Prova De Fogo – Uma História De Vida

Assisti este filme recentemente e não poderia deixar de postar informações sobre ele aqui no blog… confesso que o filme a princípio parecia ser “chatinho”, mas logo percebi que seria emocionante… eu torcia pela Akeelah Anderson como se fosse para minha aluna… aquela menininha linda é divina e dá um banho de interpretação… no final quando há o embate entre ela e o menino oriental, foi uma lição de amor ao próximo, ela ia perder de propósito só pra não vê-lo derrotado diante do pai opressor… lindo filme, atores maravilhosos, trilha sonora de primeira qualidade… o Laurence Fishburne  e a Keke Palmer, me levaram às lágrimas… por isso (e muito mais), “Prova De Fogo – Uma História De Vida” é um filme que vale a pena assistir!!!

Prova De Fogo – Uma História De Vida

SINOPSE

Garota de Los Angeles chamada Akeelah Anderson não tem pai, é ignorada pela mãe e o irmão, envolvido em gangues, não é um bom exemplo. Ainda assim ela é dedicada aos estudos e muito inteligente. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee. Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais, o racismo, o preconceito e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida – a final nacional em Washington.

LOCAIS DE FILMAGEM

  • Los Angeles, Califórnia, EUA
  • Washington, District of Columbia, EUA

TRILHA SONORA

  • El Indio Y El Vaquero

Escrita por Xocoyotzin Herrera, interpretada por Francisco Javier Gonzalez & Jose Zuñiga.

  • The Hustle Pt. III

Escrita por Planet Asia, Michael Perretta, interpretada por Planet Asia.

  • Day by Day

Escrita por S. Jones, interpretada por Stephanie Jones.

  • Anthrax Island

Escrita por Mad Child, Prevail, W Plischke e interpretada por Swollen Members.

  • Not In Your Video

Escrita por Lauren Palmer, Loreal Palmer, Sharon Palmer e interpretada por Loreal Palmer.

  • Rubberband Man

Escrita por Thomas Bell, Linda Creed e interpretada por The Spinners.

  • Effervescent

Escrita por Bootsy Collins e interpretada por Bootsy Collins.

  • Respect

Escrita por Otis Redding e interpretada por Aretha Franklin.

  • Whatever It Takes

Escrita por Patrice Germain e interpretada por Frankie.

  • Lester Hayes

Escrita por L Daumont, X Mosley e interpretada por Lateef & The Chief.

  • Wake Up Everybody

Escrita por Victor Carstarphen, Gene McFadden e John Whitehead e interpretada por Harold Melvin e The Blue Notes.

  • Everything

Escrita por Ben Harper e interpretada por Ben Harper.

  • Definition of Love

Escrita por James Harris III, Terry Lewis, James Q Wright e interpretada por Deborah Cox Additional vocals by Keke Palmer, Michelle Williams, Shalea Frazier & A Place Called Home Choir Inc.

  • Let Your Baby Go

Escrita por Jamey Jazz e Rhona Bennett e interpretada por Erica Rivera.

  • Proud

Escrita por Heather Small e Peter John Vettese e interpretada por Heather Small.

Frases em Inglês

Akeelah : (Javier has just kissed her) Why’d you do that?
Javier : I had an impulse. Are you gonna sue me for sexual harassment?
(pause, then they both laugh)


Akeelah : (quoting Marianne Williamson) Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. We ask ourselves, Who am I to be brilliant, gorgeous, talented, fabulous? Actually, who are you not to be? We were born to make manifest the glory of God that is within us. And as we let our own light shine, we unconsciously give other people permission to do the same.
Dr. Larabee : Does that mean anything to you?
Akeelah : I don’t know.

Dr. Larabee : It’s written in plain English. What does it mean?
Akeelah : That I’m not supposed to be afraid?
Dr. Larabee : Afraid of what?

Akeelah : Afraid of… me?


Akeelah : Okay. But when I’m at the bee, and they tell me to spell some little fish from Australia or some weird bacteria on the moon, we’re going to wish we’d done a little bit more “rotemorizing” and not so much essay reading. If you don’t mind me saying.
Dr. Larabee : Bacteria don’t exist on the moon.


Dr. Larabee : Where do you think big words come from?
Akeelah : People with big brains?


Akeelah : I’m naturally inquisitive.
Dr. Larabee : Yes, which is also sometimes confused with being naturally obnoxious.


(last lines)
Akeelah : You know that feeling where everything feels right? Where you don’t have to worry about tomorrow or yesterday, where you feel safe and know you’re doing the best you can? There’s a word for that, it’s called love. L-O-V-E.


Mr. Welch : So whoever wins the school bee today, gets to represent Crenshaw at the district bee next month.
Akeelah : Why would anybody want to represent a school where they can’t even put doors on the toilet stalls?

(coughing)
Mr. Welch : Akeelah, if we can’t show students can perform were not going to have money for books let alone bathroom doors.

(pause)
Mr. Welch : Now I want you to do the bee today, okay?
Akeelah : So everyone can call me a freak and a brainiac? No I ain’t down for no spelling bee.
Mr. Welch : Well, maybe you’d be down for spending the rest of the semester in detention for all your absences?


Derrick-T : Man, that’s a white word if I ever heard one. It’s a trick.
Stop playing!

CRÍTICA

Keke Palmer nos dá uma aula de atuação que tem como consequência um excelente filme

Akeelah tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee. Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais, o racismo, o preconceito e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida – a final nacional em Washington.

Um Drama não apenas o que te faz chorar, a comédia não é apenas aquela que nos faz rir, o terror não é apenas o que nos dá medo e o suspense não é apenas aquele que nos dá momento de tensão. Prova disso, é o excelente filme Prova de Fogo, um filme classificado em Drama, porém que nos dá momento de alegria, pois percebemos que nada está além do nosso alcance, inclusive provando que somos capaz de tudo com muito esforço e determinação.

Akella Anderson (Keke Palmer) pra mim carregou o filme inteiro nas costas, porém de forma positiva. Laurence Fisheburn deu bastante força não só para o campeonato de soletração, mas para o
filme também, pois os momentos dramáticos são a maioria, protagonizados por ele. Acredito que Angela Basett tentou se superar e acompanhar os dois em suas atuações, porém eles foram muito mais superiores e mereciam reconhecimento, principalmente a menina que demonstrou garra e determinação que nos passava certo realismo naquilo.

A amizade verdadeira e o sentimentalismo também é muito bem transmitido e perceptível ao público, mostrando que a amizade verdadeira não depende de cor nem raça, nem classe social, mas sim um sentimento sincero e nisso, o ótimo Javier (J.R. Villareal) demonstrou em sua atuação, como um dos melhores amigos da protagonista.  É um bom filme para repensar as questões de determinação, amizade, relação familiar e etc, e um bom filme para assistir e se emocionar um pouco, pois mesmo sem motivo, eu chorei com esse filme. Assista, e não irão se arrepender.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do blogspot http://1.bp.blogspot.com/-_Cd67nAsAWI/TdWqAOOJoRI/AAAAAAAAAf8/EzUPU_ua42o/s1600/Prova+de+Fogo+-+Uma+Hist%25C3%25B3ria+de+Vida.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações sobre a sinopse do filme retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_detalhes.php?idf=12366,  os locais de filmagem retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_filmagem.php?idf=12366, a trilha sonora do filme retirei do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Akeelah_and_the_Bee, as frases em inglês retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_frases.php?idf=12366 através de pesquisa na internet.
*A crítica do filme retirei do blogspot http://cinemanchete.blogspot.com/2011/07/critica-prova-de-fogo-uma-historia-de.html através de pesquisa na internet.
About these ads

Sobre luablejf

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Prova De Fogo – Uma História De Vida

  1. Jonathan disse:

    muito interessante esse filme pois fala sobre um pouco da vida de um coleguinha meu !

  2. akllelha gostei do fil me e muito interessante porque fala muito da vida deum amigo meu mesmo e motrei o filme a ele e ele gostol !:

  3. Lucistela Soua disse:

    Ameeei esse Filme , estou fazendo um relatório qq minha professora de Portuguees mandou fazeer muito interessante a vida da pequena Akeelah ..

  4. thay disse:

    muito interessante o filme adorei!!

  5. Priscila Dias disse:

    Legal, verdadeira prova de superação e de fogo

  6. Priscila Dias disse:

    tenho que fazer uma resenha sobre ele e espero conseguir

    • luablejf disse:

      É claro que você conseguirá fazer a resenha sobre o filme Prisicla…

      Se precisar de ajuda, conte comigo…

      E sinta-se a para citar em seu trabalho o que postei no blog…

      Boa sorte!

  7. Jennifer soares da silva disse:

    Meu nome é jennifer…tenho que fazer uma resenha critica e não sei como eu faço pode me ajudar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s