Dia do Mel

 

Citação

Personagens

* gifs retiradas de vários sites da internet

pooh – ursinho puf

Mel – Curiosidades e importância para a saúde

O mel é elaborado no organismo das abelhas a partir do nectar de diversas flores. É depositado na colméia dentro de pequenas células hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo. Não são todas as flores que produzem néctar suficiente ou "gostoso" para que as abelhas produzam mel. Daí que sempre encontra-se no mercado os méis mais característicos, conforme as flores que foram visitadas pelas abelhas, que denominam-se florada.

Essas floradas diferem em cor, podendo se apresentar mais claras (laranjeira) ou escuras (eucalipto). Apresentam também diferenças na viscosidade, ou seja, o mel pode variar bastante de forma e cor de acordo com a flor que as abelhas buscaram o néctar.

Floradas:

  • Mel de Eucalipto: ajuda a combater a bronquite, a tosse e asma.
  • Mel de Laranja: regulador do intestino, tranquilizante natural.
  • Mel de Assa-peixe: tônico e depurativo do sangue, calmante.
  • Mel Silvestre: recomendado para o sistema nervoso, vias respiratórias e pele; é também calmante, laxante, desintoxicante.

O mel é riquíssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, principalmente na de quem sofre de estresse e cansaço, com exceção de pessoas diabéticas. Contém água, glicose, sacarose, potássio, ferro, sódio, enxofre, cloro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e substâncias que agem como antibióticos naturais.

Tudo isso é inerente a qualquer tipo de florada. Todo mel de abelhas puro contém todos esses nutrientes, independente de ser assa-peixe ou silvestre. A escolha vai de acordo com o gosto de cada um.

O mel ajuda a desintoxicar e favorece a digestão, sem sobrecarregar o organismo, podendo ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos. É um dos melhores e mais eficientes contra os efeitos da gripe e resfriados. É também um ótimo complemento alimentar.

Informações importantes
A cristalização do mel (chamada popularmente de mel "açucarado") é uma garantia da pureza do mesmo, podendo ser utilizado desse modo sem perda de nenhum de seus benefícios. Caso não queira consumi-lo assim, coloque ao sol até às 11h e depois das 15h, ou em banho-maria até a temperatura de 40º. A maneira mais correta de se certificar da pureza do mel é fazendo uma análise laboratorial.

Extrato de Própolis
O própolis é uma substância resinosa que misturada ao álcool de cereais forma o extrato de própolis. Tem efeito anestésico, anti-inflamatório, cicatrizante, antibiótico e antifúngico. Pode ser usado em gargarejos, misturado ao mel ou água para ser ingerido. Ao contrário do mel e do pólen, não deve ser usado diariamente por um longo tempo. É aconselhado usar de 5 a 10 gotas, quatro vezes ao dia, durante 15 dias, e interromper o uso por 15 dias; se houver necessidade, retomar. Crianças tomam metade da dose.

Pólen
Encontramos nele todos os aminoácidos essenciais (que formam as proteínas), hidratos de carbono, lipídios, sais minerais, vitaminas B, C, D, E e H e enzimas diversas. Sua ação foi comprovada em vários casos de esgotamento do nervosismo e insônia, na melhora e prevenção da impotência e astenia sexual (devido ao seu alto teor de vitamina E), para estímulo e proteção das funções gástricas e hepáticas, na melhora do apetite e no crescimento infantil e no raquitismo. O ideal é que seja utilizado todo dia em jejum, e apenas uma colher de café de cada vez. Pode também ser misturado a sucos, vitaminas, iogurtes etc.

Mel com Própolis (anti-inflamatório e anti-gripal)
Indicado para faringites, amigdalites, gripes e resfriados. Usa-se uma colher de sobremesa, duas ou três vezes ao dia durante 15 dias. Crianças usam duas vezes ao dia.

Mel com Poejo, Assa-Peixe, Eucalipto, Guaco e Própolis (expectorante e anti-tussígeno)
O poejo elimina as secreções e diminui a tosse. O assa-peixe é também expectorante e ajuda a combater gripes e resfriados, sendo eficaz no combate a tosse. O eucalipto tem efeito anti-séptico e febrífugo. O guaco é usado para combater bronquites, gripes, tosses rebeldes, rouquidãoi e é também febrífugo. Todas associadas ao mel e ao própolis, usa-se duas colheres de sobremesa, duas ou três vezes ao dia.

Mel com gengibre e própolis (anti-gripal e anti-inflamatório)
Associado ao mel e ao própolis, o gengibre é indicado para amigdalite, bronquite, faringite e laringite. É útil também para pessoas que usam muito a voz (cantores, professores, advogados, etc), para ex-fumantes, ajudando na desintoxicação do organismo. Usa-se uma colher de sobremesa duas ou três vezes ao dia. Crianças usam 2 vezes ao dia.

Mel com raiz de lótus e própolis (expectorante)
Raiz de lótus (planta medicinal de origem asiática), associada ao mel e ao própolis, atua bem em distúrbios respiratórios (rouquidão, tosse). Atua como dilatador dos brônquios e como expectorante, sendo indicada no caso de asma, bronquite, amigdalite. Quando usada por fumantes, colabora na eliminação da nicotina e do alcatrão.

Emagreça dormindo – Dieta do Mel

Veja informações sobre como emagrecer dormindo com a Dieta do Mel.
 

A editora Gente lançou o livro chamado "A Dieta do Mel" que como o próprio nome sugere, promete utilizar o mel para emagrecer.

Os escritores e nutricionistas Mike e Stuart McInnes defendem a teoria de que a ingestão do mel antes de dormir pode ajudá-lo a atingir o peso ideal, aumentar sua disposição e ainda queimar gorduras extras enquanto dorme.

A estratégia recomenda a ingestão de 2 colheres de mel antes de dormir e fazer alguns treinos leves. Os treinos devem ser feitos três dias por semana, 2 vezes por dia por um período de 15 minutos cada.

Maiores Informações

  • Livro: A Dieta do Mel
  • Autores: Mike e Stuart McInnes, Maggie Stanfield.,
  • Páginas: 160
  • Editora: Gente
  • ISBN: 85-7312-520-9

* As imagens do ursinho Pooh foram retiradas do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://evadantasgifs.spaces.live.com

* As ‘curiosidades sobre o mel’ foram retiradas do site abaixo através de pesquisa na internet, que por sua vez retirou as informações do Apiário Águas Claras – Br 267 Km 151, Manejo, Lima Duarte, MG. Tel: (021)627-4276

By http://www.acessa.com/arquivo/viver/nutricao/1998/07/15-Mel_Curiosidades/

* As informações sobre a ‘Dieta do Mel’ foi retirada do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.linkgratis.com.br/materia/emagreca-dormindo-dieta-do-mel/

 

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Dia do Mel

  1. Hidra disse:

    O desânimo
     
    Deveríamos todos parecer flores no início da primavera. A própria imagem da vida, abertos, viçosos, esperançosos e sorridentes, muito sorridentes aos passantes.
     
    Só que a vida é um lutar constante. Quando chegamos prontos para a batalha, não sabemos ainda como serão as lutas, o que vão exigir, o que vão tomar de nós. E é assim em várias áreas da nossa vida, que seja física, espiritual, amorosa, nos nossos relacionamentos com os outros…
     
    O lutar nos cansa; as respostas que tardam a vir nos cansam, as esperanças prorrogadas ao dia-a-dia podem tornar-se cansativas. A fadiga chega, o desânimo se apossa de nós e tira nossas forças.
     
    A fadiga psicológica é muito mais perigosa do que qualquer outra que venha tomar conta de nós. Não basta uma noite de descanso ou uns dias de férias. Oxalá fosse assim! Muitos dos nossos problemas seriam resolvidos a cada fim de semana.
     
    Quando nos deparamos com uma situação em que não vemos saída é inútil continuar se debatendo, isso só vai aumentar o desânimo.
     
    É preciso em certos momentos deixar-se abandonar, não para desistir, mas para se recuperar as forças, olhar com objetividade, dar-se a ocasião de reconhecer-se fragilizado e humano e, por isso mesmo, igual a todo mundo. Há os que nunca perdem a coragem e vontade de lutar, mas ainda não conheci alguém que nunca tenha tido um momento, nem que seja um momento, de desânimo. E não é errado, não é anormal.
     
    É apenas nosso ponto de limite e isso é muito individual, por isso nada de comparações. Ninguém é melhor que ninguém por que parece mais forte e resistente, as pessoas apenas são diferentes.
     
     Jesus chorou, mas não desistiu de Jerusalém. Ele pediu que o cálice fosse passado, mas carregou a cruz e foi pregado nela.
     
    Vocês já observaram flores que ficam muito tempo sem água? Elas murcham, ficam abatidas. Mas em geral é suficiente um copo de água fresca e logo depois elas reerguem-se, como muitas quando recebem o sereno na madrugada. Chegam prontas para enfrentar o dia. E é assim conosco.
     
    Que as lágrimas venham, venham sim! E que venham os tempos de estia! Mas que não morramos de fraqueza, que a noite chegue trazendo o sereno, que a primavera volte! Quantas e quantas vezes é suficiente levantar um pouco os olhos para ver que as soluções estavam ao nosso alcance, a gente é que estava cansado demais para procurar direito.
     
    Disse Jesus: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.
     
    E se estamos em Cristo e Ele em nós, nenhum obstáculo será intransponível, nenhuma estrada será longa demais.
     
     
     
    ¸♥ .•´¸.•*… ¸.•*¨)(¸.•´ (¸.•` ** ♥ Com carinho da amiga Hidra
     
     

    Curtir

  2. Closed disse:

    Olá Mariana!
    «☆».•´¯`•.«☆».•´¯`•.«☆».•´¯`•.«☆».•´¯`•.«☆».•´¯`•┴┬┴┬/ ̄\_/ ̄\ __Amizade:Não é receber,é dar┬┴┬┴▏  ▏▔▔▔▔\__Não é magoar, é incentivar┴┬┴/\ /      ﹨ __Não é descrer, é crer┬┴∕       /   )__Não é criticar, é apoiar┴┬▏        ●  ▏__Não é ofender, é compreender┬┴▏           ▔█◤__Não é humilhar, é defender┴◢██◣       \__/__Não é julgar, é aceitar┬█████◣      /__Não é esquecer, é perdoar    ┴█████████████ ◣__Amizade…◢██████████████▆▄ __é Simplesmente Amar!!█◤◢██ ◣◥█████████ ◤\◥◢ ████ ████████◤   \┴█████ ██████◤      ﹨__Repleto de┬│   │█████ ◤        ▏__ coisas boas┴│   │              ▏__Paz, saúde,amor ┬∕   ∕    /▔▔▔\     ∕__e muita luz…*∕___/﹨   ∕      \  /\ __Fique com DEUS!!!┬┴┬┴┬┴\    \_     ﹨/Um lindo dia para você.

    Curtir

  3. Vαиєѕѕα εїз disse:

    Olá,
    Hoje, através das palavras minha alma vem até você oferecer-te meu abraço espiritual, no desejo de envolver-te no amor fraternal que trago em meu ser.
    Neste Planeta embora haja tanto desamor, somos todos irmãos e a Luz do Amor se irradia sobre todos nós, semeando a fraternidade nos corações que se encontram férteis.
    Como é bom, neste pequeno gesto abraçar tua alma e num sorriso lhe dizer para nunca esquecer o quanto VOCÊ é ESPECIAL.VOCÊ é ÚNICO pois não existe outro igual!Lembre-se disso sempre, principalmente nas dores.
    Nos momentos de dor pare alguns minutos para vilumbrar o céu, o sol, a natureza… respire fundo e busque dentro de si a ENERGIA do AMOR que você tem aí em sua alma e deixe que esta luz brilhe com toda intensidade impregnando seu ser e assim sentirá sua energia e fé renovadas, te fortalecendo…VOCÊ É MAIOR que todas as dificuldades.Desejo a você um fim de semana repleto de vibrações e atrações positivas,
    Beijos de luz em tua alma,
    Vanessa.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s