Dia do Café

Citação

DIA 14/04 – DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ

A evolução
Do simples cafezinho ao sofisticado gourmet. Do coador ou cafeteira de mesa às máquinas de expresso de primeira qualidade. E do simples atendente ao barista com excelência para tirar o melhor da bebida!

Tomar café é uma rotina na vida dos brasileiros, mas apreciá-lo com charme e categoria somente há pouco tem se tornado hábito no país. Pegando carona no potencial do setor, grandes cafeterias têm se instalado no Brasil. Só no ano passado, dois gigantes da área – o Café Havana e o Starbucks – abriram filiais em São Paulo e engrossam o coro dos exemplos de que o simples cafezinho pode se tornar uma bebida requintada e cool.

 
 
 
 

Tipos de Café *

Café Brulôt: bebida tradicional de Nova Orleans, EUA, consiste em uma mistura de café, especiarias, casca de laranja, limão e brandy. Geralmente feito num recipiente à prova de calor, onde ele então é aceso e servido, nas xícaras em chamas.

Cappucino: café-com-leite à moda italiana. Sua cor marrom-escura lembra os hábitos dos capuchinhos, de onde deriva seu nome. O leite, ou o creme de leite é derramado quente e espumante sobre o café expresso e temperado com chocolate amargo em pó e canela.

Café turco: também chamado de "café grego", é feito com o pó de café misturado com açúcar e fervido com água. Depois de pronto, é colocado em xícara, onde o pó assenta no fundo.

Café Vienense: Café preto, frio, coberto de creme chantilly, servido em copos long drink.

Café Macchiato: uma variação italiana, é um café expresso combinado com uma boa quantidade de leite cremoso vaporizado. É servido nas xícaras próprias para café expresso. Quando servido em caneca alta, de vidro ou porcelana, é chamado de caffe latte.

Café Mocha: é preparado com um café expresso misturado à calda de chocolate e leite cremoso vaporizado. Geralmente servido em caneca alta.

*Gomensoro, Maria Lúcia – Pequeno Dicionário de Gastronomia – ed. objetiva

Cafezinho: hábito ou vício?

E quem resiste a essa bebida escura enraizada na cultura do brasileiro? O café, que é uma de nossas principais fontes de cafeína, é uma mania nacional e, consumida sem exageros, só traz benefícios para a saúde:

Aumenta a agilidade mental e concentração, devido à cafeína; melhora o humor; diminui a fadiga; proporciona maior agilidade muscular; aumenta a energia.

Mas vá com calma, o consumo exagerado pode provocar efeitos negativos, listados aqui:

Provoca dependência; irrita a mucosa gástrica; predispõe ao fumo (dupla considerada explosiva pelos médicos); pode causar "síndrome de abstinência", podendo levar a irritabilidade e enjôo; diminui a absorção de cálcio e ferro, por isso não é indicado para crianças e idosos; favorece o consumo exagerado de açúcar; caso não seja coado em filtro de papel, pode elevar o colesterol sanguíneo.

A cafeína, culpada pelo vício de se tomar café a toda hora, é um potente estimulante do sistema nervoso central, o que é muito bom para as pessoas que trabalham com o raciocínio. Mas esta cafeína também é encontrada nos chás preto e mate e nos refrigerantes à base de cola. Até mesmo o Comitê Olímpico Internacional relaciona a cafeína em sua lista de dopantes, pois é considerada uma droga e, por isso, vicia!

Conteúdo de cafeína em alguns produtos

• cafezinho (50 ml)……………………….42 mg
• xícara de chá preto…………………….65 – 107 mg
• copo de chá-mate gelado……………….70 – 75 mg
• lata de refrigerante de cola……………32 – 65 mg
• barra de chocolate (30 – 50 g)…………45 – 48 mg

Atenção: é recomendado a ingestão máxima de 125 mg de cafeína por dia.

Para os gordinhos que apreciam uma boa xícara de café, temos uma notícia animadora: uma xícara contém somente 4 calorias (sem açúcar), e não precisa ser excluído das dietas de emagrecimento. Basta tomá-lo com adoçante dietético.

Dica da Nutricionista
Pessoas que ingerem muito café e param de bebê-lo abruptamente podem sofrer dores de cabeça, irritabilidade e outros sintomas de abstinência durante alguns dias. Se isso acontecer com você, diminua as quantidades aos poucos e se hidrate bebendo bastante água, ok?

Café e Alimentação
O café é um alimento rico em vitaminas do complexo B, e até mesmo em vitamina C (100g de café crus fornecem 6 mg de vitamina C e 100g até café torrado fornecem até 2,0 mg).
Pode ajudar em muitos casos e ter diversas funções entretanto é preciso tomar cuidado, o excesso pode ser extremamente prejudicial.
É necessário saber sempre a dose e o horário certo em que este cafezinho não prejudicará a sua saúde, mas apenas ajudará a melhorar o seu dia.

Café e o seu Coração
Escuta-se muito sobre a relação café e coração, ou seja, que excesso de café pode ser prejudicial no tratamento da hipertensão.

Mito ou fato?
De acordo com muitos estudos, o consumo excessivo de café têm sido associado à alta concentração de homocisteína plasmática total, que é considerada um grande fator de risco para doenças cardiovasculares.

Além disso, alguns estudos apontam a cafeína como uma substância que pode elevar os níveis pressóricos devido à sua ação hipertensora e estimulante.

O consumo de café tem sido também associado ao aumento dos níveis de colesterol em algumas pesquisas. Um recente estudo mostrou que o consumo excessivo de café não filtrado pode aumentar os níveis séricos de lipídeos, o que não ocorre quando o café é filtrado.

Mesmo que todos estes estudos não sejam totalmente conclusivos, é melhor evitar os excessos limitando o consumo de café a 3 xícaras pequenas por dia, a fim de evitar possíveis problemas futuros!

Café e Diabetes
Um estudo publicado na revista de medicina Lancet apontou o café é a maior fonte de cafeína e têm mostrado grande redução da sensibilidade de insulina e potenciais efeitos benéficos.

O estudo investigou a associação entre o consumo de café e o risco de desenvolver diabetes mellito. Em conclusão, consumo de café foi associado com risco substancialmente menor de diabetes mellito tipo2.

Café e a Gravidez
Estudos recentes advertem que mulheres grávidas não devem ingerir mais de quatro xícaras de café por dia, sob risco de ter um aborto ou dar à luz a uma criança de baixo peso.

Sabe-se que o fator de risco para os problemas citados acima é decorrente da cafeína, e por isso, o consumo desta não deve ultrapassar 300mg/dia.

É importante lembrar que além do café, outros alimentos apresentam cafeína na sua composição, como o chá preto e mate e o chocolate. A cafeína também pode estar presente em medicações utilizadas para tratar gripes e resfriados.

Café e Bem Estar

 A cafeína, presente no café, estimula a produção de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar, o que explica o aumento do pique e disposição depois de alguns goles de café.

Entretanto este efeito é passageiro, cerca de três horas, e após este período o corpo passa a pedir mais cafeína.

Entretanto, quanto mais se bebe, menor o efeito e maiores os riscos de algumas doenças como, por exemplo, a osteoporose.

Lembre- se de que o consumo de café acima de três xícaras /dia não é recomendado, logo invista em atividades físicas aeróbicas como corrida e natação, três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos.

Elas também liberam neurotransmissores ligados ao bem-estar, sem efeitos colaterais da cafeína.

*As informações sobre o café foram retiradas do space e site abaixo através de pesquisa na internet.

By http://estudantesdenutricao.space.live.comhttp://msn.brchef.com.br/

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia do Café

  1. Vαиєѕѕα εїз disse:

    Este vai pelo dia de café
    Os dias parecem mais curtos
    Começo mais cedo
    Nunca estou só.
    As imagens…
    Como uma película de filme a flutuar no meu sangue.
    Pintei as unhas, para me lembrar que estou viva.
    A cor das cores nas pontas das minhas mãos.
    Como ramos que florescem dos meus ombros
    Cigarros, frutos secos
    Também eles se quebram no chão.
    Hoje é dia de gritar beijos, trincar corações..
    ver o tempo a passar pelos meus cabelos.
    Ou dormir!
    A chuva entrou-me pelo nariz.
    Tenho os pulmões alagados
    E o cheiro do sal na minha testa
    Quando a minha mão me procura num ímpeto de consolo
    E os meus olhos se fecham e se preparam para voar
    Hoje é dia de café!
    e nada mais
    de Rita (Les Un)

    Curtir

  2. Unknown disse:

     
    Tudo legal?
     
    Desculpa não ter podido retornar por aqui com mais frequência… Meu comentário  sobre o encontro com os alunos da Facha está postado lá em meu blog, mas como já faz algum tempo você não deve ter encontrado, e foi o seguinte:

    Acabo de retornar do encontro com os Estudantes de Comunicação da Faculdade Hélio Alonso…
     
    Ao chegar o porteiro e um faxineiro já sabiam que eu existia, o primeiro mandou eu entrar direto com o carro e o segundo me indicou a sala 18, logo acima da escada do lado direito sem eu perguntar absolutamente nada…
     
    Comecei a ficar preocupado…
     
    Torcia muito para que a turma fosse composta de no máximo 10 pessoas ou que  tivessem cancelado o encontro…
     
    Ao abrir a porta quase caí de costas…
     
    A sala estava cheia…

     
    Fui apresentado e fiquei procurando para ver se já não conhecia nenhum…
     
    Do lado esquerdo uma menina dormia…
     
    Fiquei imaginando que depois de eu começar a falar o resto da turma iria acompanhá-la…
     
    Mas foram extremamente gentis comigo…
     
    Não houve uma pergunta, ou insinuação, que pudesse me deixar constrangido ou que eu tivesse dificuldade para responder…
     
    Segundo o professor nós estouramos o horário previsto…
     
    Me senti totalmente à vontade…
     
    Algumas vezes devo ter deixado de responder corretamente pois não me preparei para abordar assunto algum e eles conduziram como se estívessemos num bar jogando conversa fora…
     
    Alguém colocou um aparelho na minha frente que não sei se era uma câmera ou gravador, mas procurei ignorar pois qualquer máquina me inibe…
     
    Uma menina batia fotos enquanto conversávamos e, como prometeram enviar algumas, vou reproduzir aqui no blog…
     
    Estas exposições são complicadas para quem não corre o sangue "Robert" nas veias como eu, mas tenho consciência que se eu me esconder não vou conseguir divulgar minha página e produzir um material legal e atraente…
     
    E, o principal,  captar patrocinadores que viabilizem a idéia…
     
    Sempre que me chamarem para falar em um lugar bacana como a Facha eu comparecerei com maior prazer…
     
    É importante registrar a impressão que ficou desses meninos e meninas: todas as moças são belíssimas e os rapazes inteligentes…
     
    Não vi um feio nem burro dentro daquela sala…
     
                                                                                               
    Jorge Schweitzer
     
     
     
    ps: bueno, depois da última declaração acima espero que eles não me descrevam como um imbecil no trabalho que eles irão apresentar na semana que vem sobre nossa conversa…
     
     
     

     
    abração,
     
    jorge schweitzer
     
    ps: depois coloquei também algumas fotos que eles fizeram do encontro…
     
     
     
     
     
     
     
     

    Curtir

Deixe um comentário

