Dia Nacional de Combate ao Fumo

 

Citação

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

 

Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto

 

 

O hábito de fumar causa diversos problemas à saúde. Além da dependência física e psicológica causada pela nicotina presente no cigarro, outras substâncias desencadeiam uma série de problemas. Está provado científica e clinicamente que o cigarro contém substâncias que podem causar o câncer. Cerca de 90% dos casos de câncer do pulmão são ocasionados pelo uso freqüente do cigarro.

Mesmo assim, o câncer provocado pelo cigarro também pode afetar outros órgãos do corpo humano, como a boca, laringe, a faringe, o estômago, o pâncreas, os rins e a bexiga. O câncer não é a única doença causada pelo hábito de fumar. A fumaça do cigarro é composta de 2% a 6% de monóxido de carbono. Esse gás tóxico corrompe as hemácias do sangue, dificultando o transporte e utilização do oxigênio.

Assim, fumante sempre está mais propenso a adquirir moléstias do sistema respiratório, como a bronquite e o enfisema. Das mortes causadas pelo fumo, cerca de 25% tiveram como causa as doenças coronárias, entre elas o infarto. Quem fuma, corre o dobro do risco, comparado a quem não fuma, de sofrer um infarto do miocárdio. Isso ocorre porque o tabaco lesiona os vasos sanguíneos e aumenta a concentração do colesterol maligno, ocasionado o entupimento de veias e artérias.

Essa obstrução, quando ocorre no cérebro, causa os derrames e aneurismas. Muitos fumantes estão conscientes dos problemas que o tabaco causam à sua saúde e procuram preservar as pessoas que não fumam das agressões do cigarro.

Porém, nem todos os fumantes têm essa consciência e, muitas vezes, obrigam os outros a "fumarem passivamente". O fumante passivo não fuma porque deseja, porém é obrigado a respirar a fumaça do cigarro de outras pessoas. Entre os fumantes passivos, as mais prejudicadas são as crianças que podem ter a saúde debilitada. Um outro problema é que estas crianças, quando crescerem, podem querer seguir o exemplo dos pais.

O mundo inteiro está empenhado na erradicação deste hábito. Assim, diversas medidas, com força de lei, têm sido tomadas no sentido de preservar os direitos de quem não fuma e zelar pela saúde e recuperação dos fumantes. Assim, há algum tempo o hábito de fumar está proibido em repartições públicas, em aviões, restaurantes, shopping centers e outras áreas de convívio social.

Também a publicidade de cigarros tem sido combatida e proibida para que não estimule a juventude ao vício. Em 28 de dezembro de 2000, uma nova lei de combate ao fumo foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A nova Lei 10.167 determina que a propaganda do cigarro será permitida somente na parte interna dos locais de venda do produto. Os anúncios nos meios de comunicação, incluindo a internet, outdoors, placas e cartazes luminosos, estão terminantemente proibidos.

As campanhas promocionais, com distribuição de qualquer tipo de amostra ou brinde, a venda de cigarros em estabelecimentos de saúde, o uso de cigarros em aviões, a venda do produto por via postal e a propaganda indireta contratada (merchandising) também são práticas que foram definitivamente abolidas, atribuindo pesadas multas aos infratores. O patrocínio de atividades culturais e esportivas só poderá ser mantido até 1º de janeiro de 2003. No ato da sanção da nova lei, contratos desse tipo já haviam sido assinados.

Dessa forma, estipulou-se um prazo para banir de vez o cigarro de todo e qualquer tipo de publicidade. Esse esforço representa um grande passo para a erradicação do hábito de fumar e é uma grande vitória nesse combate mundial ao fumo.

*A citação sobre o ‘DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO’ retirei do spaces da amiga Betina.

By http://betinajf.spaces.live.com

Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia Nacional de Combate ao Fumo

  1. Hidra disse:

     
     
    Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída
    Mahatma Gandhi
     
    (¯`v´¯)
    `•.¸.•´
    ¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•´ .•´¸¸.•´¯`•->Com carinho da amiga Hidra  

    Curtir

  2. Betina disse:

    Oi mari,
     As vezes só quando acontece algo com a gente, que levamos um baque e tentamos acordar outras pesoas.
     eu por exempo achava que os problemas de tireoide só acontecia com os outros e nunca comigo.
     foi  preciso acontecer comigo para poder acordar..
     não sei se vc sabe, mas passei por uma tiroidectomia, alem da retirada da tireoide  retirei dois nodulos.
     Passei um sufoco no C. cirurgico.
    Após a cirurgia, tive uma hemorragia  devida a preassão arterial altissima.
     foi preciso refazer tudo, e fiquei 14 horas no c. cirurgico.
    Felizmente não vi nada, mas o sufoco foi para os meus familiares, pois ficaram no quarto  s/. saber de nada, até que o médico chegou  e deu a noticia.
    Amanha levarei a biopsia para o medico ver.
     apesar dele me dizer que o aspecto era benigno,mas não deixo de ficar ansiosa para saber o veridcto  fin al.
     No  resto tudo  bem.
     
     bjs e saudads 

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s