Comemora-se hoje…

Citação

Tô rindo de que?


Citação

Dia Internacional das Crianças Vitímas de Violência e Dia Mundial Contra a Agressão Infantil 

Dia quatro de junho não é data para se comemorar. Absolutamente, não. É um dia, isto sim, para refletirmos sobre algo terrível: a violência contra as crianças.

Quatro de junho, por conseguinte, foi escolhido para ser o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão.

Em todo o mundo ela acontece e, aqui, no Brasil, também.

Infelizmente.

Mas é preciso ficarmos atentos para o significado dessa agressão e nos perguntarmos de que tipo de agressão, afinal, estamos falando. Somente da agressão física? Naturalmente que esta é a mais dolorosa do ponto de vista biológico, mas será ela a mais absurda?

Existem diversos níveis de agressão: a corporal, a psicológica, a social, a econômica… outros deve haver, com certeza, mas por ora fiquemos com esses.

VIOLÊNCIA CORPORAL

Segundo o Ministério da Saúde, a violência é a segunda principal causa de mortalidade global em nosso país e só fica atrás das mortes por doenças do aparelho circulatório. Os jovens são os mais atingidos. Além deles, a violência atinge ainda, em grau muito elevado, as crianças e as mulheres.

Para esta situação contribuem diversos fatores, entre eles, a má distribuição de renda, a baixa escolaridade, o desemprego.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, 64% das denúncias de agressão à criança tem origem em casa, de acordo com levantamento do SOS Criança (instituição estadual que recebe denúncias de agressão contra a criança e o adolescente).

Os episódios mais rotineiros são afogamento, espancamento, envenenamento, encarceramento, queimadura e abuso sexual.

Não é preciso ressaltar o quanto os casos de estupro, de clausura, prejudicam o desenvolvimento afetivo e psicológico da criança, sem falar naqueles que levam à morte ou a problemas físicos irreversíveis.

Você encontra mais informações sobre esse assunto no site do Ministério da Justiça (http://www.mj.gov.br), com destaque para o link com o Conselho Nacional da Criança e do Adolescente e para a Rede de Informações sobre Violência, Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

VIOLÊNCIA ECONÔMICO-SOCIAL

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Trabalho Infantil (PNAD/2001), realizada pelo IBGE, o trabalho infantil é exercido por cerca de 2,2 milhões de crianças brasileiras, entre 5 e 14 anos de idade. A maioria dessas crianças vem de famílias de baixa renda e trabalha no setor agrícola.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que nos países em desenvolvimento mais de 250 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade trabalham. A maioria delas (61%) vive na Ásia – um continente de grande densidade populacional – e em seguida vem a África, com 32%. Porém, em termos relativos, é na África que a situação preocupa, pois em cada cinco crianças, duas trabalham. Na Ásia, a proporção cai para a metade: de cada cinco crianças de 5 a 14 anos, uma trabalha.

Nas grandes cidades, muitas crianças são ambulantes, lavadoras e guardadoras de carros, engraxates etc., vivem de gorjetas, sem remuneração ou com, no máximo, um salário mínimo.

Esta situação as afasta da sala de aula e também das brincadeiras, jogos lúdicos fundamentais para um desenvolvimento psicológico saudável rumo à vida adulta.

Conseqüência da pobreza, uma vez que essas crianças necessitam trabalhar para ajudar no sustento familiar, o trabalho infantil é proibido pela Constituição Brasileira de 1988 e seu combate é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma das prioridades dos países em desenvolvimento.

IBGE/Unicef

Indicadores sobre crianças e adolescentes – Brasil 1991-1996, publicação conjunta do IBGE com a Unicef, traz importantes dados sobre aspectos demográficos, gasto social e investimento, renda e pobreza, saúde e nutrição, educação e trabalho infantil.

São indicadores selecionados, apresentados em gráficos e tabelas, que retratam a situação das crianças, adolescentes e suas famílias na primeira metade da década de 90, em termos de avanços e desafios que o país ainda deverá enfrentar para promover e proteger os direitos da sua infância.

É parar para pensar e refletir. A agressão contra as crianças passa por questões bem mais profundas e complexas. As causas dessa violência têm inúmeras explicações e nenhuma razão aceitável.

Vamos pensar.

No Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão, vamos parar um pouco, respirar fundo e refletirmos sobre essa triste situação.


Citação

1 ano de morte do Neto (Detonautas)

APAGÃO CONTRA A IMPUNIDADE, CORRUPÇÃO E VIOLÊNCIA.

No dia 4 de junho de 2007, sem sair de casa você poderá mostrar sua indignação.
Às 19 horas, apague a luz por 5 minutos.

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”

Temos que mostrar aos nossos governantes que não somos cúmplices de suas atitudes.

Dia 4 de junho às 19 horas APAGUE A LUZ em sinal de PROTESTO.

Ps: Mesmo que você ache que não adianta nada protestar, pode apagar a luz, só pra nos dar uma forcinha?????
Só apagar a luz… só isso… pode ser?
Não vai adiantar nada?
Mas dá pra apagar um pouquinho??? hein? hein? hein?


* As citações ‘Tô rindo do que?’ e ‘1 ano de morte do Neto (Detonautas) foram retiradas do space abaixo.

By http://4anjos.spaces.live.com

* A citação sobre o ‘Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão’ foi retirada do site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/vitimasdeagressao/home.html

Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Comemora-se hoje…

  1. Andrea Cristina disse:

    Oi amiga! Vim agradecer a visita e ver as novidades! Alias anda tudo lindo por aqui! Gostei do seu mago! Muito fofo
    Obrigada pela força em divulgar o "apagão"
    Beijos e uma ótima semana!
    Andrea
     

    Curtir

  2. ๑۩۞۩๑≈❀≈ The Fairy Garden ≈❀≈๑۩۞۩๑ disse:

    ….,,……………………………………,,. (\’v\’) (\’v\’) ..((♥ )) BOM♥DIA!……..((♥ ))■■■══.:…■■■΅◦..΅◦■¸.◦.:.΅■■■…:.══■■■//…………………………………..//
    ═════════════════≥◊≤═════════Que o seu dia seja bonito que o sol aqueça seu coraçãoque haja alegria no seu olhar e paz no seu caminhar
    Que sua semana seja de muita paz e luz
    Besos iluminados═════════≥◊≤═════════════════

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s