Dia Mundial da População

 

 

 

 

 

 

DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO

Com mais de seis bilhões de pessoas, a população do mundo aumenta anualmente em 75 milhões, sendo que metade tem menos de 25 anos de idade. Jovens entre 15 e 24 anos somam um bilhão, o que significa dizer que existem 17 jovens em cada grupo de 100. Mas o número de pessoas com mais de 60 anos, por sua vez, chega a 646 milhões, numa proporção de uma em cada dez. Esse número ainda é acrescido todo ano em mais de 11 milhões, o que caracteriza um envelhecimento da população mundial. Conforme estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2050, a porcentagem de jovens com menos de 15 anos de idade deve diminuir de 30 para 20%, enquanto a quantidade de idosos deve crescer 22%, alcançando um total de dois bilhões de pessoas com idade avançada.

QUANTOS MORAM NO PLANETA?

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial em 2004 é de cerca de seis bilhões e 379 milhões de pessoas. Mais de um terço encontradas em dois países apenas: China e Índia. E apesar de a China ainda ser o país mais populoso, até 2045 a Índia já terá ultrapassado os chineses em quantidade populacional, de acordo com estimativas da ONU. Em 2016, teremos mais indianos no planeta do que todos os habitantes da Europa, Oceania, Ásia e América. As nações mais populosas atualmente são China, com aproximadamente um milhão 285 mil pessoas, depois Índia, com cerca de um milhão 25 mil e 100 pessoas, seguidas de Estados Unidos, Indonésia e Brasil.

Quando tudo começou, até mais ou menos o ano de 1800 (que registrava 1 bilhão de habitantes), o crescimento da humanidade era vagaroso. É no século XX que vem a ocorrer um boom nessa evolução. Só para se ter uma idéia, o segundo bilhão é atingido 125 anos depois e, o terceiro, em 33 anos, por volta de 1960. O quarto bilhão é alcançado, em 1974, no curto período de 14 anos, e o quinto, em 13 anos, no ano de 1987.

Conforme o Fundo das Nações Unidas para a População (Fnuap), uma mesma geração viu a população dobrar dos 3 bilhões, nos anos 60, para os 6 bilhões, em fins da década de 90. Este fenômeno, no entanto, não deverá mais ocorrer, por conta da diminuição das taxas de crescimento populacional, a partir da década de 70.

Conheça a estrutura da população mundial, segundo a CIA, com dados de 2004:

Estrutura etária da população mundial – 2004

Faixa etária

Percentual

Homens

Mulheres

0-14 anos

28.2%

925.276.767

875.567.830

15-64 anos

64.5%

2.083.789.165

2.033.226.759

65 anos e mais

7.2%

203.286. 504

257.705.851
Taxa de crescimento populacional

1,14%

Taxa de natalidade

20,24 nascimentos por 1.000 hab.

Taxa de mortalidade

8,86 mortes por 1.000 hab.

Taxa de mortalidade infantil

50,31 mortes por 1.000 nascidos vivos

Taxa de fertilidade total

2,62 crianças/mulher

Expectativa de vida ao nascer

64,04 anos

QUEM NÃO PÁRA DE CRESCER?

O boom demográfico do século XX aconteceu, principalmente, nos países do terceiro mundo – África, Ásia e América Latina – que apresentaram, entre as décadas de 50 e 70, taxas de crescimento de 2,5%. Nos últimos anos, porém, ocorreu uma redução gradativa no mundo todo, com exceção do continente africano, que continua crescendo em ritmo intenso. A Libéria, por exemplo, dobra o número de habitantes em uma geração, enquanto a Europa precisaria de mais de 380 anos para que isso ocorresse.

Ainda assim, a estimativa da ONU para o ano de 2025 chega a 7,8 bilhões de pessoas, sendo que, nas regiões mais pobres do mundo, a taxa de crescimento deverá continuar maior – 1,6% a cada ano – devendo permanecer dessa forma pelos próximos 15 anos. A África, com seu crescimento acelerado – média de 2,4% anuais – tem, em contrapartida, a Aids como redutor populacional. A epidemia vem reduzindo a expectativa de vida nos países africanos: são 32,4 milhões de adultos e 1,2 milhões de crianças infectados com o vírus HIV, segundo cálculos da ONU em 1999.

DEPOIMENTOS

"O Dia Mundial da População chama a atenção da opinião pública para a importância que se deve dar à evolução do tamanho da população mundial e de cada país, de sua estrutura por idade, raça, gênero etc. A população é agente e objeto de toda e qualquer política pública. Uma visão realista da crítica demográfica do país é imprescindível para os jovens de hoje, pois oferecerá a eles elementos preciosos para que possam formar convicções, exercer opções e definir trajetórias de vida para as próximas décadas."

José Alberto Magno de Carvalho
Diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR

"Há dez anos, as Nações Unidas instituíram o 11 de julho como o Dia Mundial da População, uma vez que fora neste dia, em 1987, que a população mundial atingira 5 bilhões de pessoas. A idéia era chamar a atenção do mundo sobre a urgência e importância das questões populacionais e a necessidade de se buscar soluções para as mesmas.

O Planeta Terra conta hoje com aproximadamente 1,1 bilhão de jovens de 15 a 24 anos. Este contingente de pessoas, o maior que o mundo já teve, está se fazendo ouvir e sendo reconhecido como fonte de oportunidades e sujeito a diversos tipos de ameaças. Muitos desses jovens estão desinformados, não possuem bom nível de instrução e não recebem atenção adequada do setor saúde, especialmente no que se refere à saúde reprodutiva e sexual. Desta situação resultam riscos desproporcionais de contrair doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, de gravidezes precoces e indesejadas, e de violências e abusos sexuais.

A 21ª sessão especial da Assembléia Geral da ONU, realizada em Nova Iorque de 30 de junho a 2 de julho de 1999, reafirmou que os governos devem considerar as necessidades dos jovens, dando prioridades a programas de educação, oportunidades de geração de renda, treinamento vocacional e atendimento de saúde, em especial sexual e reprodutiva. Reafirmou também que as políticas referentes aos jovens devem envolvê-los de maneira ativa no delineamento, implementação e avaliação de tais programas."

Elza Berquó
Demógrafa e Presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento – CNPD

POPULAÇÃO NO BRASIL

As pesquisas realizadas pelo IBGE têm o objetivo de permitir que se conheça, cada vez mais e melhor, o país e os brasileiros. As estatísticas do IBGE revelam o perfil da população brasileira. Existem diversos aspectos que caracterizam as pessoas que vivem no Brasil. Neste item, que integra o conjunto dos textos sobre o Dia da População, vamos destacar características da população brasileira que certamente ajudarão você a compreender e refletir sobre a realidade em que vivemos.

Sexo

Das 169.799.170 pessoas residentes no Brasil, conforme pesquisa do Censo 2000, realizada pelo IBGE, 83.576.015 são homens e 86.223.155 são mulheres.

Como você pode ver, existem mais mulheres que homens no Brasil. Mas você sabia que nascem mais homens do que mulheres no nosso país? Dê uma olhadinha no Mão na Roda, do IBGE Teen, no texto Características da População, e descubra por que mesmo assim as mulheres são maioria.

Grupos de Idade

Segundo dados do "Brasil em números 2003", publicação do IBGE, a dinâmica demográfica brasileira recente tem um caráter radicalmente novo: não somente a fecundidade caiu consideravelmente, como também a mortalidade e a migração inter-regional. As novidades ficam por conta da migração de retorno, pois tende a aumentar o número de migrantes que estão retornando a sua região de origem, e também por conta da migração internacional.

As mudanças na estrutura etária, provenientes de todo este conjunto de fatores, mostram um processo irreversível de envelhecimento. A pirâmide etária, então, mostra a existência de menos crianças abaixo de 5 anos do que entre 5 e 10 anos, assim como mais jovens de 10 a 15 anos do que crianças de 5 a 10 anos.

Cor ou raça

Em 2000, a população brasileira era composta por 53,8% de pessoas que se declararam brancas, 6,2% de pessoas pretas, 39,1% de pessoas pardas e em torno de 0,5% de amarelas e indígenas, segundo os dados preliminares da Tabulação Avançada do Censo Demográfico 2000.

Situação do domicílio

Para finalizar, vamos conhecer a população brasileira segundo o aspecto situação do domicílio, isto é, se ela está mais concentrada na área urbana ou na área rural e como o índice de urbanização vem crescendo ao longo das décadas.


* A barrinha foi retirada do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://nelsetdd.spaces.live.com/blog/cns!37297951B07366CB!143.trak

* As reportagens sobre o Dia Mundial da População foi retirads do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/populacao/home.html

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dia Mundial da População

  1. Vαиєѕѕα εїз disse:

     
    Hoje é o dia universal do "te amo".
    Se você recebeu esta mensagem significa que alguém te ama.
    Envie esta mensagem para as pessoas que você ama.
    Amanhã… será o melhor dia da sua vida… Algo maravilhoso irá acontecer…
    Se não puder enviar não se preocupe nada de mal lhe acontecerá, já que nunca desejaria algo ruim para quem amo!!!
    Se a pessoa te devolver… é porque te ama!!!
     
    AMIGOS TAMBÉM DIZ TE AMO.
     
    TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO!, TE AMO
    …BEIJOS E ABRAÇOS

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s