Dia Nacional da Alfabetização

 

Dia Nacional da Alfabetização

É necessário investir cada vez mais na Educação Infantil e no Ensino Básico, garantindo que as necessidades educativas da população sejam atendidas, evitando-se a evasão e a repetência, previnindo-se o analfabetismo com o acesso e permanência dos alunos na escola.

Considerando-se que o saber é produzido socialmente pelo conjunto das pessoas nas relações por elas estabelecidas em suas atividades práticas, isto é, seu trabalho, deve-se levar em conta que o indivíduo aprende, compreende e transforma as circunstâncias ao mesmo tempo em que por elas é transformado. São inúmeras as formas de produção do conhecimento e de sua distribuição e todas resultam dos confrontos cotidianos das pessoas com a natureza e com os seres humanos.

A escola deve promover a democratização do saber, socializando-o, garantindo aos alunos o acesso e a construção de conhecimentos e valores universais, saem, no entanto, deixar de considerar a realidade do aluno brasileiro e carioca, pois, só assim o conhecimento constituído durante a vida escolar se transformará em algo significativo para a realidade vivida pelos jovens e adultos.

Alfabetização

Conhecer a importância da alfabetização para um país.

Conhecer métodos de alfabetização para adultos e crianças.

Integrar um grupo de alfabetizadores voluntários de sua comunidade, ajudando na preparação de material, ensinando na leitura e aplicando atividades recreativas.

Organizar e realizar uma campanha de arrecadação de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e doá-la aos alfabetizadores.

Organizar sessões de leitura de textos em sua família e grupos de amigos, seguindo-se a análise comentada dos textos dos textos lidos.

Elaborar um relato de sua experiência ao participar de uma equipe de alfabetização, devendo apresentá-lo a sua Seção.

Conhecer a organização de uma campanha de alfabetização em sua comunidade, colaborando com sua realização.

Capacitar-se como alfabetizador voluntário.

Organizar uma campanha de alfabetização destinada a um mínimo de duas pessoas, durante um período de três meses, em sua comunidade.

 

www.flordelis.rede1.com.br/especialidades/alfabetizacao.htm

www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME42/ME42_001.htm


*As informações sobre o ‘Dia Nacional da Alfabetização’ retirei do site http://www.quediaehoje.net/detalhe.asp através de pesquisa na internet.

*A imagem representativa do ‘Dia Nacional da Alfabetização’ retirei do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/60/Method_Paulo_Freire.jpg/200px-Method_Paulo_Freire.jpg 

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s