em todas as disciplinas e assuntos, dando valor ao pensamento produtivo, uma vez que a criatividade estará presente em várias situações e diversidade de assuntos. O desenvolvimento da criatividade dependerá da mudança de atitudes, tanto por parte dos professores como dos alunos; devemos considerar que a criatividade é potencialidade que apresenta diferenças qualitativas.

Ensinar para a criatividade pressupõe inicialmente promover não só atividades criadoras, mas sobretudo, atitudes, excluindo-se o princípio simplista de que o indivíduo é criador apenas por efeito da hereditariedade. A escola deve continuar a transmitir conhecimento, não como um fim em si mesmo, mas como meio de se atingir uma vida realizada.

Aprender por incorporação, seja combinando o retirado de uma experiência com o anterior ou fertilizando a vida intelectual e emocional, favorece a comunicação entre professor e aluno, pois aprenderam através dessa relação que muitas questões comportam várias respostas e erros freqüentes podem representar pontes para soluções corretas.

Na verdade muitas realizações nasceram de erros preliminares. O professor criativo favorece a explosão da energia potencialmente criadora dos alunos e a sua respectiva canalização. É preciso criar necessidades para o pensamento criativo, prever os seus períodos de ativação e de incubação, propiciar fontes geradoras de novas idéias, encorajar o pensar até o fim, desenvolver a crítica construtiva e a aquisição do conhecimento em diversos campos. O indivíduo criativo caracteriza-se pela persistência das suas motivações e pela intensidade dos motivos que o levam a superar obstáculos e a vencer barreiras.

O que é criação?

É a transformação de um ou mais dados já disponíveis em outro ainda não disponível. Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente. – Albert Szent Györgyi

O tempo todo você está recebendo dados que entram em sua cabeça. Quando você cria, resgata alguns jogando-os no liquidificador cerebral e despeja assim, um novo conteúdo. Quem acha que publicitário é aquele cara bacana que vive numa ilha deserta,cercado de mulheres maravilhosas, mandando vir champanhe de helicóptero, está multíssimo enganado.

O profissional, qualquer profissional, mas principalmente o de propaganda, tem que estar ligado no mundo. Precisa ler o Estadão, jornais, revistas e principalmente este texto, ver novelas, notíciarios, escutar rádio, reparar no panfleto do sinal. Não pode ficar isolado das informações.

Não podemos nos contentar em saber apenas tudo. Temos que saber até o preço da pimenta vermelha no mercado de futuros da Indonésia. Você nunca reparou, mas sempre está criando. Neste texto por exemplo, estou criando, juntando palavras e mais palavras até formar o conceito que estou querendo tansmitir. Todo mundo é criativo, alguns mais e outros menos. Sabem por quê? Para se criar são necessárias duas coisas básicas: informação e desbloqueio mental.

A informação é a matéria-prima para se criar novas informações, e o desbloqueio mental é necessário para que as barreiras não atrapalhem o fluxo criativo. Nós nos prendemos a conceitos pré definidos pela sociedade, aos paradigmas (padrões). Algumas pessoas conseguem se soltar mais, sem temer que outras possam criticar ou reprovar suas idéias. Acredite em sua criação se você realmente acha que é boa.

www.geocities.com/MadisonAvenue/6771/texto006.htm

www.jcwilke.hpg.ig.com.br/criati.htm

A importância do desenvolvimento criativo

O artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU – Organização das Nações Unidas – afirma que “toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, e a participar de atividades de jogo e recreação, apropriadas à sua idade, e a participar livremente da vida cultural e das artes". 

Sem dúvida alguma, participar da vida cultural e artística do país é essencial para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças, pois coloca-as  frente a frente com a diversidade de produções provenientes das artes plásticas, da dança, da música e do teatro. Num país cheio de regionalismos como o Brasil, essas ações tornam-se ainda mais importantes, visando a quebra de preconceitos e o aprendizado das várias manifestações de cada localidade.

A criatividade tende a se aprimorar a partir da identificação e do conhecimento, por parte do aluno, de novos espaços de criação individual ou coletiva: exposições, museus, acervos, peças de teatro, apresentações de dança e de música, feiras literárias, feiras de artesanato e antiguidades, todos esses são locais que reúnem trabalhos que se renovam constantemente, por isso seus idealizadores devem estar sempre inovando. Exemplos disso são a Bienal das Artes e as semanas de moda, eventos que, normalmente, ocorrem nos grandes centros urbanos.
 
A sala de aula pode e deve ser um espaço criativo: representação de personagens literários cujas obras foram lidas em classe, reprodução livre de obras de arte (apenas inspiradas em certos temas ou autores) usando técnica diferente daquela usada pelo pintor, reescrita de história com alteração do final ou simplesmente trabalhos livres utilizando sucata, desenvolvem o imaginário da criança, sua capacidade para inventar, para discernir o real do fictício, aprimorar o pensamento lógico, as expressões verbal e corporal e a atenção. Somam-se a tudo isto a socialização, a afetividade, a capacidade para trabalhar colaborativamente (às vezes, um trabalho em dupla traz ótimos resultados) e a própria criatividade para resolver problemas: se um aluno não tem habilidade para pintar, de que outra forma ele pode cumprir com a tarefa de colorir uma paisagem, por exemplo?

No caso de pequenas dramatizações em sala de aula, a criatividade estará presente no momento de se reproduzir um texto e transpor a linguagem literária para a linguagem teatral, fazendo uso simultâneo da expressão corporal e facial. Também será preciso imaginação para a criação cenográfica, estimulando o aluno a perceber o que vem em primeiro plano e o que pode aparecer discretamente no palco. A mesma criatividade será necessária para os cuidados com as vestimentas e objetos que caracterizam a peça remontada.
 
Foi-se o tempo em que o aluno respondia passivamente às exigências artísticas feitas por seus professores: diante da diversidade de produtos disponíveis e das maravilhas de seus efeitos, a criatividade assume o lugar da reprodução fiel e cede espaço para a descoberta de novos talentos.

 


Dia Mundial do Estudante

Oração do Estudante

Professor nosso, que estais na sala,

aumentai as nossas férias,

diminua as nossas aulas,

mantenha a sua paciência!

Perdoai nossas cábulas,

assim como as nossas faltas,

como nós perdoamos a existência de professores.

Não nos deixei cair em aulas de reposição

e livrai-nos da reprovação!

Ah, mãe!

Ass.: DSL



*A imagem retirei do site http://www.delboniauriemo.com.br/imagens/foto_missao.jpg através de pesquisa na internet.

*As informações sobre o ‘Dia da Criatividade’ retirei do site http://www.quediaehoje.net/detalhe.asp através de pesquisa na internet.

*As informações sobre ‘A importância da criatividade’ retirei do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.faber-castell.com.br/docs/default_ebene2.asp?id=21396&domid=1010&sp=P&addlastid=&m1=17466&m2=19633&m3=21396 

*A ‘Oração do Estudante’ retirei do blogspot http://20contar.blogspot.com/2007/03/dia-mundial-do-estudante.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s