A chegada dos Portugueses ao Brasil

 

Citação

DESCOBRIMENTO

imagem http://www.multirio.rj.gov.br/historia

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Ocorre na tarde de 22 de abril de 1500, quando a esquadra de dez naus e três caravelas, comandante pelo navegador português Pedro Álvares Cabral,atinge o litoral sul da Bahia.

Falar do descobrimento do Brasil parece uma coisa muito confusa. Uma terra que já sabia que existia e era habitada por uma grande variedade de povos e cultura, porém atrasadas em relação à Europa, é verdade, mas que não podia ser desprezada, foi invadida por estrangeiros e declarada “descoberta”.

Como pode descobrir uma coisa que já se sabe que existe? E se houve realmente um descobrimento, os verdadeiros descobridores são os habitantes nativos, que foram massacrados pelos portugueses.

Diante de tanta coisa ruim acontecendo, informações para nos fazerem pensar em como somos felizes e muitas vezes não nos damos conta.

Por que temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?

1. Por que não nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

8. Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez porque sua verdadeira língua pátria não seja bem entendida.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja querida Pátria chamada Brasil!


Citação

AMOR À TERRA NATAL – HOMENAGEM AO DESCOBRIMENTO DO BRASIL 

Canção do ExílioGonçalves Dias (1823 – 1864)

 

Kennst du das Land, wo die Citronen bluhen,
Im dunkeln Laub die Gold-Orangen gluhen?
Kennst du es wohl? — Dahin, dahin!
Mocht’ ich…. ziehn.
GOETHE

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Coimbra, julho de 1843.

Publicado no livro Primeiros Cantos (1846). Poema integrante da série Poesias Americanas. In: GRANDES poetas românticos do Brasil. Pref. e notas biogr. Antônio Soares Amora. Introd. Frederico José da Silva Ramos. São Paulo: LEP, 1959. v.1


Citação

BRASIL!… MEU BRASIL!… BRASILEIRO!…

Aquarela do Brasil

Brasil, meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil samba que dá.

Bamboleio que faz gingar

O Brasil do meu amor

Terra de Nosso Senhor Brasil ! Brasi l!

Pra mim… Pra mim…

 Ô abre a cortina do passado.

Tira a mãe preta do cerrado

Bota o rei congo no congado

Brasil! Brasil!  

Deixa cantar de novo o trovador

À merencória luz da luaToda a canção do meu amor

Quero ver essa dona caminhando

Pelos salões arrastando

 O seu vestido rendado Brasil! Brasil!

Pra mim… Pra mim… Brasil, terra boa e gostosa

Da morena sestrosa

De olhar indiscreto

O Brasil verde que dá

Para o mundo se admirar

O Brasil do meu amor

Terra de Nosso Senhor

Brasil! Brasil! Pra mim… Pra mim… 

Ô, esse coqueiro que dá coco

Oi onde amarro minha rede

Nas noites claras de luar

Brasil! Brasil!

Ô, oi essas fontes murmurantes

Oi onde eu mato a minha sede

E onde a lua vem brincar

Oi, esse Brasil lindo e trigueiro.

É o meu Brasil brasileiro

Terra de samba e pandeiro

Brasil! Brasil!

Pra mim… Pra mim…


Citação

DESCOBRIMENTO DO BRASIL 

Nos 507 anos do descobrimento do Brasil, uma poesia para o meu país.
 

Brasil, pátria minha!
Allinges César Mafra

Pátria minha, amada, mas não idolatrada,

que estás em toda parte por onde ando, deixando pegadas

que gostaria trouxessem fé e incentivo

a quem anda ao léu, perdido e aflito,

sem esperança, sem pão, sem Deus e sem vintém…

País nosso, por quem morremos todo dia, em cada tragédia,

cada assalto, morte ou seqüestro;

em cada rebelião do povo miserável, insatisfeito

sem comida, trabalho, remédio, segurança e agasalho,

à idolatria e à superstição escravizado…

Pátria minha, mas amada ainda quando distante

penso nas palmeiras onde canta o sabiá;

nas brancas areias onde o mar troveja em luminosas manhãs,

ou fantásticas noites de lua cheia iluminando imensas praias,

e deprimentes morros e favelas,

da cidade que ainda há de voltar a ser maravilhosa.

Como te amo, pátria!

Amo-te com muita tristeza, por te ver escravizada

a crendices que nada têm a ver com o Deus

que com capricho e carinho especiais te criou,

imensa fartura te deu, deitando sobre tuas terras

verdadeiros mananciais de riqueza inesgotável,

e rios gigantes, estuantes de majestade, como o Amazonas;

e selvas imensas impenetráveis, escodendo tesouros incalculáveis,

e flores e frutos em excesso, e levas de peixes, aves,

e exóticos animais; e terras e terras a perder de vista,

a não poder mais…

É doce e encorajador viver à tua sombra,

onde posso abertamente proclamar o nome do meu Deus!

Escolher-te-ia para morada sempre, ó pátria amada,

que inda hei de ver um dia desacorrentada,

seus cidadãos não simplesmente livres,

por poder falar, sairr, entrar, ir e vir —, mas livres por ver finalmente

seus velhos, jovens, mulheres e crianças sendo amparados,

tendo o que comer, o que vestir, o remédio, o estudo,

o agasalho e o sustento diário para não desistir ou morrer!

Em ti, pátria amada, estão enterradas as raízes da minha vida!

Por ti hei de lutar para que tenhas segurança e paz,

sejas bem-aventurada entre os povos,

não por assim te proclamares, mas por teres um governo correto,

justo e humano, líderes honestos e capazes,

proporcionando liberdade de viver a teus filhos queridos,

com vida digna, pão à mesa, trabalho garantido,

cuidado médico fácil e rápido, remédio à mão,

instrução eficiente à disposição!

Que eu seja uma nota harmoniosa, nada dissonante na tua orquestra,

pátria minha, um elo forte necessário à história universal!

E que rie realmente a liberdade para teus filhos

— os moços perdidos, os rebeldes alucinados,

os menores abandonados, os anônimos injustiçados,

no horizonte do Brasil, ó mãe gentil!

Allinges César Mafra, escritora e estilista de textos para editoras, é autora do livro Vida e poesia em Davi e Jó.

Tu és escolhido ó Brasil!

Feliz a nação cujo o Deus é o Senhor! Salmos 33:12


Citação

DESCOBRIMENTO DO BRASIL 

"A gente quer um lugar pra gente, a gente quer de papel passado, com festa, bolo e brigadeiro, a gente quer um canto sussegado, a gente quer um canto de sossego. Ela me disse que trabalha no correio e que namora um menino eletricista, as famílias se conhecem bem, e são amigas nesta vida. Será que você vai sabe o quanto penso em você com o meu coração?"

Descobrimento do Brasil (Renato Russo)

Essa música é perfeita porque faz uma ode a descoberta do Brasil e ao mesmo tempo fala da descoberta do amor.

Se ninguém lembra hoje é dia do Descobrimento do Brasil, viu seus cabeçudinhos!!


* A imagem ‘Desembarque de Cabral em Porto Seguro’ foi retida do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://iracemananiaspoeta.spaces.live.com

* O post contendo o poema ‘Canção do Exílio’ foi retirado do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://godronilsonsimoes.spaces.live.com/

 *As colocações iniciais e a letra da canção ‘Aquarela do Brasil’ foi retirada do space abaixoatravés de pesquisa na internet.

By http://anne1966.spaces.live.com

 * O poema ‘Brasil, pátria minha!’ foi retirado do sapce abaixo através de pesquisa na internet.

By: http://golfinhacasada.spaces.live.com

* A citação do trecho da música de R. Russo ‘Descobrimento do Brasil’ foi retirdo do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://jujucalongo.spaces.live.com

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A chegada dos Portugueses ao Brasil

  1. Vαиєѕѕα εїз disse:

    ๑۩۞۩๑NADIR๑۩۞۩๑

    ,<!!!!!!!\’,;;;,`<!!!!!             ,;!!!!!!!! ;!!!!!!,!!!!\’.,,            ;<!!!!!!!\’,!!!!\’“`\’!!!;!!!!!>           <!!!!!!!!!,!\’,cc$$$$$c,`!\’\’\’\’\’>          !!!!!!!!!!!\’,d$$$$$$$$$$b c$$$b,         <!!!!!!!!!!,d$$$$$$$$$$$$$L`$$$$$c        ;!!!!!!!!!\’,$$$$$$$$$$$$$$$$,?$$$$$L       ;!!!!!!!!!\’,$$$$$$$$$$$$$$$$$$`?$$$$$,       !!!!!!!!!! $$$$$$$$$$$$$$$$$$$.?$$$$$F       !!!!!!!!!\’J$$$$$$$$$$$$$$$$$$$h`$$$$$F      :!!!!!!!!! $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$h $$$$$F      :!!!!!!!!!<$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$F,$$$$$F      `!!!!!!!!!<$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$\’J$$$$$\’       “,,,,,,, ??$$$$$$P??$$$$$$$$$ ??$$$F    ,c$$$$$$$$$$$$c`?$$$"   `$$$$$$$F   3$F zd$$r ,c$$$$$$$$$$$$$$$$$c,?F     $$$$$$$     P d$???"d$$$$$$$$$$$$$$$????$$b,    z$$$$PF,$cc, ,,cc$$$$$$c "?$$$$$bccccccc"??bc$$$$cc,""" ,cd$P",c$$$$$P??""$P"    "??$$$$$$$$$$$c,"$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$P"  """         `"""??$$$$$$c`?$$$$$$$$$$$$$$$$P"                         `"?$$$$$$$$$P""                          `!;,"??""                           `!!!;;!                           -n,`!!!!,                       ,,;<;`Mn,`<!!!>            ,;;;;;;!!!!!!!!!>)MMMn,`\’\’\’         ;, !!!!!!!!!!!!!!!!>JMMMMMMMbnnM>         !!;,`\’\’\’\’\’\'<!!!!!!! MMMMMMMMMMMM        :!!!!;;, "MMMb, !!\’,dMMMMMMMMMMM"       ,<!!!!!!!!, 4MMMn,nMMMMMMMMMMMMP       <!!!!!!!!!!> 4MMMMMMMMMMMMMMMMP        <!!!!!!!!!!!;,"4MMMMMMMMMMMMM         <!!,`!!!!!!!!!, "4MMMMMMMMMM          <!! ,`<!!!!!!!!!;;,,"""""?           `! $$c, `\’\’!!!!!!!!!\’              ?$$$$$ ;<!!!\’\’\’               $$$$$     cd$$$,               ?$$$$     `$$$$$,               `$$$$       ?$$$$c                $$$$        `$$$$$,                `$$$L        `$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$bcccc,,.              ,c$$$$$,        `?$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ccc,           ,c$$$$$$$$$$c         ""?$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$cc        ,c$$$$$$$$$$$$$$$c           ""??$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$     ,c$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$c             "?$$$$$$$$$$$$$$$$P""""""   ,$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$c              `"?$$$$$$$$$$P" c$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$  """"   `"$$$$$$$$$$$$$P"
     

    Curtir

Deixe um comentário

