Dia da Abelha

 

Citação

Mel

UM DIA DE ABELHA

O mel é uma mistura não muito complexa. Porém, para chegar até o ponto certo para o consumo ( da colméia, claro!) as abelhas dão “duro”.

Um dia na vida dessas eternas operárias não é fácil. As flores têm o papel de atraí-las com o néctar, pois assim, fazem com que as abelhas e muitos outros animais e insetos espalhem o pólen e as fecundem.

A comunicação das abelhas é com movimentos entre elas. Ou seja , quando encontram o néctar nas flores, elas voltam à colméia e dançam na entrada da mesma para guiar as outras abelhas, informando a direção e a quantidade de flores a serem trabalhadas.

Nada egoísta, as abelhinhas sugam, sugam e sugam quantidades grandes de néctar (3 partes do seu peso) e saem voando de volta à colméia. Elas carregam o néctar numa bolsinha e chegando na porta de casa, abelhas mais novas as esperam para recolher o material colhido. Depois, levam para os quartos da casa, colocam nas paredes internas, os favos, que já estão prontinhos para guardar a substância.

Nesse troca-troca, muitas outras substâncias da própria abelha são adicionadas ao néctar, e, lentamente, a água vai sendo liberada. Quando o mel está dentro dos favos, ele continua perdendo água, pois as operárias batem as asas, criando um sistema de ventilação especial. Assim que chega no ponto, o favo é fechado e o suprimento guardando para as épocas de falta de alimento ou para uma refeição limitada.

Estas sobras de Mel guardadas é que o apicultor retira das colméias para nosso uso.

Abelhas

(Dia das abelhas)

 

"Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz."
(Vitor Hugo)

"Macho que é macho não chupa mel, masca abelha"
(Desconhecido)

"A abelha fazendo o mel vale o tempo que não vôou"
(Desconhecido)

"Sem abelhas, sem mel."
(Hkocher info)

"Nem tenho mel, nem abelhas."
(Hkocher info)

"Mulher é como abelha: ou dá mel ou ferroada"
(Desconhecido)

"Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre entre os braços da flor que elegeu."
(Roger Martin du Gard, Os Thibault)


*A imagem Abelha/Mel retirei do spaces abaixo através de pesquisa na internet.

By http://nimphaetaniaportugal.spaces.live.com

*O texto ‘Um dia de Abelha’ retirei do site http://www.angelfire.com/wy/shangrila/dia.html através de pesquisa na internet.

*As ‘Frases e Pensamentos’ sobre as Abelhas retirei do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=19&id=1761

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia da Abelha

  1. Hidra disse:

    A não-violência é uma atitude especificamente humana. Ela repousa no diálogo. Na compreensão e no conhecimento do outro. Na aceitação das diferenças. Na tolerância e no respeito mútuo. É motivada por um espírito de abertura e de reconciliação.(Dalai Lama)  Tenha um bom dia!Fique com Deus!
     

    (¯`v´¯)`•.¸.•´¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)(¸.•´ (¸.•´ .•´¸¸.•´¯`•->Com carinho da amiga Hidra

    Curtir

  2. disse:

    Olá amiga adoro tua presença em meu spaces e tua amizade me faz muito bem obrigada por tudo. Fica com Deus um abraço.
    AMIZADEÀ medida que crescemos,vamos reconhecendo o valor de cada pessoapresente em nossas vidas. É engraçado!Ao mesmo tempo em que existe aquela,a qual pode embarcar numa viagem apenas de idae que não faria a menor falta,também existe aquela de quem jamais queremosnos distanciar e com a qual precisamos manter sempre contatoe uma boa aproximação para vivermos satisfeitos.Mas o que haveria de importante em uma relação de dois “estranhos”,para sentirem essa vontade e, até,necessidade de manterem comunicação?Bem, hoje, mais do que nunca,é simples encontrar essa resposta.Sabe-se que isso se chama nada menos que AMIZADE,uma das maiores dádivas e um dos sentimentos mais belose nobres propiciado pelo nosso grande Pai.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s