Dia do Papa

Citação

Dia do Papa: Para quem crê em Deus, nos toca muito

Um ano sem ”João de Deus”

Conheci pessoalmente o Papa, ainda quando era o arcebispo de Cracóvia. Depois, tive a felicidade de conversar pessoalmente muitas vezes com ele. Ao celebrar o seu primeiro aniversario da morte, é bom lembrar alguns fatos do seu pontificado, que tiveram repercussão para toda a humanidade.

Deus o formou de modo admirável, mas também pelo caminho do sofrimento. Nasceu no dia 18 de maio de 1920 numa pequena cidade no sul da Polônia Wadowice, lá foi batizado e lá passou a sua infância e estudos primários. A família vivia do salário do pai, tenente do exército polonês. Com apenas nove anos, perdeu a mãe. Não conheceu a sua irmã, porque faleceu antes de ele nascer. Seu irmão, Eduardo, que ele tanto amava, formado em medicina, contaminou-se de uma doença que ele cuidava, chamada escarlatina(1), e morreu ainda jovem. Mais tarde, morreu seu pai. Karol Wojtyla ficou só neste mundo. Estourou a segunda guerra mundial. Muitos dos seus colegas, estudantes, entram para os grupos da resistência armada contra a ocupação nazista. Presenciou a morte de muitos colegas e amigos seus, mas ele escolhe outro caminho: por meio de teatro e poesia messiânica sustentou a esperança da liberdade.

Para sobreviver nestes tempos difíceis, alista-se ao duro trabalho na pedreira e depois, na fábrica dos produtos químicos. Encantado com o exemplo e fidelidade de sacerdotes, que ele conhecia e, seguindo o impulso interior ser padre, entra para o seminário clandestinamente. (os nazistas na Polônia fecharam todos os seminários e universidades). Foi ordenado padre em 1946. Pouco depois, mandado pelo Bispo de Cracóvia a Roma, especializou-se em Teologia e Ética na Universidade Angelicum. A estadia em Roma proporcionou-lhe a oportunidade, de um lado aprofundar os conhecimentos teológicos, de outro, manter inúmeros contatos com colegas do mundo inteiro.

Voltando de Roma, trabalhou como vigário paroquial no interior e depois na cidade de Cracóvia. Neste tempo leciona na Universidade de Jagielonica em Cracóvia e na Universidade Católica de Lublin. A sua especialidade foi a ética. Foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia. Anos depois, ficou titular da Arquidiocese de Cracóvia. Papa Paulo VI o nomeia Cardeal. Desempenhou o papel importantíssimo durante o Concilio Vaticano II, especialmente na formulação dos documentos sobre a Igreja (Lúmen Gentium), sobre a Igreja no mundo de hoje (Gaudium et spes) e sobre a Liberdade Religiosa (Dignitatis Humanae).

No dia 16 de outubro de 1978 foi eleito Papa. Assumiu o nome para seu pontificado de João Paulo II, em homenagem a dois dos seus predecessores: Paulo VI e João Paulo I. Foi o primeiro Papa não italiano depois de 450 anos. Seu pontificado foi o mais longo da história depois de São Pedro e beato Pio IX. Governou na Igreja por mais que 26 anos, exatos: 9665 dias. Foi o Papa que mais visitou o mundo, sendo 129 países e mais que 1000 cidades. Seu gesto repetido em cada viagem, de dar o ósculo na terra, segundo ele mesmo explicou a um amigo, significava a homenagem a Deus criador e o abraço de paz, a todos aos moradores da terra visitada. Lindo gesto!

Proclamou 1338 beatos e 482 santos. Por meio destes atos quis mostrar, que hoje também se pode viver, de forma radical os preceitos do Evangelho. Lutou com todas as suas forças de diplomacia pela paz e condenou toda espécie de guerra e terrorismo. Condenou o ataque terrorista ao World Trade Center, mas também as guerras no Afeganistão, Kuwait e Iraque. Condenou as guerras e violências na África e em outros lugares. Por isso, foi escolhido pela revista Times o “Homem do Ano” e eu acrescentaria: “Homem de Paz”. Defendeu as pessoas pobres, países em desenvolvimento, reclama a justa reforma agrária no Brasil. Tinha coragem, estando em Cuba, condenar o embargo dos Estados Unidos impostos a Cuba. Foi o promotor da aproximação de outras grandes religiões monoteístas no mundo. Sua viagem à Terra Santa no ano 2000, marcou a reconciliação com os judeus. Visitou o muro das lamentações. Foi o primeiro a pregar na Sinagoga, e entrar numa Mesquita em Damasco na Síria. Promoveu as jornadas ecumênicas, principalmente a de Assis.

Condenou o comunismo, apoiou o Sindicato “Solidarność(2)” na Polônia que foi o instrumento da queda do comunismo ateu na Europa Oriental. Suas atitudes neste sentido incomodaram a KGB da União Soviética e o resultado disto foi o atentado na Praça de São Pedro, durante uma audiência pública, no dia 13 de maio de 1981. O atentado até este momento, não foi esclarecido. A salvação deste atentado, o próprio Papa atribuiu à proteção de Nossa Senhora de Fátima. Ele mesmo disse: “Uma mão atirava, outra dirigia a bala” – a bala, hoje está inserida na coroa de nossa Senhora de Fátima, em Fátima, e a faixa que o Papa usou, ensangüentada e perfurada pela bala, está no Santuário Nacional de Czestochowa, na Polônia. Mehmet Ali Agca, autor do disparo, confessou ao Papa, que não entende como pode falhar no tiro. O Papa recuperou-se do atentado, mas as conseqüências abalaram a sua saúde para sempre.

João Paulo II foi o Papa da família. Escreveu tanto sobre ela, fez tantos pronunciamentos sobre a família como ninguém. “Pela família passa a humanidade”, foi a sua frase predileta. Eu pessoalmente interpreto a sua paixão pela família com o fato, que ele desde a mais terna idade perdeu todos da sua família. Todos morreram. Sentindo na pele a falta de família, ressaltou a importância dela na vida de cada pessoa. João Paulo II foi também o Papa da juventude. É admirável, que o velho Papa, conseguiu reunir milhões de jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude. No ato de sua morte, quando lhe avisaram, que lá fora estão os jovens rezando por ele, com a voz trêmula e fraca confessou: “Toda a vida eu vos busquei e agora vocês vieram a mim! Obrigado”.

Morreu aos dois de abril. Nos dias dos funerais, o mundo parou! Sua morte foi a ocasião de maior manifestação, da vitalidade da Igreja católica. Foi sepultado na terra, respeitando a sua vontade, num caixão de cipreste, madeira que é o símbolo da imortalidade. Na lápide da sepultura colocaram a simples inscrição em latim: “Ioannes Paulus II 1920-2005”. Depois dos funerais, muitos ilustres deste mundo, deram-lhe o nome de “João Paulo II o Grande” Para nós ficará sempre: “João de Deus”. Grande foi a sua mensagem, maior ainda o seu exemplo. Sigamo-lo.

Dom Ceslau Stanula, CSsR
Bispo de Itabuna-BA

Links relacionados:
» Especial João Paulo II
» Documentário: ‘Um ano sem João Paulo II’ – assista trecho
» Emoção marca homenagem a João Paulo II
» Série: Escritos de João Paulo II – cancaonova.com/formacao


Citação

Dia do Pescador: ><(((°> .: Pescador de Ilusões :. <°)))><

Pescador de Ilusões

Se meus joelhos não doessem mais 
Diante de um bom motivo 
Que me traga fé, que me traga fé 

Se por alguns segundos eu observar 
E só observar 
A isca e o anzol, a isca e o anzol 
A isca e o anzol, a isca e o anzol 
Ainda assim estarei pronto pra comemorar 
Se eu me tornar menos faminto 
E curioso, e curioso 
O mar escuro, é, trará o medo lado a lado 
Com os corais mais coloridos 

Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões 
Sou pescador de ilusões  (bis)

Se eu ousar catar 
Na superfície de qualquer manhã 
As palavras de um livro sem final 
Sem final, sem final, sem final, final 

Valeu a pena, ê ê 
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões  (bis)

Se eu ousar catar 
Na superfície de qualquer manhã 
As palavras de um livro sem final 
Sem final, sem final, sem final, final

Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões  (bis)

><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))><

Canto Ao Pescador

Jogou sua rede
Oh! Pescador
Se encantou com a beleza
Desse lindo mar
Dois de Fevereiro 
É dia de iemanjá
Levo ao dia oferendas
Para lhe ofertar
E se é idolatria 
Olodum seguirá
É como dizia Caimi
E seguir o homem 
Cantando à cantar

Minha jangada
Vai sair pro mar
vou trabalhar
Meu bem querer

Segue o Mar da História Agitado

viaja e simia me leva olodum nessa onde que eu
E o Olodum A onda seguira
E despertar amor
Eternizar  

Se Deus quiser 
Quando eu voltar do mar
Um peixe bom 
Eu vou trazer
Meus companheiros
Também vão voltar
E a Deus do céu
Vamos agradecer


* A citação ‘Um ano sem “João de Deus”‘ foi retirada do spaces abaixo através de pesquisa na internet.
* As músicas ‘Pescador de Ilusões’ e ‘Canto ao Pescador’ foi retirada do site abaixo.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Dia do Papa

  1. EternaApaixonada disse:

    Minha querida amiga menina Mariana!
     
    Sua simpatia e sensibilidade  me comovem e você já conquistou meu coração!
    Sua participação nos spaces só faz aumentar essa admiração  do seu lindo trabalho que certamente muitos compartilham comigo!!! 
    Que bom encontrar pessoas assim! Me dá um ânimo novo de continuar aqui apesar das inúmeras dificuldades de acessar: disponibilidade de tempo, problemas na conexão, e às vezes uma sensação  que estou "passando meu tempo a escrever sonhos e não vivendo a realidade que gostaria"… E, aí recebo uma mensagem… logo depois outra… e outra… E, em todas sinto o carinho verdadeiro através das palavras, que parecem "saber" o que precisava receber no momento… Fantástico isso!
    Obrigada por me incluir! Beijos no seu coração maravilhoso!  Helô
     

    ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))><
    Você é um dos dezoito, viu?  
    Escolhi 18 pessoas que tocaram minha vida e que eu acho que gostariam de receber esta mensagem.
    Por favor, mande de volta para mim (você verá por que).
    Se acaso você não sabe, Santa Teresa de Lisieux é conhecida como a santa dos pequenos caminhos, o que significa que ela acreditava que deveria fazer as pequenas coisas da vida sempre bem e com amor.
    Ela também é a padroeira dos floristas.
    Ela é representada pelas rosas.
    Madre Teresa também acreditava na força dos pequenos gestos.
    Que todas as pessoas que receberem esta mensagem sejam abençoadas.
    A prece de madre Teresa não pode ser apagada.
    Lembre-se de fazer um pedido antes de ler a prece.
    É somente isso que você tem que fazer.
    Depois mande esta mensagem para algumas pessoas.
    Oração é um dos melhores presentes que podemos receber.

    Prece de Madre Teresa:
    Que a paz esteja dentro de você hoje.
    Que você creia estar exatamente onde você deve estar.
    Que você acredite nas infinitas possibilidades que nascem do destino.
    Que você usufrua as graças que recebeu e passe adiante o amor que lhe foi dado.
    Que você seja feliz sabendo que é um filho de Deus.
    Que você deixe a presença de Deus entrar em teu corpo e permita à tua alma a liberdade de cantar, dançar, orgulhar-se e amar.
    Ele está lá, para cada um de nós.
    Agora mande esta prece para 18 pessoas e não se esqueça de me mandar de volta também.
    Você verá por que!
    ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))>< ><(((°> .: :. <°)))><
     

    Curtir

  2. Virginia disse:

    Oi amiga, adorei sua entrada sobre o Papa João Paulo.
    Ele era muito fofinho e carismático, deixou muitas saudades.
    Vim deixar isto para você.

    Curtir

  3. Lu disse:

    Boa tarde amiga mas uma vez obrigada por teu carinho e visitas a meu spaces você mora no meu coração. Adorei ler a respeito do João de Deus nosso saudoso e querido papa que nos deixou muita saudades. Tenha um lindo final de semana. Fica com Deus um abraço.

    Curtir

  4. jhonn disse:

    **********************Onde estiveres agora,****`♥.¸(¨`♥.♥´¨)..♥´**nosso bom DEUS te guarde.******* `♥.¸.♥´********Quando estiveres pensando,*********************** nosso bom DEUS te use.**(¨`♥.♥´¨) (¨`♥.♥´¨)***Onde te encontres na vida,****`♥.¸(¨`♥.♥´¨)..♥´***que DEUS te ilumine.******* `♥.¸.♥´*******Com quem estejas seguindo,************************nosso SENHOR te guie.******(¨`♥.♥´¨) (¨`♥.♥´¨)No que fizeres,(¨`♥.♥´¨) (¨`♥.♥´¨)******peço ao bom DEUS que*******`♥.¸(¨`♥.♥´¨)..♥´ possa te amparar.`♥.¸(¨`♥.♥´¨)..♥´******Em cada passo teu,********** `♥.¸.♥´*****a mão de DEUS virá***** `♥.¸.♥´**********te abençoar………..(.(./..)……….(.(_(..(……………((.(..(..(…./_)………(\\\\.\\..\\_./…/……….\\……………/…………\\………../…………/………/—————– Olá como vai você tudo bem ???.Seu espace está lindo , gostei muito de suas postagem,e que venha o PAM 2007 sempre que puder eu retornarei.Um grande abraço.Rosângela Jhonn Randall

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s