Dia do Macarrão

Comemore!

 

Dia do Macarrão

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia mundial do macarrão. Nesta época, países como os Estados Unidos, México, Turquia, Itália, Alemanha e Venezuela, organizam festas e eventos especiais, para assim, mostrar que o macarrão é um alimento universal e adaptável a qualquer cultura..

A data foi escolhida por fabricantes de macarrão de diversos países a partir do I Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995, onde o macarrão foi mostrado como um produto amplamente consumido e adorado em todo o mundo.  

Aproveite este dia

Espaguete, talharim, penne, rigatoni, qual dessas delícias você vai escolher para comemorar o Dia do Macarrão? O macarrão é um alimento universal, consumido nos quatro cantos do planeta e, diferentemente do que muitos pensam, não engorda.
Quem afirma é o nutricionista Welliton Popolim. “As massas são ótimas para a saúde, pois são ricas em carboidratos, que são fonte de energia para o organismo”.

Além de ser rico em nutrientes, o macarrão é um alimento leve e que poder ser preparado de diversas formas e com diversos molhos.
Uma refeição com espaguete ao molho bolonhesa, acompanhado com uma salada de folhas, uma torrada integral e uma fruta é ideal para quem deseja manter a alimentação balanceada, diz o especialista. “Essa combinação tem todos os nutrientes necessários para uma boa refeição”.

Para o especialista, as pessoas podem muito bem cometer alguns excessos para comemorar o Dia do Macarrão, basta prestar atenção no que está comendo. Evitar molhos com queijos muito fortes e cremosos é uma saída. “É muito importante sentir prazer ao se alimentar, não devemos nos privar das coisas boas da vida sempre”.

 

Técnicas e dicas

O Mito do Carboidrato

Sempre ouvimos que dietas para serem boas não devem conter massas, pães,….ou seja carboidratos.

Estes alimentos são sempre considerados vilões. Mas será que isto é realmente verdade?
Antes de tirar qualquer conclusão precipitada, leia esta matéria e saiba mais sobre este nutriente.

O que são carboidratos?

Este nome complicado e tão em moda, nada mais é do que açúcar.
Existem dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos.
Os carboidratos simples estão presentes nos doces, mel, açúcar, etc…

As frutas também possuem um tipo de açúcar : a frutose, que pertence ao grupo dos carboidratos simples.

Já os pães, massas, arroz, cereais, batata, madioca, farinha, etc…, pertencem ao grupo dos carboidratos complexos.

Qual a importância dos carboidratos na nossa alimentação ?
Os carboidratos são a base da nossa alimentação, são eles que fornecem a energia básica para as nossas atividades diárias.

A ausência destes alimentos na sua dieta, por um período prolongado, pode trazer efeitos indesejados como fraqueza, mau estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, entre outros.

Afinal carboidratos engordam ou não?

Em excesso sim, bem como qualquer outro macronutriente.
Devido a sua importância, não podemos deixar alimentos fonte de carboidratos fora da alimentação.

O que deve-se fazer, é priorizar o fornecimento de carboidratos através do tipo complexo, preferindo alimentos integrais e diminuindo a ingestão dos refinados.

Quanto aos carboidratos simples, estes devem ser consumidos esporadicamente e com moderação. Quem quer reduzir o peso, o ideal é cortar da alimentação alimentos fonte de carboidratos simples como doces, chocolates e guloseimas em geral . Após perder o peso desejado estes podem voltar a ser consumidos mas sempre de maneira cobtrolada.

As frutas mesmo sendo fonte de carboidratos simples, devem ser consumidas, uma vez que são fontes de fibras, vitaminas e minerais importates para o corpo. Entretanto o recomendado é não ultrapassar 04 porções por dia.

Já os carboidratos complexos, devem estar presentes nas suas refeições, mas não é indicado usar mais de um alimento fonte de carboidrato complexo por refeição.

Ou seja escolha entre arroz ou macarrão, pão ou bolacha, ….

Quantidades e horários para ingestão de carboidratos
A ingestão de carboidratos deve corresponder, de acordo com recomendações da RDA e OMS, de 50 a 60% das suas necessidades diárias.

Praticante de atividades físicas com duração superior a uma hora, devem priorizar ingestão de carboidratos antes, durante e após a atividade física.

Quem não pratica atividade física, deve controlar as quantidades de carboidratos especialmente no período noturno, uma vez que o metabolismo do corpo está mais lento.

Macarrão no Brasil

Quem trouxe o macarrão para o Brasil foram os imigrantes italianos no final do século XIX. Nessa época a pasta, como é conhecida na velha bota, era preparada artesanalmente. Hoje pode ser encontrado aos montes e em diversas marcas e o que é melhor, em qualquer supermercado. Porém existem algumas famílias que ainda cultivam a tradição da macarronada na casa da mama ao domingos, onde muitas vezes a massa é preparada como antigamente.

 

 

 

*As informações sobre o Dia do Macarão retirei do site abaixo através de pesquisa na internet.
 
*As informações sobre o Mito do Carboidrato retirei do site abaixo através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s