Dia do Assistente Social

 

Citação

Saiba como o Assistente Social exerce a sua profissão

 
"O Serviço Social é a profissão que escolhi para minha vida, pois me identifico muito e pela qual sou apaixonada!"
Para os que não sabem ou não conhecem muito sobre essa linda profissão, ai vão algumas informações muito importantes sobre o papel do Assistente Social.

 Saiba o que faz e como trabalha um Assistente Social

“Segundo o Dicionário de Profissões do Jornal da Tarde, o assistente social é o profissional que tem como principal função, elaborar e executar políticas de bem-estar social”. Ainda segundo o mesmo Dicionário, "cabe ao assistente social promover uma melhor inserção socioeconômica de indivíduos, famílias e grupos nas sociedades em que vivem, auxiliando-os na solução de seus problemas".

Este ano é o ano internacional do voluntariado, uma das áreas que servem como opção de atuação para os assistentes sociais. Os veículos de comunicação têm comentado muito sobre trabalhos voluntários, mas o que pouca gente sabe é que atrás de um trabalho voluntário está a presença de um ou mais assistentes sociais.

O jornal Carreira & Sucesso foi buscar a definição e o papel da profissão com quem entende do assunto: assistentes sociais do Grupo de Benefícios da AAPSA – Associação dos Administradores de Pessoal e seus Associados.

Participaram da entrevista Adriana Regina da Silva, Antonia Ida Melo da Silva, Jackline M. Barroso Fernandes e Sandra Sueli Catarina David.

Entrevista do Jornal Carreira & Sucesso (C&S)

C&S – Segundo a experiência de vocês nesta área, como vocês definiriam o papel do assistente social?

O assistente social é o profissional que, com base em conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade, atua no atendimento individual ou coletivo de pessoas, buscando nos próprios participantes a solução ou a minimização de problemas sociais, a fim de promover neles a capacidade de gerar habilidades, fazendo com que consigam resolver os seus problemas, se tornando mais independentes, seguros e conscientes das suas próprias capacidades e atitudes.

C&S – Em quais campos profissionais o assistente social pode atuar?

O assistente social pode atuar em empresas, órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Nas empresas, o assistente social exerce o seu trabalho elaborando ou implementando projetos, realizando atendimentos aos funcionários, desenvolvendo treinamentos organizacionais e programas com ações preventivas e educativas, sempre pensando no bem-estar do indivíduo. Na área organizacional, o assistente social também atende a comunidade caso a organização esteja envolvida em algum trabalho com este enfoque. O assistente social também pode exercer a sua atividade de forma autônoma como consultor organizacional. Nos órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, o assistente social elabora projetos que atendam a demanda dos referidos órgãos.

C&S – Como funciona a regulamentação profissional; é obrigatório ter curso superior?

Para exercer a profissão de assistente social é necessário cursar quatro anos de nível superior em Serviço Social e estar devidamente regulamentada no CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, órgão que regulamenta a profissão. Lembramos também que a nossa profissão tem até uma data de comemoração: no dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social.

C&S – Do ponto de vista de personalidade (habilidades/competências), quais as aptidões que este profissional deve ter?

As principais características que um assistente social precisa ter são:
– habilidade de relacionamento interpessoal
– saber ouvir
– manter-se neutro em relação à situação dos indivíduos, sem fazer qualquer julgamento
– equilíbrio emocional
– flexibilidade
– estar sempre atualizado com as tendências do mercado
– conhecimentos da realidade sócio-econômica e política do país

C&S – Quais as tarefas básicas do dia-a-dia da profissão?

O assistente social trabalha sempre com a visão voltada para o ser social, independentemente da área de atuação, seja em empresas privadas, órgãos públicos municipais, entre outros, buscando atenuar problemas sociais, políticos e econômicos da comunidade em que está inserido. Pelo fato de ser um profissional social e ouvidor, o assistente social deve ter conhecimentos pluralistas das suas atividades junto à pessoa a ser assistida para melhor atender a sua situação ou o seu problema. Por ser uma profissão dinâmica, o dia-a-dia do profissional nunca é igual ao outro, surgindo casos e situações diferenciadas a cada instante. A rotina de trabalho do assistente social varia de acordo com a área de atuação do profissional.

C&S – Qual a contribuição do assistente social na área de Recursos Humanos?

O assistente social pode atuar na área de Recursos Humanos. Com as suas habilidades, o referido profissional está apto a desenvolver trabalhos com equipes multidisciplinares, buscando o bem-estar dos colaboradores com a sua técnica de mediador entre colaboradores e organização. Com os seus conhecimentos técnicos, o assistente social consegue mapear a realidade da empresa, contribuindo com a visão estratégica organizacional e participando também do processo de desenvolvimento da área de Recursos Humanos. O assistente social pode assessorar treinamentos organizacionais e equipes de segurança e de medicina do trabalho, realizando trabalhos educativos que satisfaçam determinadas situações. O profissional desenvolve também políticas de benefícios que atendam as necessidades dos colaboradores visando, assim, um melhor comprometimento e satisfação dos colaboradores. O assistente social também pode supervisionar alguns setores existentes na empresa, como o ambulatório médico, o restaurante, a copa, o serviço de limpeza, entre outros. A sua atuação é bastante generalista, e sempre se dá de acordo com a necessidade de cada organização.

C&S – Como está o mercado de trabalho para o assistente social no Brasil?

Com as mudanças ocorridas no sistema sócio-econômico-político do Brasil nos últimos tempos, tivemos uma reestruturação no mercado de trabalho em geral e, desta forma, o assistente social também sofreu os impactos destas transformações em relação ao mercado, onde podemos observar uma redução crescente de empregos. A necessidade do assistente social em uma organização varia de acordo com a política interna de cada empresa, sendo que muitas delas não têm este profissional como parte integrante do seu quadro funcional, sem contar que algumas empresas não têm a visão de que o assistente social é um profissional que pode atuar em várias áreas dentro da estrutura de recursos humanos. Como profissionais, vislumbramos o Terceiro Setor como um campo promissor para os assistentes sociais.


Citação

Oração do Assistente Social

Pois é, Senhor, as necessidades do meu próximo são tamanhas, meus propósitos de ser uma esclarecedora, mediadora e facilitadora tão honestos, mas há momentos que sinto meu coração pulsar mais rápido, às vezes diante do novo ou da dúvida…

E diante do inusitado senhor é que lhe peço:

Ajuda-me a ter paciência, ser justa, verdadeira e enérgica, sem, contudo ser estúpida!

Pois é, meu Pai, todos pedem soluções, e eu olho para Ti;
e Te peço a Fé, a Esperança e o Amor que são as virtudes expressas na Tua Palavra…

Estes devem ser os sinceros propósitos de quem abraça esta vocação:

O AMOR (expressivo reforço), O RESPEITO (de olhar o outro como ser humano), A PAZ (para transmitir confiança aos usuários), A ÉTICA (para respeitar as decisões deles e manter o sigilo diante das situações difíceis dos próximos), A PACIÊNCIA, A HUMANIDADE, A FIDELIDADE, A MANSIDÃO e O AUTODOMÍNIO… Ah… O AUTODOMÍNIO, este fundamental para não desistir das lutas diárias…

Não pode ser diferente:

EU SOU A ASSITENTE SOCIAL…

POR ESTE MOTIVO:

Peço Tua ajuda sempre, Por Cristo Jesus. Que assim seja!


* O post sobre ‘Saiba como o Assistente Social excerce sua profissão’ foi retirado do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://vikomaluket.spaces.live.com

* A ‘Oração do Assitente Social’ foi retirado do meu perfil no orkut.

By http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11920386365098758092

Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Dia do Assistente Social

  1. Marilene disse:

     
    RECOMECE SEMPRE
     
    Quando a vida lhe aprensentar algum obstáculo, não desanime, lute. Busque seu ideal, conquiste seu espaço, realize seu sonho.
    Vá em frente, não desista, persista e se ainda assim, tudo se mostrar em vão e tudo parecer perdido, recue, aguarde, não se sinta nunca derrotado.
    Reflita, lembre-se, sempre, jamais se esqueça.
    Que ao final de um dia, um outro surge e com ele ressurge uma nova esperança e uma nova tentativa.
    Perdem-se batalhas, a derrota só se dá se você entrega o seu espírito.
     
    Naldo Pontes Martins
    Parabéns pelo dia de Assistente Social…

    Curtir

  2. CLUBE RECREATIVO 89 BL disse:

    A sua profissão é previlégio e aprendizado.
    *Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bençãos. O seu cliente, em qualquer situação, é semelhante a árvore que produz, em seu favor, respondendo sempre na pauta do tratamento que recebe.
    *
    Toda tarefa corretamente exercida é degrau de promoção.
    *
    Em tudo aquilo que você faça, na atividade que o Senhor lhe haja concedido, você está colocando o seu retrato espiritual.
    *
    Se você busca melhorar-se, melhorando o seu trabalho, guarde a certeza de que o trabalho lhe dará vida melhor.
    *
    O essencial em seu êxito não é tanto aquilo que você distribui e sim a maneira pela qual você se decide servir.
    *
    Ninguém procura ninguém para adquirir condenação ou azedume.
    *
    Sempre que alguém se queixe de alguém, está criando empeços na própria estrada para o sucesso.
    *
    Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho para a verdadeira felicidade.

    * * *Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Sinal Verde.Ditado pelo Espírito André Luiz.49a edição. Uberaba-MG: CEC, 2001.
    *

    Curtir

  3. LULUASOL♥۩♥ disse:

    Ola bom Dia
    passando para lhe desejar um
    lindo dia… repleto de
    alegrias e realizações
    beijokas em seu coração
    Fica com Deus

    Curtir

  4. Vαиєѕѕα εїз disse:

    15/05 – Dia Nacional do Assistente Social.“Não podes tocar numa flor sem pertubar uma estrela.” (Francis Thompson)“Tudo está ligado. Tudo o que acontece à Terra acontecerá aos filhos da Terra. O homem não teceu a rede da Vida; ele é apenas um de seus fios.”(Sábio Pele Vermelha Seatle)Neste dia em que se comemora o Dia Nacional do Assistente Social (15/05), desejo qualidade de vida, melhores relações sociais e expansão de consciência à todos, em especial aos Assistentes Sociais e seus assessorados.

    Curtir

  5. Sabrina disse:

    Oiee, meu nome é Sabrina, sou academica de serviço social, 1º semestre, achei mto interessante seu blog…as vezes tenho duvidas se é isso mesmo q eu quero, ms acho q estou no caminho certo… achei mto linda a oração do assistente social…e dpois que fiz a leitura dela tenho certeza que estou no caminho certo … obrigada e parabenssss…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s