Dia da Língua Nacional

 

"A língua é ou faz parte do aparelho ideológico, comunicativo e estético

da sociedade que a própria língua define e individualiza."

(Leonor Buescu)

Língua portuguesa: presente em todos os continentes

A língua nacional também tem um dia para ser comemorada: 21 de maio. Nossa língua – o português – é falada atualmente não apenas em Portugal e no Brasil, mas em áreas de todos os continentes. Sua origem remonta ao latim falado na antiga Roma. De início, o latim era a língua de um povo que vivia no Lácio, região central da Península Itálica. A partir do século III a.C., porém, com as conquistas militares de Roma (de 264 a.C. a 117 a.C.), cidade situada na região do Lácio, a influência romana se espalhou pelas regiões conquistadas. Conseqüentemente, a língua falada pelos soldados, o latim, também foi levada às áreas ocupadas por Roma, inclusive na Península Ibérica, onde mais tarde surgiriam os reinos de Portugal e da Espanha.

Havia dois níveis de expressão do latim: o clássico e o vulgar. O latim clássico, modalidade da língua escrita e falada pelas pessoas cultas, foi pouco divulgado e hoje conhecemos apenas por meio da literatura e dos documentos históricos. Enquanto isso, a língua falada pelo povo – o latim vulgar – espalhou-se durante a expansão do domínio romano e foi se diversificando nas regiões conquistadas. Assim, o latim vulgar deu origem às línguas neolatinas ou românicas, como são chamadas as línguas modernas derivadas do latim: o português, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o provençal, o italiano e o romeno.

Como toda língua viva, desde o seu período de formação a língua portuguesa não tem se mantido uniforme, nem no tempo nem no espaço. Historicamente, recebeu influências de outras línguas e vem se transformando a partir do uso que se faz dela e enriquecendo-se sempre por palavras de diferentes origens. Em cada país em que é falado, o português apresenta variações que se manifestam tanto no vocabulário utilizado quanto na pronúncia, na morfologia e na sintaxe. Essas variações ocorrem também dentro de um mesmo país, de região para região, em conseqüência de fatores sociais, econômicos e culturais.

Influência de outras línguas

O idioma falado hoje no Brasil é resultado de transformações e acréscimos que se fizeram durante os vários períodos históricos, a partir do contato com outros povos e suas culturas, num movimento vivo que comprova o caráter essencialmente social de uma língua. Assim, além das raízes latinas e gregas – já que na Antiguidade o grego exerceu grande influência sobre o latim -, o português falado no Brasil contém contribuições de outros povos. Veja algumas:

Povos

Contribuições lingüísticas

Germânicos

elmo, norte, sul, esgrimir, marchar

Árabes

açúcar, alface, armazém, álgebra, álcool

Indígenas

carioca, jibóia, cuia, pajé, Iracema

Africanos

maxixe, acarajé, zabumba, atabaque, canjica

Franceses

balé, abajur, toalete, corveta, intendência

Espanhóis

pepita, caudilho, castanhola, cavalheiro, castanhola

Italianos

piano, soneto, lasanha, macarrão, maestro

Japoneses

quimono, jiu-jitsu, samurai, haraquiri

Russos

mujique, czar, soviete, vodca, rublo

Atualmente, os estrangeirismos mais usados entre nós são os de origem inglesa ou norte-americana: lanche, bar, futebol, voleibol, hambúrguer e muitos outros, o que se explica pela influência econômica e cultural dos Estados Unidos no Brasil, assim como em grande parte do mundo.

Onde se fala o Português?

Com os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, os portugueses levaram a sua língua para vastos territórios por eles conquistados na África, na América, na Ásia e na Oceania. Assim, o português é falado em áreas de todos os continentes. Veja:

Continente

País ou região
Europa

Portugal, arquipélago dos Açores e Ilha da Madeira

África

Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, arquipélago de Cabo Verde e ilhas de São Tomé e Príncipe

Ásia

Macau

Oceania

Timor Leste

América

Brasil

Fora das regiões pertencentes ao domínio político de Portugal, do Brasil e das jovens repúblicas africanas, o português é falado ainda em povoações espanholas como Ermisende (na província de Zamora); Alamedilla (na província de Salamanca); em San Martín de Trevejo, Eljas, Valverde de Fresno, Herrera de Alcantara e Cedill (na província de Cáceres); em Olivença e arredores (na província de Badajós).

Também nas áreas das fronteiras do Brasil, a língua portuguesa tem penetrado em territórios de língua espanhola, formando às vezes um dialeto misto, como o falado nos departamentos uruguaios de Artigas, Rivera, Cerro Largo, Salto e Tacuarembó. É falado ainda por núcleos de imigrantes expressivos, em países como Estados Unidos, França e Alemanha.

Variações lingüísticas

O conceito de língua é bastante amplo e engloba todas as variações da fala, com suas infinitas possibilidades. O idioma falado em um país como o Brasil apresenta variações de região para região, que resultam tanto do uso individual que se faz da língua quanto de fatores geográficos, sociais, profissionais e situacionais. Podemos então imaginar que as diferenças entre o português falado no Brasil e o falado em Portugal são maiores ainda.

Mesmo no território de uma mesma nação há variações lingüísticas decorrentes de fatores geográficos. Gaúchos e cariocas, por exemplo, usam expressões lingüísticas diferentes. Fatores econômicos e sociais também interferem: as classes sociais que têm acesso à escola, em geral, dominam uma modalidade de língua que goza de prestígio, a chamada norma culta; os que não tiveram oportunidade de acesso à escola e, portanto, não dominam a norma culta são até vítimas de preconceito por se expressarem por meio de variantes menos prestigiadas socialmente.

Dependendo também da faixa etária, da profissão exercida e dos grupos de convivência, são criados os jargões profissionais e as gírias, que ao mesmo tempo identificam seus usuários a um determinado grupo e excluem dele os que não dominam essa forma de expressão.

Além disso, um mesmo indivíduo, colocado em diferentes situações de comunicação, costuma fazer uso de modalidades lingüísticas diferentes, mais ou menos formais. O importante é a adequação da linguagem ao ambiente ou à situação em que a pessoa se encontra: em casa, numa conversa descontraída com os amigos, ou proferindo uma palestra para um público desconhecido.

Muitas palavras são diferentes aqui e em Portugal. Veja alguns exemplos:

Brasil

Portugal

Esparadrapo

Adesivo

Secretária eletrônica

Atendedor automático

Ônibus

Autocarro

Salva-vidas

Banheiro

Fila

Bicha

Peruca

Capachinho

Banheiro

Casa de banho

Trem

Comboio

Jogar fora

Deitar fora

Conversível

Descapotável

Camisinha

Durex

Durex

Fita-cola

Sorvete

Gelado

Garoto

Miúdo

Chiclete

Pastilha elástica

Maluco

Taralhoco

Bibliografia consultada:
Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte. São Paulo, Cia. das Letras, 1996.
Sociolingüística: os níveis de fala, de Dino Preti. São Paulo, Nacional, 1974.
A Palavra é Português, de Graça Proença e Regina Horta. São Paulo, Ática, 1996.
Gramática da Língua Portuguesa, de Celso Ferreira da Cunha. Rio de Janeiro, Mec-Fename, 1979.

Português, de João Domingues Maia. São Paulo, Ática, 2001.


* A citação foi retirada do site abaixo através de pesquisa na intenet.

By http://www.borkenhagen.net/efemerides/lingua.htm

* A imagem foi retirada do space abaixo através de pesquisa na intenet.

By http://ladybiana.spaces.live.com

* As informações sobre ‘A língua Portuguesa’ foram retiradas do site abaixo através de pesquisa na intenet.

By http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/datas_com.aspx?cod=138

 

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para Dia da Língua Nacional

  1. Rebeca disse:

    NÃO EXISTE NADA QUE SE COMPARE
    AO QUE O SENHOR PREPAROU PARA NÓS"
    Embora Deus nos fale sempre numa linguagem misteriosa. Ele não se cansa de oferecer seu amor por nós. Nossa vida é cheia de escolhas e decisões. Devemos escolher entre o bem e o mal. O bem nos leva ao bem e o mal nos leva ao mal. As coisas de Deus, embora mais obscuras, sempre nos levam ao bem. O mundo se perde em suas próprias teias. Procura-se a felicidade desviando-se da fonte da verdadeira alegria que se resume na concretização da vontade de Deus em nossa vida. 
     
    MUITOS BEIJOS DA SEMPRE SUA AMIGA…ANNA

    Curtir

  2. Rebeca disse:

    NÃO TE VOU ABANDONAR,RSRS
     
    QUANDO VOCÊ RECEBER ESTA MENSAGEM, MANDE A TODOS OS QUE VOCÊ QUER CONTINUAR A SUA AMIZADE NO SPACES MSN…
    – SE VOCÊ NÂO MANDAR PARA ALGUÉM… SIGNIFICA QUE NÃO QUER MAIS ESSA PESSOA COMO SUA AMIGA… ENTENDEU?
     
    – ENTÃO… MANDE DE VOLTA… INCLUSIVE PARA MIM… E ENVIE A TODOS DA SUA LISTA OU AOS SEUS MELHORES AMIGOS…
    – ASSIM… VOCÊ SABERÁ QUANTOS AMIGOS VOCÊ TEM MESMO.

    Curtir

  3. ๑۩۞۩๑≈❀≈ The Fairy Garden ≈❀≈๑۩۞۩๑ disse:

    Ola Bom Dia
    .\’___________________//////\\////// \\¨//////.\’\\/_–_–_–_–_–_–_–_–_–_–_\\| | |_| | |_( \'< \’ \’| | | >\’ )\\ (_) | | | ( , \\==="============\\\\| | | \\| | || | || | || | |..\’____/ / | \\ \\____. . . . . . . \’—————\’ . . . . . . . ." A energia positiva que conduz a bondade do universo sempre estará tramando algumacoisa para que possamos, despertar em outro alguém, os sentimentos de amizade, respeitoe amor. "
    Desejo que vc tenha uma excelente semana
    Besos iluminados

    Curtir

  4. Hidra disse:

    No silêncio No silêncio podemos ouvir a nossa alma,ao relaxar das tensões diárias, escutamos um grito aflito,é o seu "eu" pedindo para falar,escute-o, pare tudo para se encontrar. Se você anda sempre com problemas no amor,"ele" grita: ame-se mais.Se você anda afundado em dívidas,"ele" implora: modere-se.Se você anda fumando ou bebendo demais,"ele" suplica: pare.Se você anda "explodindo a toa", com os nervos no "céu da boca", "ele" clama: acalme-se.Se você anda triste e solitário,perdido em seus próprios pensamentos, "ele" aponta: encontre-se.Se você anda reclamando de tudo, nada lhe agrada,"ele" quer lhe mostrar o que você já conquistou. Faça silêncio em você mesmo, dedique-se,não se deixe levar pelo turbilhão de aflições,não acredite que tudo está perdido,o "nunca mais" não existe,nem tampouco o "jamais",ouça o seu "eu" que afirma,hoje é dia de conquistar e reconquistar,tudo aponta para um novo horizonte,e as marcas que o passado deixou,são apenas pontos no mapa da vida,linhas que servem como guias para uma nova etapa,um dia de sol que surge depois das chuvas,ou quem sabe, as chuvas depois da  seca,é tempo de "florescer", e no jardim de Deus, você é flor preciosa… 
     
    . .•*´♥ Com carinho da amiga Hidra . .•*´♥

    Curtir

  5. Andrea Cristina disse:

    Oi querida!
    Passei para retribuir e agradecer a visita! Seu blog está altamente informativo! Gostei da Festa Country também!
    Beijos
    Andrea

    Curtir

  6. Andrea Cristina disse:

    QUE SUA SEMANA SEJA DE PAZ…
     ——\\\\\\\\\\\\\\\\|/————-()———ooO–(_)–Ooo–
    Sua amizade no spaces…
     
    Tá proibido de me abandonar!!!!!!!…
     
    QUANDO VOCÊ RECEBER ESTA MENSAGEM, MANDE A TODOS OS QUE VOCÊ QUER CONTINUAR A SUA AMIZADE NO SPACES MSN…
     
    – SE VOCÊ NÂO MANDAR PARA ALGUÉM… SIGNIFICA QUE NÃO QUER MAIS ESSA PESSOA COMO SUA AMIGA… ENTENDEU? 
    – ENTÃO… MANDE DE VOLTA… INCLUSIVE PARA MIM… E ENVIE A TODOS DA SUA LISTA OU AOS SEUS MELHORES AMIGOS…
     
    – ASSIM… VOCÊ SABERÁ QUANTOS AMIGOS VOCÊ TEM MESMO.
     
    – VOU FICAR ESPERANDO!!

    Curtir

  7. CLUBE RECREATIVO 89 BL disse:

    Sua amizade no spaces…
     
    Tá proibido de me abandonar!!!!!!!…
    QUANDO VOCÊ RECEBER ESTA MENSAGEM, MANDE A TODOS OS QUE VOCÊ QUER CONTINUAR A SUA AMIZADE NO SPACES MSN…
    – SE VOCÊ NÂO MANDAR PARA ALGUÉM… SIGNIFICA QUE NÃO QUER MAIS ESSA PESSOA COMO SUA AMIGA… ENTENDEU?
    – ENTÃO… MANDE DE VOLTA… INCLUSIVE PARA MIM… E ENVIE A TODOS DA SUA LISTA OU AOS SEUS MELHORES AMIGOS…
    – ASSIM… VOCÊ SABERÁ QUANTOS AMIGOS VOCÊ TEM MESMO.
    – VOU FICAR ESPERANDO

    Curtir

  8. CLUBE RECREATIVO 89 BL disse:

    “Para vivermos a vida de Deus, devemos ter a natureza de Deus.”Billy Graham

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s