Dia do Trigo

Dia do trigo

O trigo é originário da antiga Mesopotâmia. Os antigos arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 8.000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno.

As decisões quanto ao manejo da cultura necessitam de conhecimento do estágio de desenvolvimento da plantação. Em especial, as aplicações de fertilizantes, fungicidas e reguladores de crescimento são feitas em estágios específicos de crescimento da planta.

Por exemplo, as recomendações (americanas) atuais geralmente indicam que a segunda aplicação de nitrogênio deve ser feita quando a panícula (não visível nesta época) está com aproximadamente 1cm de tamanho (Z31 na escala Zadok). O conhecimento dos estágios também é utilizado para identificar os períodos de maior risco para a planta quanto ao clima. Por exemplo, o estágio de meiose é extremamente sucetível a baixas temperaturas (abaixo de 4ºC) ou altas temperaturas (acima de 25ºC). Os produtores ainda se beneficiam sabendo que quando a folha bandeira (última folha) aparece ela representa cerca de 75% das reações de fotossíntese durante o período de enchimento dos grãos e, por isso, ela deve ser mantida livre de doenças ou ataque de insetos para garantir uma boa colheita.

Existem muitos sistemas para identificar os estágios da planta, sendo as escalas Feekes e Zadoks as mais utilizadas nos Estados Unidos. Cada escala é um sistema padrão que descreve estágios sucessivos atingidos pela planta durante a época de cultivo.

Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Wikipédia)


10 de novembro

Dia do Trigo

Há lendas sobre o trigo em quase todas as religiões: os egípcios atribuíam o seu aparecimento à deusa Ísis; os fenícios, a Dagon; os hindus, a Brama; os árabes, a são Miguel; os cristãos, a Deus.

O trigo foi o primeiro cereal que o ser humano aprendeu a cultivar. Através dos séculos, ele passou a estocar o excedente como alimento de consumo para o inverno e a semente para um novo plantio. O ser humano passou, então a se fixar nas regiões onde as condições de solo e clima eram mais favoráveis ao seu cultivo. Aos poucos, sem a necessidade de sair à procura de alimento, os povos nômades foram se transformando em agricultores. Por outro lado, a troca de informações e experiências trouxe o desenvolvimento da linguagem e, mais tarde, de símbolos, iniciando-se, assim, os rudimentos da comunicação escrita. Por isso, as sementes do trigo são chamadas também de: "sementes da civilização".

No início, o triticum vulgare, o trigo, era triturado entre pedras rústicas para dar origem à farinha. No primeiro milênio a.C., os gregos fizeram importantes mudanças na moagem dos grãos, utilizando-se da mó de ampulheta, que girava continuamente sobre os grãos. Mais tarde, as mós passaram a ser movimentadas por animais e escravos.

A indústria da moagem foi criada pelos romanos. Os moinhos, eram localizados nas grandes cidades, eram constituídos de conjuntos de mós de ampulheta e peneiras. Outros meios mecânicos começaram a ser utilizados, como as rodas hidráulicas e as pás movidas pela energia eólica. Mais tarde, surgiram as máquinas peneiradoras, purificadoras, com cilindros movimentados a vapor e, posteriormente, pela energia elétrica.

No Brasil, o trigo, certamente, foi introduzido pelos portugueses. Sua cultura começou em 1534, quando as naus de Martim Afonso de Sousa trouxeram as primeiras sementes para serem lançadas às terras da capitania de São Vicente. Depois, foi difundida para todas as capitanias, chegando à ilha de Marajó, cujas plantações se tornaram muito famosas.


*As informações sobre o Dia do Trigo retirei do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=10&Mes=11

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Datas Comemorativas e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia do Trigo

  1. GI - Colunistas disse:

    Olá Mariana,
    Estamos passando pra saber das novidades, pois, devido a problemas de conexão, não pudemos estar mais presentes no seu cantinho!
    Aproveitamos e te convidamos a ir lá na GI prestigiar nossos colunistas, que sempre trazem o que há de melhor pra todos!
    Ai vai algumas dicas de Colunas atualizadas esta semana:
    “SEMENTES DE LUZ” Maria Lúcia / Paradigma
    “EMPREENDER P/CRESCER” Érika Bockie (Kika) / Mercado & Negócios
    “FAZENDO VALER A PENA…” Rosana Braga / Essência
    “PROSA POLÍTICA” Olympio de Azevedo / Notícias & Política
    “RIMAS & PROSAS” Valdomiro Mendoça (O Trovador) / Prosa & Verso
    “PECADO DA GULA” Gourmet Sedutora / Gastronomia & Cia.
    “GRANDES MOMENTOS DE AYRTON SENNA” Bruno Zanette / Especiais da GI
    Esperamos poder contar com sua valiosa e querida visita e comentários heim?
    Ah… aqui tem café no bule sempre, vem……
    Equipe GI

  2. Marcelle disse:

    Oi amiga, confesso que já tinha lido  o texto do último post, porém reli e novamente dei boas gargalhadas.
    Esse povo é muito criativo , embora haja muita verdade no texto.
    Li tb sobre o dia do trigo que não sabia, muito interessante!!! Cultura é sempre muito bom.
    Parabéns pelas escolhas. Com carinho, Marcelle.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s