Dia da Pizza

Os namorados, os pais, as mães, as crianças. Todos têm o seu dia. Então, porque a pizza não pode ter o seu?

Citação

Dia da pizza

 DEZ DE JULHO, DIA DA PIZZA!!!
 
Ah, a pizza. A fim de celebrar a existência deste maravilhoso quebra-galho que, via delivery, sacia diariamente a fome de milhares de pessoas como eu (um cara que na culinária segue à risca a máxima de jamais gastar mais tempo cozinhando do que comendo), instituiu-se em São Paulo o Dia da Pizza, comemorado neste dia 10 de julho. Sim, eu sei que essa efeméride é mais uma invencionice de políticos que pouco fazem além de batizar ruas e criar comemorações esdrúxulas. Porém, há certo sentido em se comemorar uma data como esta, dedicada a este singelo prato que representa salvação dos inaptos de fogão, mote de congregação das famílias nas noites de domingo, motivo de perdição dos gulosos de plantão.

Para além do lugar-comum de se afirmar que em Sampa as pizzas são até melhores que as preparadas na Itália, as estatísticas da cidade são impressionantes: São Paulo possui cerca de 6 mil pizzarias, responsáveis pelo preparo de aproximadamente 43 milhões de discos por mês, que equivalem ao consumo de uma tonelada de massa por dia.

Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.

A pizza, no formato que conhecemos hoje, surge no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, são introduzidos na culinária européia. Considerado alimento dos pobres do sul da Itália, era preparado com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX imigrantes italianos trazem para a América o disco que nunca sai das paradas. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi’s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos destas plagas, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, o espanhol Valentín Ruiz e o também napolitano Giovanni Tussato, cuja pizzaria, a Babbo Giovanni, mantém atividades até hoje.

Após aterrissar na Terra Brasilis junto com os imigrantes italianos em tempos nos quais esta nação começava a se urbanizar, a pizza, típico alimento de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Na Bahia, por exemplo, a Companhia da Pizza serve pizzas de rapadura. Em Curitiba, o Avenida Paulista Pizza Bar oferece a seus clientes uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e, creiam-me, pétalas de rosas. Em Belém, estabelecimentos como Santa Pizza e Xícara da Silva incluem em seus cardápios pizzas de jambu com camarão. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição.

As inovações não se limitam às receitas, que incluem ainda as indefectíveis bordas recheadas com ingredientes como catupiry, presunto, alho frito, gergelim, goiabada e doce de leite, dentre outras invencionices. Restaurantes como a Pop Pizza de Belém e a Casa Buzzi de Curitiba servem pizzas quadradas. O Pedal e Graminha vendem pizzas por metro. No Margherita, a atração principal é a double decker, pizza de dois andares.

No entanto, não encontrei ainda nenhum lugar capaz de reunir tantos sabores e combinações inusitadas como a Pizzaria York, do Rio de Janeiro. Seu rodízio de pizzas ficou notabilizado pela variedade expressionante de sabores: a York oferece aos seus clientes pizzas de: lasanha, bobó de camarão, strogonoff de carne (e de frango), mousse de maracujá, coração de galinha, carne seca com catupiry, hambúrguer com fritas, morango com chantily, cachorro-quente (com direito a batata palha), churrasco, paçoca, queijo minas e, pasmem, Chokito (imagino que deva ser, pois, uma pizza coberta com leite condensado caramelizado coberto com flocos crocantes e o delicioso chocolate Nestlé). Pergunta que faço encarecidamente aos leitores deste blog: alguém que conhece a York poderia deixar seu testemunho nos comentários??

Para encerrar este post, nada mais adequado do que comentar esta típica expressão brasileira: "tudo acabou em pizza". Reza a lenda que a origem dela remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores conseqüências. Provém daí o significado popular da expressão "acabar em pizza": algo que desemboca em nada e não chega a lugar algum. Qualquer semelhança com fatos reais…

Publicado por Alexandre Inagaki em 10 de julho de 2006, 02:30

                 

* A citação ‘Dia da Pizza’ foi retirada do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://vebe4.spaces.live.com/blog/cns!6499D140B9CA16B3!156.trak

* As informações sobre a pizza e seu dia foram retirada do blogger ‘Pensar Enlouquece, Pense Nisso’ através de pesquisa na internet.

By http://www.gardenal.org/inagaki/2006/07/o_dia_da_pizza.html

Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dia da Pizza

  1. Vαиєѕѕα εїз disse:

    E dissem que o povo não tem criatividade…
     

     
    Conversa com Jesus
    Durante nove dias, orar:Ó meu Jesus, Senhor do Universo, Rei dos Reis, em Vós deposito toda a minha confiança. Vós que fizeste o paralítico andar, o cego enxergar, o morto viver, o leproso sarar.Vós que dissestes: "Pedi e será dado, procurai e achareis, batei na porta e se abrirá para Vós". Vós que sabeis de tudo, Senhor, faz com que (pedir a graça). Vós que vistes minhas angústias e lágrimas sabeis, Divino Amigo, como preciso alcançar esta graça. Ó Senhor, dai-me ânimo e alegria para viver. Só de Vós espero, com confiança, a graça de (pedir a graça com fé). Divino Jesus, convosco estarei conversando durante nove dias, ao longo dos quais espero alcançar esta graça que peço com fé (pedir a graça). E, como gratidão, divulgarei esta oração para 100 pessoas que precisem de Vós para que aprendam a ter fé e confiança em Vossa misericórdia.Senhor, iluminai os meus passos assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Jesus, tenho confiança em Vós e cada vez mais aumenta minha fé.
     
    Amém.  

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s